Em janeiro de 2023 adquiri um Mitsubishi Space Star, num concessionário oficial Mitsubishi.
A abertura das portas e a ligação da ignição são efetuadas através de um botão, não utilizando a chave que deverá ser mantida a uma determinada distância de modo a permitir a utilização da viatura.
Aquando da aquisição da mesma tomei conhecimento e ao longo destes 2,5 anos tive a confirmação, de que na eventualidade da chave ficar dentro da viatura não se consegue trancar a mesma e é emitido um sinal sonoro quando se carrega no botão da porta.
Na passada segunda-feira, 1 de setembro, parei a viatura na via pública, afastei-me uns metros, apenas para recolher um animal errante em apuros, deixando todos os meus pertences no interior (mala com a carteira, telemóvel e chaves da viatura e de casa).
Para meu total espanto, quando me aproximei 2/3 minutos depois, a viatura tinha bloqueado automaticamente com a chave no interior e todos os meus pertences que me dariam alguma autonomia para efetuar contactos, ou dirigir-me a casa.
A situação só foi resolvida quando tive acesso à chave suplente.
Enviei um email à Mitsubishi, muito simples apresentando a situação, uma vez que nunca tinha acontecido e a viatura está dentro da garantia, só pretendendo que me esclareçam como é possível isto acontecer.
Ora, o esclarecimento, conforme documento que anexo, não acrescenta nada de novo, parece que me estão a passar um atestado de estupidez, referindo: "caso a chave se encontre no interior da viatura esta não tranca, contudo, se ao sair, carregar no interruptor de tranca interior e fechar a porta, esta ficará trancada".
Ora, isto não acrescenta nada de novo ao que eu já sabia, a viatura não devia trancar e claro que ao sair não carreguei no interruptor de tranca interior.
A tecnologia não é infalível, a viatura está dentro da garantia, consequentemente, a Mitsubishi deveria de imediato responder para a viatura ser observada por uma oficina da marca, ao invés de me explicarem o que eu já sabia.