A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19717465Refª DECO: CPTPT02007006-76Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Jeferson SilvaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) João Silvaa qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19717465No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a)Silvia Isabel Jesus Oliveira, titular do contrato que referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000038349672AG, informamos que, as leituras dos aparelhos de medição são uma responsabilidade do Operador da Rede de Distribuição (ORD), esta entidade procede à recolha de leituras do contador a cada três meses no caso da eletricidade e dois meses no gás sendo, no entanto as leituras comunicadas pelo cliente sempre consideradas para faturação, se comunicadas dentro do período ideal para o efeito.Caso á data de emissão da fatura, não exista registo de leitura comunicada pela distribuidora nem pelo cliente, o consumo é estimado, sendo o acerto efetuado na fatura seguinte, quando rececionarmos nos nossos sistemas uma leitura real.Mais informamos que não foram comunicadas leituras, quer pela Distribuidora ou pelo cliente no de 2023-12-22 a 2024-03-18, pelo que nesse período a faturação foi emitida com base em consumos estimados.No seguimento de nova leitura comunicada pela Distribuidora a Fatura: FAC 0250312024/0065202704 Período de Faturação: 06 mar 2024 a 05 abr 2024, efetuado acerto do Consumo real efetuado 1.935 kWh de 23 dez 2023 a 18 mar 2024 e estimado consumo de 19 mar 2024 a 05 abr 2024.De forma a evitar estimativas, aconselhamos que comunique a sua leitura mensalmente na data recomendada para o efeito versada na sua fatura no campo: “Data recomendada para comunicar leituras”, no caso entre dia 03 e 05 de cada mês.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a)Silvia Isabel Jesus Oliveira, titular do contrato, a 29 de abril de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22hDe: Enviado: 23 de abril de 2024 08:43Para: RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.esAssunto: Recebeu uma reclamação: Valor excessivo - (CPTPT02007006-76)