No dia 04.06.2025, comprei através da loja online da Worten uma TV LG OLED77G54LW.AEK – OLED 77” – 4K Ultra HD – Smart TV, anunciada ao preço de 649,99€. A encomenda foi confirmada, paga com sucesso, com envio previsto para o dia seguinte. Recebi ainda a fatura oficial com a descrição correta da TV de 77”.
Pouco depois da confirmação, fui eu mesmo quem alertou a Worten, via chat, para questionar se o produto era outlet uma vez que o preço parecia demasiado baixo para o modelo anunciado. Apesar do meu aviso de boa-fé, a empresa:
Alterou o anúncio no site após a minha compra;
Manteve o estado da encomenda como “em preparação”;
Atualizou posteriormente para “expedida”;
E no dia do levantamento, apresentaram-me uma TV de apenas 43”, claramente inferior à que adquiri e sem qualquer aviso ou consentimento da minha parte.
Desloquei-me à loja física da Worten, onde me informaram que não podiam ajudar, uma vez que a compra foi online. Lamentaram a situação e aconselharam-me a não levantar o equipamento, pois o que consta na fatura é meu por direito, e deveria reclamar pelo produto correto.
Fiz então reclamação por e-mail e através do site da Worten.
No dia 09/06, recebi resposta a indicar que o caso tinha sido encaminhado para o gestor de reclamações, quem me responde é o mesmo sujeito que me atendeu via chat e me tivera deixado de responder anteriormente, que entraria em contacto brevemente.
Tenho em minha posse capturas de ecrã do anúncio original da TV no site da Worten, com a descrição e o preço publicados, bem como da alteração feita posteriormente. Estes prints comprovam o incumprimento e a alteração após a formação do contrato.
❗ Resumo da situação atual:
A Worten tem o meu dinheiro;
Tem o equipamento errado que tentou entregar;
Tem também o produto correto (que não entregou);
E não me deu qualquer tipo de feedback desde 04/06 quando alertados e 09/06 aquando a reclamação.
É inaceitável e inacreditável que uma empresa como a Worten ignore a fatura emitida, o contrato confirmado e os direitos básicos do consumidor, enviando um produto diferente do comprado, mesmo depois de ter sido avisada do erro antes do envio.
Entraram em contacto em 26.06.2025 com uma posição agressiva e irredutível.
Indicaram somente que não iam entregar o produto que foi faturado e que iam devolver o valor, sem a minha concordância, limitando-se a lamentar.
Estiveram mais de 20 dias com o meu dinheiro do lado deles segundo eles a analisar e nem os juros desses dias liquidaram por um erro deles.
O contacto foi péssimo, limitando-se a dizer que lamentavam e iam reembolsar.