Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar queixa contra a plataforma Vinted e o vendedor "nunomenditis" (Espanha), relativamente à venda de um par de ténis falsificados da marca Veja.
O artigo foi comprado através do link: https://www.vinted.pt/items/6235784660-zapatillas-veja, por 65€, totalizando 72,65€ com taxas. A minha conta na Vinted é vicente_branco (email: vicentecaianobranco@gmail.com).
Após receção do artigo, verifiquei sinais claros de falsificação (comparando com modelos autênticos da marca), e apresentei provas à Vinted. Solicitei a abertura de uma investigação, mas a plataforma recusou-se a reconhecer a contrafação, apesar de o vendedor não ter apresentado qualquer prova de autenticidade, conforme exigido nos Termos e Condições da Vinted.
A Vinted exige agora que devolva o artigo ao vendedor, o que constitui uma violação do Decreto-Lei n.º 109-G/2021, que proíbe o transporte de artigos contrafeitos. Isto coloca-me numa posição de ilegalidade.
Peço o vosso apoio para obrigar a Vinted a:
1. Respeitar a legislação portuguesa;
2. Cancelar a obrigação de devolução do artigo falso;
3. Manter o reembolso já emitido;
4. Investigar e penalizar o vendedor.
Fico ao dispor para enviar todas as provas adicionais.
Com os melhores cumprimentos,
P.S. Eu tentei anexar mais provas de inautenticidade tal como as mensagens que a vinted me mandava mas cheguei ao limite de anexos
P.P.S. Eu não tenho tipo de referência coloquei 1 pois não me deixava submeter sem
Cumprimentos.