Reclamações públicas

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R. S.
16/07/2025

Impossibilidade de utilizar o Cartão Dá

Exmos. Senhores, A minha entidade patronal, adquiriu um cartão para me poderem compensar/premiar. O cartão foi entregue em mão, contudo o mesmo dia que o recebi em mãos, ele foi roubado/perdido. Ao contactar a Sonae/Cartões DA , apesar de reconhecerem a existência válida do cartão e do respetivo saldo de 376€ que está por descontar, não conseguem solucionar pois nos termos de utilização estão descritas as condições de utilização e nas quais refere que o portador do cartão ao não ter registado o cartão na internet (que é o caso) não podem substituir o respetivo cartão. Apesar de ter apresentado várias alternativas de solução, não me deixam descontar o saldo que eles reconhecem existir. Mais acrescento que ao abrigo da lei 24/96 principalmente no seu artigo 8ª, o mesmo não fora respeitado pois a informação que consta nos termos utilização do cartão DA não é clara , mais, é omissa. Em nenhum artigo dos termos de utilização se informa ao consumidor que a perda do cartão equivale a não poderem descontar esse valor. A informação partilhada remete à impossibilidade de emitirem outro cartão em substituição. O consumidor não está informado de que apesar de existir um reconhecimento do saldo e da validação do cartão, fica sem direito ao valor que é seu. O consumidor não é informado de forma clara de que ao não ter registado o cartão, a perda do cartão equivale a perder o valor do mesmo. O consumidor é informado de que é recomendável o registo do mesmo, para que, em caso de perda, roubo ou dano, possa ser bloqueado (com o saldo existente no momento do bloqueio), com a expressa menção de que sem este registo o Cartão Dá não poderá ser substituído. Ao existir reconhecimento da existência válida dos cartões e dos respetivos saldos para descontar por parte da SONAE/Cartões DA, não é compreensível como não posso trocar esse saldo por artigos da SONAE (neste caso Continente). As soluções poderiam passar por acordar uma hora/local para poder descontar numa compra e existir articulação interna e ajuste de saldo. Outra solução poderia ser a de carregarem no meu cartão continente o saldo que a SONAE/Cartões DA reconhecem existir. Só era mesmo preciso ao menos o número do PIN, que foi falado que, por motivos de segurança, só se encontra no verso do cartão. Que segurança é esta que qualquer pessoa que apanhe o cartão, pode utilizar? E que a empresa não possui uma segunda vida de PIN. Estou disponível para outra encontrar outra solução. Obrigada.

Em curso
J. S.
20/03/2025

Impossibilidade de utilizar Saldo Carão DA

Exmos. Senhores, A minha entidade patronal, Associação Salvador NIF 506723364, adquiriu um conjunto de 5 cartões para me poderem compensar/premiar. Os cartões foram entregues em mão, contudo dois deles foram parar ao lixo por engano do meu filho que tem 3 anos. Ao contactar a Sonae/Cartões DA , apesar de reconhecerem a existência válida dos 2 cartões (cartão DA nº 3041992524 e cartão DA nº • 3041992523) e do respetivo saldo de 100€ em cada que está por descontar, não conseguem solucionar pois nos termos de utilização estão descritas as condições de utilização e nas quais refere que o portador do cartão ao não ter registado o cartão na internet (que é o caso) não podem substituir o respetivo cartão. Apesar de ter apresentado várias alternativas de solução, não me deixam descontar o saldo que eles reconhecem existir. Mais acrescento que ao abrigo da lei 24/96 principalmente no seu artigo 8ª, o mesmo não fora respeitado pois a informação que consta nos termos utilização do cartão DA não é clara , mais, é omissa. Em nenhum artigo dos termos de utilização se informa ao consumidor que a perda do cartão equivale a não poderem descontar esse valor. A informação partilhada remete à impossibilidade de emitirem outro cartão em substituição. O consumidor não está informado de que apesar de existir um reconhecimento do saldo e da validação do cartão, fica sem direito ao valor que é seu. O consumidor não é informado de forma clara de que ao não ter registado o cartão, a perda do cartão equivale a perder o valor do mesmo. O consumidor é informado de que é recomendável o registo do mesmo, para que, em caso de perda, roubo ou dano, possa ser bloqueado (com o saldo existente no momento do bloqueio), com a expressa menção de que sem este registo o Cartão Dá não poderá ser substituído. Ao existir reconhecimento da existência válida dos cartões e dos respetivos saldos para descontar por parte da SONAE/Cartões DA, não é compreensível como não posso trocar esse saldo por artigos da SONAE (neste caso Continente). As soluções poderiam passar por acordar uma hora/local para poder descontar numa compra e existir articulação interna e ajuste de saldo. Outra solução poderia ser a de carregarem no meu cartão continente o saldo que a SONAE/Cartões DA reconhecem existir. Estou disponível para outra encontrar outra solução. Em anexo segue o comprovativo de aquisição dos cartões pela minha entidade patronal, assim como a troca de emails com a equipa do Cartão DA.

Resolvida
E. J.
19/02/2025

Compra realizada e não foi pago a empresa da compra

Efetuei uma compra com o cartão universo no app da Leroy merlin e meu pefido foi cancelado por não pagamento. Só que está pago por mim com cartão universo. Preciso ter um número fiscal da compra da universo para comprovar efetivamente. A universo não me da este número fical da compra e me debitaram me este dinheiro. Estou sem o dinheiro e sem o produto já faz mis de 50dias, só com desculpas. Espero o retorno com a solução. (número fical para onde foi este dinheiro. Obrigado Cumprimentos.

Resolvida
M. M.
09/02/2025

Brinquedo com sinais de uso

Exmos. Senhores, Recebi no aniversário do meu filho o brinquedo "O Meu 1º Computador - Zoko Happy Bear". Apesar da embalagem vir perfeitamente selada e aparentar nunca ter sido aberta, o brinquedo apresentava sinais de desgastes (riscos, manchas). A referência do brinquedo é 0302191129. Enviei email no dia 10/01/2025 para o endereço indicado no brinquedo (zoko@sonaemc.com), mas não obtive qualquer resposta até à data. Tentei apresentar reclamação junto do continente (Ref. 82808639) mas foi-me dito que por não apresentar talão nem saber em que loja o produto tinha sido adquirido não podiam dar continuidade à queixa. Cumprimentos.

Resolvida
L. S.
05/02/2025

Produto estragado

Exmos. Senhores, Em 05/02/2025 adquiri 3 tarteletes de chocolate de marca continente por 1.09€ cada . A referência da encomenda é 6BB6B recebi a vossa encomenda, mas ao abrir as embalagens estavam todas mofadas. Já havia reclamado antes avisando os do ocorrido, e falei que o lote do biscoito estavam mofados, e não retiram o produto das prateleiras do Continente da Avenida Marechal Gomes da costa. Junto fotografias para comprovar o sucedido. Exijo que me enviem outro objeto em vez deste, e que levantem o que chegou danificado com o lote M24331. Se não puderem levantá-lo, indiquem-me como posso devolvê-lo, sendo que então terão que me compensar pelo incómodo e custos de devolução. Caso não me resolvam a situação e não me entreguem novo biscoito com lote diferente ) nos próximos 5 dias, considerarei o contrato como incumprido, e terão que me devolver o valor que paguei. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Resolvida
S. N.
29/01/2025

Dinheiro retirado indevidamente

Exmos. Senhores, Tentei fazer uma compra no continente online. Ao pagar a encomenda a mesma não foi feita mas o valor foi retirado. O meio de pagamento foi o cartão da com o número de série 6580167718 e o valor foi 131€. Já contactei o cartão da que me pediu para contactar o continente online. Assim fiz. Contactei 4 vezes e não me restituem o valor nem me dão indicação de quando o vão fazer. Cumprimentos.

Resolvida
P. S.
08/01/2025

Cobrança indevida de crédito

Exmos. Senhores, No dia 07/10/2024, por lapso cliquei na app do cartão universo na transferência instantânea no valor de 265,75€, dei de imediato conta do erro mas só consegui devolver o valor no dia seguinte, através dos pagamentos livres. Trata-se de publicidade agressiva e que leva ao utente da app a clicar sem querer. No entanto, o cartão universo tem vindo a cobrar todos os meses um pagamento fracionado com juros. No extrato de Dezembro é cobrado 15,70 € e diz que o saldo em dívida é de 151,47 €. É impossível contactar para resolver esta situação, o contacto telefónico atende um assistente virtual (IA) que não resolve e esclarece nada, na app, através de mensagem, fiz um pedido de esclarecimento e de cancelamento do cartão, mas sem sucesso. Venho solicitar a vossa intervenção no sentido de obter esclarecimentos, e de me ajudarem a cancelar o cartão, pois trata-se de abuso ao consumidor. cumprimentos, Paulo saraiva Cumprimentos.

Encerrada
D. M.
01/12/2024

Reclamação sobre Desrespeito e Falta de Colaboração durante Promoção Café Nicola no Continente das A

Exmos. Senhores, Durante os últimos quatro dias, estive a realizar a promoção do Café Nicola no supermercado Continente das Antas, representando a minha empresa. Este relatório visa descrever os problemas enfrentados no decorrer desta ação promocional, com foco em incidentes de desrespeito e dificuldades operacionais. Desde o primeiro dia, fui alvo de atitudes desrespeitosas por parte de duas funcionárias do Continente, uma chamada Ana Sousa, e a outra penso que seja Eva. Apesar de elas não terem vínculo com a empresa que represento, demonstraram falta de profissionalismo ao se dirigirem a mim de forma inadequada e sem a devida cordialidade. No decorrer da promoção, enfrentei dificuldades para carregar a bancada de promoção utilizando paletes e porta-paletes. Por não possuir treinamento para operar este tipo de equipamento, solicitei ajuda às funcionárias do supermercado. No entanto, a resposta foi negativa e, além disso, fui acusada de “falta de empatia” por pedir assistência. No dia de hoje, a situação agravou-se no armazém. A funcionária, Eva, não apenas recusou-se a ajudar, como também me desrespeitou verbalmente, dizendo que não queria mais me ver a promover produtos e insinuando que eu não era bem-vinda. Esta atitude configurou uma clara tentativa de me humilhar e foi acompanhada por um tom hostil, que culminou numa “expulsão” velada da área de trabalho. Outra questão que surgiu foi a imposição de que o telemóvel, ferramenta essencial para cumprir a tarefa de registar fotos da promoção, deveria permanecer nos vestiários. Além disso, foi mencionado que a empresa que represento deveria nos ensinar a utilizar os equipamentos do supermercado, já que os funcionários locais não poderiam prestar este tipo de assistência. Os incidentes relatados causaram grande desconforto e prejudicaram o desempenho da promoção, impactando negativamente a experiência profissional e a própria execução da ação de vendas. A falta de colaboração por parte das funcionárias do supermercado e as tentativas de humilhação pessoal vão contra os princípios de respeito e cooperação que deveriam prevalecer em ambientes de trabalho colaborativos. Cumprimentos.

Resolvida
M. M.
26/11/2024

Encomenda não recebida

Exmos. Senhores, Pela segunda vez consecutiva não recebi a encomenda efetuada na loja Continente Online. Dia 26 novembro telefonei para o Apoio ao Cliente antes do slot horário da minha entrega terminar. Indicaram-me que iriam efetuar a entrega dentro de 20 minutos. Não apareceram. É uma falta de respeito para quem está acordado a aguardar uma entrega . Cumprimentos.

Resolvida
P. C.
23/11/2024

Perfume falso

Exmos. Senhores, Comprei um perfume na Wells L’ Eau d’ Issey de Issey Miyake, e o perfume não dura nada na pele. Quero o meu dinheiro de volta. Cumprimentos.

Encerrada

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