Exmos. Senhores,
A minha entidade patronal, Associação Salvador NIF 506723364, adquiriu um conjunto de 5 cartões para me poderem compensar/premiar.
Os cartões foram entregues em mão, contudo dois deles foram parar ao lixo por engano do meu filho que tem 3 anos.
Ao contactar a Sonae/Cartões DA , apesar de reconhecerem a existência válida dos 2 cartões (cartão DA nº 3041992524 e cartão DA nº • 3041992523) e do respetivo saldo de 100€ em cada que está por descontar, não conseguem solucionar pois nos termos de utilização estão descritas as condições de utilização e nas quais refere que o portador do cartão ao não ter registado o cartão na internet (que é o caso) não podem substituir o respetivo cartão.
Apesar de ter apresentado várias alternativas de solução, não me deixam descontar o saldo que eles reconhecem existir.
Mais acrescento que ao abrigo da lei 24/96 principalmente no seu artigo 8ª, o mesmo não fora respeitado pois a informação que consta nos termos utilização do cartão DA não é clara , mais, é omissa.
Em nenhum artigo dos termos de utilização se informa ao consumidor que a perda do cartão equivale a não poderem descontar esse valor. A informação partilhada remete à impossibilidade de emitirem outro cartão em substituição.
O consumidor não está informado de que apesar de existir um reconhecimento do saldo e da validação do cartão, fica sem direito ao valor que é seu.
O consumidor não é informado de forma clara de que ao não ter registado o cartão, a perda do cartão equivale a perder o valor do mesmo. O consumidor é informado de que é recomendável
o registo do mesmo, para que, em caso de perda, roubo ou dano, possa ser bloqueado (com o saldo
existente no momento do bloqueio), com a expressa menção de que sem este registo o Cartão Dá não poderá ser
substituído.
Ao existir reconhecimento da existência válida dos cartões e dos respetivos saldos para descontar por parte da SONAE/Cartões DA, não é compreensível como não posso trocar esse saldo por artigos da SONAE (neste caso Continente).
As soluções poderiam passar por acordar uma hora/local para poder descontar numa compra e existir articulação interna e ajuste de saldo. Outra solução poderia ser a de carregarem no meu cartão continente o saldo que a SONAE/Cartões DA reconhecem existir.
Estou disponível para outra encontrar outra solução.
Em anexo segue o comprovativo de aquisição dos cartões pela minha entidade patronal, assim como a troca de emails com a equipa do Cartão DA.