Reclamações públicas
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devolução de artigo estragado
Comprei 250gde manteiga da marca Primor aproximadamente há um mês no Pingo doce do Anadia, Madeira, com um prazo de validade até dia 28 de Fevereiro do corrente. Há dois dias atrás, foi usar a manteiga e verifiquei que a mesma estava com bolor, esteve sempre no frigorifico desde a compra. Hoje trouxe a manteiga para devolver, ato recusado porque não tinha o talão, uma compra de tanto tempo não é tão anormal não ter o talão, não uso app, porque não tenho que usar, e como tal já não sou considerada cliente. Acabei por deixar os 250gr de manteiga à empregada da loja, que não resolver o situação porque não quis e ainda deixou-me à espera durante mais de 15 minutos, sendo a segunda vez que foi à loja, pelo mesmo motivo, como se levar um produto que foi vendido estragado, ainda mereça castigo.
Maus-tratos a animais e violação de leis de concorrência
Prezados(as), Vimos, por meio desta, expressar a nossa profunda preocupação em relação às recentes imagens por nós recepcionadas (www.fimdodoce.pt), capturadas nas explorações que fornecem o frango ao Pingo Doce. Estas imagens evidenciam falhas na política de bem-estar animal desenhada pela empresa, não são incompatíveis com os seus valores e com as Cinco Liberdades de bem-estar animal que a própria salienta no seu website. Como Organização Não Governamental (ONG) Frente Animal lançamos a campanha #FimdoDoce para partilhar esta informação com os consumidores, que têm o direito de conhecer os métodos de produção aprovados pelo retalhista para vender os seus produtos. É urgente resolver o problema da produção como um todo, visto que os problemas que condicionam o bem-estar destes animais estão altamente relacionados com a raça utilizada na produção, a densidade dos pavilhões e a falta de condições destes animais para cumprirem os seus comportamentos e necessidades básicas próprias da espécie. Junto a esta reclamação, anexamos ainda um breve relatório de evidências que desenvolvemos de forma a indicar alguns dos problemas detectados nas imagens e como estes chocam com as Cinco Liberdades. Há cerca de um ano, tomamos a iniciativa de contatar a Jerónimo Martins (Pingo Doce) para apresentar a Carta European Chicken Commitment (ECC), como forma de perceber junto com a mesma como poderia o sofrimento destes animais ser minimizado, visto que este é um compromisso que tem vindo a ser implementado noutras empresas em toda a Europa e cujos critérios são os mais alinhados com os estudos de especialistas no bem-estar animal nestes contextos de produção. Um dos critérios que nos preocupa é o facto de as raças de crescimento rápido usadas na produção de frango necessitarem de uma quantidade de antibióticos superior, sendo que vários estudos indicam que a resistência antimicrobiana é já considerada uma das dez principais ameaças globais à saúde pública, e, estimando, inclusive, que até 2050, 10 milhões de mortes em todo o mundo possam resultar da mesma (tornando-se mais letal que o cancro). Aliás, atualmente muitas centenas de milhares de mortes estão já a acontecer devido a infeções comuns, anteriormente tratáveis A segurança das cadeias alimentares está relacionada com a saúde e bem-estar dos animais de produção. O stress e as más condições em que vivem estes animais (doentes, stressados e amontoados em pavilhões) podem aumentar a transmissão de doenças zoonóticas, expondo os consumidores a problemas de saúde. Ora uma solução comercialmente viável e mais segura para a saúde dos consumidores seria criar animais mais saudáveis que requeiram menos antibióticos. Em Portugal, em março de 2024, o programa A Prova dos Factos (RTP1) levantou também questões relacionadas com o uso destes medicamentos na indústria avícola. Segundo a reportagem, a DGAV afirma que, em 2023, 95% dos animais de explorações de frango no país foram submetidos a algum tipo de medicação, e que quase 1 em cada 3 precisou da administração de antibióticos. Contudo, esta não é a nossa única preocupação em relação à transparência da empresa referida. Na página da Jerónimo Martins, no separador em que destacam os seus “Prémios e Reconhecimento”, podemos ler: - Certificação Welfare Quality em bem-estar animal na produção de frango - Certificação em produção livre de antibióticos desde 2022 nos frangos (desde o nascimento) Pedimos que esses dados sejam verificados e apresentados de maneira clara e transparente aos consumidores, pois entendemos que isso representa uma distorção das informações fornecidas, ao sugerir que todos os frangos comercializados nas lojas da empresa possuem essas certificações, o que não corresponde à verdade. Para garantir clareza e transparência, gostaríamos de destacar que, no comunicado de imprensa emitido pela empresa em resposta à campanha da ONG Frente Animal, esta ressalta o seguinte: – As auditorias regulares que o Pingo Doce faz aos seus fornecedores incluem critérios de bem-estar animal, com base na legislação em vigor e no referencial da Global G.A.P. (Global Good Agricultural Practices) que avalia a implementação de boas práticas na produção. Em nenhuma destas auditorias foram identificadas situações como as apresentadas pela Frente Animal. No entanto, na mesma página do site onde mencionam os seus prémios e reconhecimentos, o referencial Global G.A.P. é destacado apenas no contexto da aquacultura, frutas e legumes. Por isso, gostaríamos que fosse esclarecido se este referencial se aplica de facto à produção de frango industrial comercializado pelo Pingo Doce ou se estamos diante de mais uma possível deturpação de informação, levando os consumidores a presumir que a empresa possui certificação para esse produto específico, o que constitui uma violação das disposições legais sobre concorrência (Lei n.º 19/2012). Portanto, serve o presente para solicitar a tomada de providências imediatas para investigar os problemas detectados, informar corretamente os consumidores e apurar as entidades responsáveis por este caso. Aguardo um retorno formal sobre as ações que serão tomadas por sua entidade em relação a este caso e estou à disposição para fornecer informações adicionais, caso necessário.
Campanha fraudulenta
Efectuei hoje compra valor líquido superior a 40€ e não me foi atribuído o valor anunciado na campanha promocional de terça a quinta de 4€ em combustível acumulável todas promoções! Fiz reclamação livro reclamações loja e como associado Deco também o fiz na plataforma da associação defesa consumidor porque o pingo doce está fazer publicidade enganosa ! Factura nFs00140062312080415/026112 valor 55,47 €
Pão de Rio Maior Congelado
Comprei dia 18.02 no pingo doce do Montijo ( loja grande ) um pão de rio maior 900 g , como sendo fresco e o mesmo encontrava-se congelado no interior. Obviamente só reparei quando o fomos consumir em casa. A informação de que o pão tinha sido congelado deveria estar disponibilizada ao cliente
Pão sem lista de ingredientes
Pela segunda vez na última semana fui ao Pingo Doce e quase nenhum pão fresco tem lista de ingredientes nem na embalagem (etiqueta), nem junto aos preços. Questionei duas das funcionárias, não me souberam esclarecer. Contactei a empresa (via Facebook), pediram o meu contacto para me esclarecer, eu não quero partilhar o meu contacto telefónico. Pedi que respondessem publicamente, fizeram silêncio. Sei que não é legal venderem bens alimentares sem lista de ingredientes...
Atentado à saúde pública
Na data de hoje fui surpreendida com uma desagradável surpresa. Almocei legumes à Braz, uma das refeições prontas da cadeia pingo doce, comprada dia 30/01/2024 no posto BP-Pingo Doce da Ericeira. Estou a comer o referido produto quando vejo um pedaço GIGANTESCO de plástico partido e claramente cortante no meio da minha comida. Por sorte, e dado o tamanho absurdo do mesmo, fui a tempo de o retirar. Mas, infelizmente, dou por mim com uma sensação estranha na boca quando provo uma das azeitonas do prato. Cuspo imediatamente e, pasme-se, outro pedaço de plástico colado ao alimento, que por um triz não o engoli. Isto é perigosíssimo. Poderia ter-me cortado. Poderia ter ingerido PLÁSTICO! Pior, poderia ter sido uma criança a comer isto. Escuso de dizer que nunca mais hei de comprar comida desta cadeia alimentar e, do que depender de mim, o mesmo acontecerá com todas as pessoas que conheço porque faço questão de partilhar o sucedido em absolutamente todas as redes sociais e fazer com que este alerta chegue ao maior número de pessoas possível. (coloco aqui fotografias, mas a verdade é que fiz vídeo a documentar visualmente o sucedido. tirei também fotografias à embalagem, só para que fique claro que não há obviamente nenhuma informação sobre a possibilidade de conter plástico cortante). Infelizmente, como leio aqui no Portal da Queixa, não é a primeira vez que o Pingo Doce deixa a saúde dos seus clientes em perigo alarmante por questões de falta de cumprimento de regras alimentares básicas. Para que saibam, um incidente destes se acontecesse nos Estados Unidos, fazia com que vocês tivessem que me pagar uma indemnização incalculável.
Pingo Doce não creditou 5€ para compras
O Pingo Doce não creditou no meu cartão 5€ para reduzio nas compras efetuadas em 09/12/2023 tenho telefonado para os numeros 212410874e 808200120 sem sucesso dado as linhas estarem ocupadas estando a terminar dia 21/12/2023 o prazo para aceder ao desconto de 5€. Cliente Nº 24465719244 com o Nif 104764147. Desejando desde já a vossa atenção Carlos Moniz
EMPRESA ME CONTRATOU E ME DEMITIU 6 DIAS DEPOIS!
FUI CONTRATADO POR ESSA EMPRESA JERONIMO MARTINS EM ALFENA, ASSINEI TODO CONTRATO, FUI PRA FORMAÇÃO, ESTAVA BASTANTE FELIZ, COMPREI UM VEÍCULO PORQUE NA MESMA NÃO PASSA COMBOIO NEM AUTOCARRO, NO SEGUNDO DIA DE TRABALHO NO ARMAZEM, FUI CHAMADO NUMA SALA PRA SER DEMITIDO, SEM NENHUMA JUSTIFICATIVA, ISSO ME ABALOU PSICOLOGICAMENTE, MEU MUNDO DESABOU!!! FUI DEMITIDO COMO UM LIXO! TINHA PROPOSTA DE OUTRAS EMPRESAS, PORÉM COMO TINHA ASSINADO CONTRATO COM A JERÔNIMO, REJEITEI AS OUTRAS! ESPERO QUE CONSIGA AJUDA E AUXÍLIO!
Ofertas enganosas!
No passado dia 01/11/2023 fiz compras numa unidade Pingo Doce de Braga e tinha um vale de um suposto desconto de 5€ que terminava nesse dia. Todavia, a aplicação de suporte (APP) Pingo Doce não conseguiu concluir o processo e então perdi os 5€ do referido vale. Reclamei já junto da Jerónimo Martins - Pingo Doce - mas nem sequer se dão ao respeito pelos clientes de responderem! Em tempos conturbados, com inflação a não permitir comprar os necessários bens de consumo, essa unidade não cumpre com as afamadas promoções. São um verdadeiro logro! Quero que me creditem desses 5€ conforme comprovam os documentos que anexo.
Descrição e publicidade não adequada
Gostaria de fazer presente que as gelatinas pingo doce já prontas dizem na frente sem corantes nem conservantes adicionados, no entanto nós ingredientes da gelatina pode-se ler: ácido cítrico, ácido fumárico, citrato de sódio, corantes: antociani as, betacaroteno, antioxidante: E300 (também considerado um conservante). Compreendo que certos produtos usados numa confecção podem ter propriedades específicas que têm como resultado a cor e o conservante, mas este tipo de produtos aqui referidos não são de todo necessários para formular uma gelatina e no final são eles na mesma produtos com essa propriedade e adicionados...Penso que deveria ser revisto a publicidade do topo da gelatina.
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