Exmos. Senhores,
Vimos por este meio apresentar reclamação formal relativa à cozinha que encomendámos à Worten, bem como a todo o processo de acompanhamento, produção, entrega e instalação, o qual tem sido marcado por sucessivos erros, falhas de comunicação e alterações injustificadas, com impactos graves na nossa vida pessoal e financeira.
Passo a expor os factos, por ordem cronológica.
Fase de projeto:
Na fase inicial de conceção do projeto, foi-nos transmitido que não existia qualquer entrave técnico às escolhas efetuadas, tendo o projeto sido validado nesses termos.
Alterações pré-produção:
Ainda antes do início da produção, começaram a surgir contrariedades e alterações ao projeto inicialmente aprovado, sem que as mesmas decorressem de qualquer alteração da nossa parte.
Entrega antecipada de eletrodomésticos:
Solicitámos expressamente que os eletrodomésticos (também adquiridos à Worten) fossem entregues apenas em simultâneo ou em data próxima da entrega da cozinha.
Apesar disso, os mesmos foram entregues quase de imediato após a compra e sem qualquer aviso prévio. Apenas por termos uma garagem box foi possível proceder ao seu armazenamento, algo que não nos competia assegurar.
Alteração estrutural devido à placa a gás:
Já com a cozinha em produção, foi-nos comunicado que, pelo facto de termos uma placa a gás, todos os móveis teriam de avançar 4 cm, alegadamente devido a exigências da garantia Silestone. Esta situação deveria ter sido identificada e acautelada na fase de projeto.
Alteração do módulo do frigorífico:
Foi-nos informado que o módulo do frigorífico não poderia ter 70 cm, mas sim 75 cm, alteração que resultou numa redução de 5 cm nas gavetas dos talheres, novamente sem qualquer responsabilidade da nossa parte.
De salientar que desde o início colocámos essa questão e sempre nos foi indicado que não seria um problema.
Incumprimento do agendamento de instalação:
Os instaladores compareceram num dia que não estava agendado e, à posteriori, não compareceram no primeiro dia agendado para o efeito, sem aviso prévio. Quando tentámos perceber o que se passou apenas nos foi indicado que não puderam comparecer “devido a um imprevisto”.
Erro na confirmação de medidas:
No próprio dia da instalação, os instaladores verificaram que a pessoa responsável pela confirmação de medidas não considerou a existência de placa a gás.
Como solução improvisada, optaram por trocar o módulo de temperos com o módulo do forno/placa, não havendo preocupação ou cuidado em acautelar que essa alteração não iria causar quaisquer problemas adicionais (o que se veio a verificar depois, com o veto do marmorista).
Falta de módulos superiores:
Ainda nesse mesmo dia, foi detetada a ausência de dois módulos superiores: o módulo da caldeira, bem como o módulo por cima das gavetas dos talheres.
Veto do marmorista:
Dias depois, o marmorista deslocou-se à obra para verificação de medidas e vetou a alteração efetuada pelos instaladores, alegando que não existia distância suficiente entre o recorte da placa e a parede mais próxima, inviabilizando a colocação do tampo.
Falta de contacto da gestora de processo:
Durante todo o processo e por terem surgido erros sucessivos na instalação da cozinha, tem havido uma maior necessidade contactar a Sra. Ana Ferreira que, sendo a responsável pelo acompanhamento do processo, é quem faz a ponte entre nós e a restante equipa de instaladores; marmorista; etc.
O facto de se encontrar praticamente sempre incontactável - chegando mesmo a ter ficado por vários dias “off” sem qualquer justificação, agravou a sensação de desorganização total e abandono do cliente.
Vimo-nos obrigados a deslocar-nos por mais do que uma vez à Worten Cozinhas de Cascais para tentar estabelecer o contacto com alguém responsável pelo processo, já que deixámos de ter feedback por longos períodos (e sem solução para os problemas encontrados).
Consequências graves:
Toda esta sucessão de erros e falhas está a impedir que nos possamos mudar para a habitação, uma vez que:
- Sem o mobiliário correto, não é possível instalar o tampo;
- Sem o tampo, não é possível instalar a placa a gás;
- Sem a placa instalada, não podemos agendar a inspeção de gás, necessária ao início do fornecimento;
- Sem gás, não podemos habitar a casa.
Os prejuízos financeiros são facilmente quantificáveis, enquanto os danos extra-financeiros, emocionais e logísticos são incalculáveis.
A adjudicação deste serviço com a Worten cozinhas foi uma péssima decisão, já que:
- O nosso projeto de cozinha teve de ser revisto e alterado forçosamente (devido aos erros constantes e falsas garantias iniciais);
- Houve falhas de comunicação graves e constantes;
- Houve uma péssima gestão de expectativas;
- Aconteceu uma demora excessiva no tempo de resposta e mesmo ausência total de feedback;
- Sentimos falta de know-how técnico dos instaladores;
Face ao exposto, exigimos:
- A conclusão integral dos trabalhos, com correção de todos os erros identificados com efeitos imediatos;
- A devolução imediata dos valores pagos até à data, face aos prejuízos causados;
- Um contacto célere e responsável, com um plano claro de resolução.
Aguardamos resposta com a máxima urgência.
Com os melhores cumprimentos,
Juliana Fernandes e Henrique Varela
+351960235060/ +351 914523904
Worten Cozinhas (Cascais)