Alvo da reclamação: Empresas CARCLASSE e Mercedes-Benz PortugalObjeto da reclamação: fornecimento de viatura sem um equipamento que constava da especificação de compra: PARK ASSIST - sistema de estacionamento autónomo incluído no Pack Parking com câmara 360ºReferências: Cliente C108470 Proposta de venda nº 14795027614/01-2115403 de 28/06/2020 da Carclasse, para viatura Mercedes-Benz GLC SUV 300 de 4MATIC (itens em causa com as referencias P47, 501, 235) Encomenda 00 561 05527 de 29/06/2020 (mesmos itens referenciados na lista de inclusões) Viatura AE-39-GT entregue em 17/12/2020 pelo Sr. João Soares, na Carclasse - certificado de entrega nº 275767 Fatura 60018811 de 14/12/2020 (com indicação das referências de equipamento em causa) Recibo nº 262757 de 21/12/2020 no valor de € 78 570,51.Na altura da entrega, o vendedor indicou que tinha havido um problema na fábrica e que a viatura não vinha equipada com o sistema de estacionamento autónomo, mas que se previa que no início do ano se previa a sua instalação, eventualmente sendo necessário passar pela oficina para a instalação.Passados alguns meses sem quaisquer notícias, aproveitando visita (17/03/2021) à oficina da Carclasse para reparar avaria do disco duro do sistema principal de controle e reparado ao abrigo da garantia, questionei os técnicos, que por sua vez me levaram a um colega que me informou que a partir de Setembro de 2020 este modelo tinha deixado de ser equipado com o sistema em causa devido a um regulamento qualquer e não tinha informação se iria ser reposto ou não, mas que informariam.Na ausência de informações, contactei a 17/05/2021, por mail, o vendedor pedindo o ponto da situação. Este enviou para outro colega “Product Expert Mercedes-Benz & Mercedes me” da Carclasse, que informou não ter feedback da Mercedes. Instado a interrogar a Mercedes, comunicou que a Mercedes-Benz Portugal não tinha nenhuma data prevista para a atualização. Inclusivo no GLC a viatura só iria começar a estacionar em perpendicular nas produções de Junho de 2021 como se podia observar num quadro que forneceu. Questionado se e quando a Mercedes-Benz desse luz verde isso seria aplicado também às viaturas já em circulação e que previam ter sido equipadas com o dito equipamento e portanto nos contactariam para irmos às suas oficinas fazer a atualização que fosse necessária, respondeu com “Ainda não tenho essa informação. Assim que souber de alguma novidade partilho consigo”Depois nenhuma informação ou contacto posterior. No entanto um colega meu que tinha adquirido uma viatura idêntica ao mesmo tempo, com o mesmo vendedor,e que tinha seguido esta saga de tentativa de esclarecimentos, contactou a Mercedes-Benz Portugal reclamando esta situação que lhe respondeu:“Face ao mesmo, informamos que, com vista ao cumprimento do Regulamento n.º 79 da Comissão Económica para a Europa da Organização das Nações Unidas (UNECE) a Mercedes-Benz AG suprimiu a funcionalidade de estacionamento autónomo, nomeadamente o estacionamento automático em paralelo e perpendicular em todas as viaturas matriculadas após a implementação do referido regulamento.Conforme indicado no nosso site, futuramente, a funcionalidade de Assistente de Estacionamento será ativada variando, contudo, consoante o modelo de veículo em alguns casos haverá recuperação total das funções de estacionamento autónomo e noutros casos haverá a perda parcial destas funções (por exemplo, perda do assistente em estacionamento autónomo em paralelo, recuperação do estacionamento autónomo perpendicular).No caso da viatura em apreço, e decorrente do referido imperativo legal, as funcionalidades de estacionamento autónomo em paralelo e em perpendicular não serão reativadas.No que concerne ao valor pago, o mesmo respeita a um pack de equipamento, o qual inclui várias funcionalidades, sendo o estacionamento autónomo uma delas, não representando, por isso, um valor adicional.”Base da presente reclamação: 1 - A viatura foi adquirida em Junho 2021 em que a especificação incluía a funcionalidade de estacionamento autónomo. Esta funcionalidade foi uma das atratividades para a decisão de compra, quer por a minha viatura anterior já a ter (Peugeot 3008) e ser muito apreciada, quer por indo a idade aumentando e as faculdades diminuindo, ter procurado garantir o máximo de equipamentos de assistência para facilidade de condução e melhoria de segurança (como se pode constatar com a quantidade de sistemas de apoio, extras, que adquiri nesta viatura).2 - Em Dezembro foi entregue sem a dita e promessa de ser equipada em breve. Depois ausência de informações e ter de ser o cliente a procurar as respostas e finalmente a resposta que neste caso não irá ser reposta a funcionalidade, só os antes da minha série, e os atuais é que têm, mas eu não sou prejudicado porque não paguei mais por isso! 3 - Além disso o Regulamento indicado, pelo que vejo no Jornal Oficial da União Europeia, entrou em vigor em 16 de Outubro de 2018, Então como se justifica que em Junho de 2020 se venda uma viatura com algo que segundo percebia não estava legal?4- O cliente, eu, considera-se ludibriado nas expectativas de equipamentos previstos na aquisição desta viatura, não foi devidamente informado da alteração da especificação de compra e não tive nem informação, nem desculpas, nem eventual alternativa para resolução do problema.5 - Segundo informação que obtive, nas configurações que se fazem online aparece esta funcionalidade como parte da especificação. Então qual a razão técnica que impede a sua montagem nas nossas viaturas? Será que as viaturas foram montadas com alguma deficiência à partida?O tratamento dado a esta situação pela Mercedes-Benz Portugal e pela Carclasse é muito mau e demonstra uma inequívoca desconsideração com os seus clientes. Por me sentir prejudicado pela ausência desta funcionalidade, que me tinha sido “vendida” quer pelas especificações de orçamento, quer pela publicidade técnica da marca,