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Zurich Sinistro - Demora regularização, falta averiguação e recusa responsabilidade - terceiro

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. V.

Para: Zurich Portugal

20/12/2021

Assunto: Processo Sinistro – averiguação responsabilidadesProcesso: 008834691Exmos. Senhores,Após ter sido informada de que teria sido encerrado o caso com informação de recusa de responsabilidades e que teriam nesse documento formal invocado os artigos 342º e 487º do código civil, venho por este meio deixar a minha queixa.No dia 27 de Outubro de 2021 pelas 18h25, ao ir para casa, estava parada, por motivo de trânsito e com bastante distância da carrinha do segurado Zurich. Essa carrinha começa a descair e sendo a rua com declive, ganha embalo e rapidamente me bate na dianteira.O condutor sai da carrinha acompanhado por mais dois homens que iam com ele e quando questiono se tem declaração amigável, fala com tom agressivo dizendo que é só a chapa da matricula. Mostro-lhe que também tenho a grelha para dentro e pede-me para abrir o capôt. Ao ver que a grelha está realmente partida, continua com o seu discurso e tom altivo e tira fotografia à grelha, dando-me um papel da “sua empresa” com o seu contacto para lhe ligar e resolver comigo apenas estas duas questões. Tendo em conta a agressividade com que me falava e com a pressão de ter de ir buscar o meu filho à escola, acabei por ceder e acreditar que resolveríamos a situação.Tendo em conta que tenho de utilizar a buzina todos os dias na garagem do trabalho por ser em caracol e apertada, apercebi-me no dia seguinte, que a mesma não estava a funcionar. Percebendo que haveria mais estragos do que os visíveis, contactei o segurado Zurich dia 28 de Outubro de 2021 depois de sair do trabalho, chamada essa que fiz já em casa e à qual o meu marido assistiu e onde novamente o senhor foi agressivo dizendo que não me ia dar dados nenhuns de apólice e que tínhamos de nos encontrar no dia seguinte para resolver.Encontro-me com ele no dia 29 de Outubro de 2021, num estacionamento em frente ao local do acidente e onde saem novamente os três homens da carrinha (condutor + os mesmos dois trabalhadores) e o condutor continua novamente com a mesma postura agressiva, tentando inclusivamente travar-me quando quis tirar os dados na apólice da carrinha dele que se encontram no vidro do carro e indicando que caso eu envie para o seguro, ele indicará que fui eu que lhe bati por trás e colocando como testemunhas os dois senhores que estavam com ele.Posto isto, meti-me no carro e saí do local. Nisto, recebo uma chamada deste senhor que me ameaça dizendo “ponha no seguro que a senhora é que ainda me vai arranjar o meu para choques”.Fui imediatamente à Polícia de Segurança Pública - Esquadra de Trânsito de Oeiras e auto/queixa com o número 920/BSR/2021.Enviei também, nesse mesmo, à minha seguradora, o registo de sinistro com respetiva declaração amigável.Posto isto seguem-se as ações que coloco abaixo:02/11/2021: Peritagem averiguação acidente Fidelidade05/11/2021: Peritagem oficina Fidelidade (Peritagem oficina Zurich: inexistente)09/11/2021: Peritagem averiguação acidente Zurich (pelo que soube seria o último dia possível para fazer a peritagem, ainda assim, disponibilizei-me de imediato e fizemos nesse mesmo dia)(Entre 9/11/2021 e 03/12/2021 contactei a minha seguradora que apenas me indicava estar à espera de resposta da Zurich)03/12/2021: minha seguradora envia resposta via e-mail – “Não podemos regularizar os seus prejuízos ao abrigo das Convenções IDS/CIDS: Apesar da nossa tentativa de regularizar o acidente através do enquadramento nos Protocolos IDS/CIDS (Indemnização Directa ao Segurado/Condição Especial IDS), informamos que uma vez que não foi possível comprovar a dinâmica do sinistro, o processo foi retirado da convenção.”06/12/2021: Encaminho reclamação diretamente à Zurich09/12/2021: Recebo resposta Zurich confirmando apenas a receção do e-mail e respetivo encaminhamento17/12/2021: Contacto apoio Zurich pedindo informação que me indica apenas que o departamento já não está a funcionar mas que os processos estão todos fechados20/12/2021: Volto a contactar ao que me informam que o processo e respetiva comunicação escrita terá sido enviada para a minha mãe (tomadora do seguro) no dia 10/12 (que ainda não foi sequer rececionada). Após minha insistência e reclamação acabam por me indicar o desfecho e informação dessa carta que seria de caso encerrado sem responsabilidade para a ZurichApós estes registos, percebe-se que pela demora ou inexistência de ação por parte da Zurich, efetivamente não têm, de todo, vontade em apurar os factos e a verdade. Não fui contactada uma única vez por esta seguradora.Durante todo este tempo, tenho ainda o carro sem buzina o que considero grave.Tenho:1. Foto que demonstra que o acidente aconteceu e que era a carrinha em questão que estava à minha frente2. Foto que mostra que o condutor dessa carrinha estava a tirar foto aos danos da minha grelha para poder pagar-me esse dano3. Foto do condutor dessa carrinha a tentar tapar os dados do seu seguro para eu não ter acesso ao mesmo4. Documento que me foi entregue pelo condutor (e pelos vistos dono de negócio) onde consta o seu contacto telefónico5. Registo chamadas feitas e recebidas para esse número bem como o meu marido é testemunha de toda a conversação com este individuoDisponibilizo-me a que venham fazer peritagem ao carro para poderem averiguar a fundo os danos e comprovar a forma como os mesmos foram feitos, uma vez que ainda não o fizeram, passados já quase 2 meses.


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