back

Wizink não protege os direitos dos seus clientes

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. A.

Para: Wizink

01/12/2020

Após ter sido burlado pela empresa MetGlobal e o seu site OTEL.COM (em que apresento, abaixo, uma descrição detalhada da ocorrência e o esquema de burla a que fui sujeito) contactei a Wizink para pedir o cancelamento das transações relativas aos meus 2 pagamentos. Após contacto telefónico, no dia de 20 de Agosto de 2020, segui todas as instruções dadas (envio de toda a documentação para o e-mail disputas@wizink.pt e preenchimento de formulário associado). Após este processo, a Wizink efetuou a devolução do valor relativo aos 2 pagamentos em Outubro de 2020. Sabendo que a entidade MetGlobal tinha 60 dias para reclamar esta ação, e dado que não tinha recebido qualquer resposta, resolvi contactar a Wizink no dia 28 de Outubro de 2020 com vista a confirmar que não teria qualquer surpresa. Fui informado que receberia uma carta nos dias seguintes. No dia 30 de Outubro de 2020, recebi uma carta da Wizink com as argumentações (totalmente infundadas) do site OTEL.COM e voltando a cobrar-me o valor dos 2 pagamentos.No dia 1 de Novembro de 2020, respondi a todos os pontos (do documento de resposta da OTEL.COM) e comprovei, com documentação, que paguei um serviço que não me permitiram usufruir e ao qual não fui ressarcido. E que, para a Wizink comprovar isso, apenas teria de pedir (ao OTEL.COM) o documento comprovativo de pagamento efetuado ao parceiro operador que efetuou a reserva no hotel (que, dado a falta de pagamento, cancelou a minha reserva).No dia 30 de Novembro, recebo um um e-mail da Wizink referindo que não poderia reaver o valor dos 2 pagamentos com base na documentação recebida pelo comerciante (OTEL.COM).Com base em todo este processo, venho reclamar que a Wizink não defendeu os interesses dos seus clientes (e, no meu caso, cliente há mais de uma década). Neste meu caso, apresentei todas as provas que o comerciante (OTEL.COM) incluiu-me num esquema de burla, em que paguei por um serviço e não usufrui do mesmo, provocando imensos prejuízos monetários e morais. Não considero que a Wizink tenha utilizado todas as ferramentas ao seu alcance para defender os meus direitos, baseando a sua decisão apenas na resposta do comerciante.Venho, por isso, reclamar esta atuação e pedir nova abertura do processo com vista a solucionar este problema (devolução integral dos 2 pagamentos efetuados com cartão Wizink).Em anexo, apresento documentação sobre a reclamação, descrição detalhada da ocorrencia, comprovativos apresentados à Wizink (e que não foram considerados).

Mensagens (3)

Wizink

Para: R. A.

03/12/2020

CONFIDENCIALAssunto: Resposta ao V/Pedido de Informação, sob a V/Refª: (CPTPT01117551-14)Exmos. Senhores,No seguimento do pedido de informação que V. Exas nos dirigiram, serve a presente para informar que a resposta foi, oportunamente transmitida ao Exmo. Senhor Ricardo João Costa Almeida.Com os nossos melhores cumprimentos,[cid:image001.jpg@01D6C971.1F46F640]Esther ZabalaDepartamento de Atenção ao Cliente – ReclamaçõesWiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal[cid:image002.png@01D6C971.1F46F640]El contenido de este correo electrónico de WiZink, incluidos los anexos que pudiera contener, es confidencial, siendo su uso exclusivo de la/s persona/s mencionada/s. Si usted no es el destinatario de este, no le está permitido usarlo, copiarlo o difundirlo, ni total ni parcialmente, por cualquier medio. Proceda en consecuencia a devolverlo a su remitente y a su eliminación. En estos casos, le recordamos que su lectura, publicación, uso, copia, difusión de los contenidos, o de cualquier documento adjunto, cualesquiera que su finalidad, en todo o en parte, está estrictamente prohibida.The content of this email from WiZink and the appendixes that could contain, are confidential and its use is exclusive allowed for the designated persons. If you are not the intended recipient of this email you cannot use it, copy it or share it by any means, partially or totally. Please return it to the sender and eliminate it. In these cases we remind you that reading, publishing, using, copying or sharing it content or appendixes for any purposes, partially, or totally is strictly prohibited.

R. A.

Para: Wizink

03/12/2020

Exmos senhores,A vossa resposta baseia-se, como descrito no meu di&#225logo anterior, nos pressupostos da entidade que me burlou e ignora os documentos todos que apresentei! A vossa resposta resposta baseia-se nas transa&#231&#245es que foram efetuadas e n&#227o no facto de eu n&#227o ter conseguido usufruir do servi&#231o (porque a entidade a quem paguei cancelou a reserva do hotel). E j&#225 vos provei, com v&#225rios documentos, que fui impossibilitado de usufruir desse servi&#231o! (logo tenho direito &#224 devolu&#231&#227o do dinheiro). Na falta de resposta da entidade que est&#225 a burlar, o banco poder&#225 exigir o cancelamento das transa&#231&#245es mas, ao inv&#233s, voc&#234s preferem acreditar num documento de resposta dessa entidade sem qualquer justificativa v&#225lida!O vosso banco n&#227o est&#225 a utilizar todas as ferramentas que possui para proceder ao cancelamentos destes 2 pagamentos preferindo &quotacreditar&quot numa entidade terceira (que burlou v&#225rias pessoas) e ignorando as justifica&#231&#245es e procedimentos do seu pr&#243prio cliente (e eu sou vosso cliente h&#225 v&#225rios anos).E, sinceramente, considero inadmiss&#237vel a resposta a esta reclama&#231&#227o com uma afirma&#231&#227o que j&#225 me tinham respondido.Cumprimentos.

R. A.

Para: Wizink

29/12/2020

Exmos senhores,Continuo à espera que me apresentem os critérios de avaliação que vos levaram a aceitar uma resposta da entidade que me burlou. Ou seja, o que é que (na documentação apresentada) vos leva a crer que eu usufrui do serviço. Eu apresentei um conjunto de documentos que provam que a entidade (que me burlou) cancelou o serviço e não me devolveu o dinheiro.De acordo com a vossa última resposta, referem que aceitam a resposta da empresa (que me burlou).Gostaria, por isso, de pedir que me apresentem a vossa análise e conclusão. Como cliente, tenho o direito de saber quais os critérios que levaram à vossa decisão de aceitar os pressupostos da empresa (que me burlou) e porque é que não aceitaram os meus.Muito obrigado.Cumprimentos.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.