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Valores abusivos na fatura de gás e energia de uma hora pra outra

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

K. B.

Para: Endesa Energia, S.A.

16/03/2024

Venho por meio deste reclamar valores abusivos na minha fatura de gás e luz. Resido há mais de um ano neste local. Não houve qualquer tipo de mudança na rotina para resultar este aumento.Em Dez de 2023 minha fatura veio o dobro do valor, liguei questionando sobre, pois não houve qualquer mudança na utilização que decorresse deste aumento inesperado.Em Janeiro a fatura continuou a aumentar e obtive vários problemas ao qual não conseguia utilizar qualquer tipo de equipamento elétrico dentro da minha casa , nem uma luz acessa ficava, pois não segurava energia. Foram várias tentativas solicitando que verificassem este problema, vieram várias vezes e sempre diziam que o problema estava dentro da minha residência. Porém chamei o eletricista para verificar dentro da minha residência, ao qual me informou que não havia qualquer tipo de problemas, até que eu solicitei o aumento de potência, pois pensei que poderia ser isso, quando o técnico veio ate local para realizar este aumento, me informou que o relógio de energia estava causando estas quedas, pois estava com falhas, onde ele realizou a troca do meu relógio. Após essa troca meu problema foi resolvido, mas a minha conta de energia veio extremamente fora do nosso padrão de utilização. Neste local residem 2 adultos e uma criança de 6 anos. Saímos todos os dias as 8:30 e retornamos as 19:00, não há qualquer tipo de utilização durante a semana que justifique esses valores. Minha fatura após ser emitida ficou bloqueada, por quase um mês , E hoje 16/03 apenas que obtive acesso a minha fatura que veio no valor de 237,25. Estou me sentindo lesada, pois a cada mês minha fatura aumenta mais, quando não é no gás é na eletricidade.Endesa diz que culpas dos distribuidores, os distribuidores alegam que é com o comercializador, ja se passaram 3 meses e minhas faturas so aumentam e ninguém resolve nada.

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: K. B.

21/03/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-19445594Refª DECO: CPTPT01987899-78Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Katerine BesvoglioExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Katerine Besvoglio a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19445594.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exma. Senhora Katerine Besvoglio, apenas podemos reiterar a informação já prestada, relativamente ao gás a fatura FAC 0270312023/0073601548 de 16/11/2023 a 15/12/2023 no valorde 145,83€ (gás), tem como consumo real o período de 18/10/2023 a 11/12/2023, consumoestimado de 12/12/2023 a 15/12/2023 e acerto ao consumo anteriormente estimado entre18/10/2023 a 15/11/2023, faturado com a leitura real da distribuidora de 11/12/2023 em 407 m3 eleitura estimada a 15/12/2023 em 407 m3A fatura FAC 0270312024/0073039048 de 15/01/2024 no valor de 120,14€ (gás) tem comoconsumo real o período de 12/12/2023 a 15/01/204 e acerto ao consumo anteriormente estimadoentre 12/12/2023 e 15/12/2024, fatura com a leitura real comunicado pelo cliente a 15/01/2023 em469 m3A fatura FAC 0260312024/0069098613 de 15/02/2023 no valor de 109,00€ (gás), faturado com aleitura real comunicado pelo cliente em 529 m3.Relativamente a avaria indicada no contador de luz, questionamos o distribuidor que nos informou:“foi realizada uma ordem de serviço no dia 21-02-2024, que concluiu que o equipamento estavacom anomalia (iCP avariado), tendo-se procedido à sua substituição. A situação reportada nãoteve impacto na facturação,”Assim consideramos a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Katerine Besvoglio, a 21 de março de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h


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