back

Valor Excessivo Declarado à Alfândega

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. A.

Para: DHL Express

13/09/2016

Encomendei recentemente um kit de uma impressora 3D vindo da China e paguei 210€ com envio incluído pela DHL.Quando a encomenda chegou a Portugal foi-me pedido um comprovativo de pagamento ou ordem de compra do site, porque o valor declarado deve ter suscitado dúvidas na fatura que tinha sido enviada pelo vendedor. E enviei um printscreen da página do site onde encomendei, com os 210€ que tinha pago.A surpresa chegou com a fatura dos direitos alfandegários, pelo valor total de 230€, um valor superior a que paguei (com portes incluidos) ao vendedor!A explicação que a DHL me deu é que como no printscreen não tinha o valor dos portes, indicaram à alfândega que o custo dos mesmos foram de 330€ e a alfândega para cálculo do IVA e outros direitos soma-os aos 210€, que dá um valor aduaneiro de 540€! E como o valor que a DHL cobra pelos serviços prestados no desalfandegamento é calculado com base no valor aduaneiro (os 540€), em vez dos 35€ habituais passaram para 98€.A justificação para os 330€ é que a DHL considera o custo do envio do destino para a origem (sentido inverso). É ridículo porque os custos são assimétricos trocando o destino com a origem e O REMETENTE PAGOU À DHL PELO ENVIO. Mas diz ignorar esse valor e assim aumentam o que recebem pelos serviços prestados no desalfandegamento, além do valor a pagar à alfândega.Querendo corrigir a situação, pedi à DHL se podia retificar os dados, mas responderam que tinha o custo de 62.5€ de coima por alteração de valores, mais 85€ para a DHL pelo pedido de retificação, somado dá 147.5€, mais do que poderia vir a recuperar e portanto desisti dessa solução.No fim quando recebo a encomenda em casa pago os 230€, e o valor final acabou por ficar nos 440€. Concordei pagar porque estava numa situação de extorsão: ou pagava os 230€ para receber o que encomendei, ou recusava e perdia os 210€ que tinha pago ao vendedor.Para cúmulo o valor dos portes de 330€ foi obtido com base no peso bruto de 8.1kg (indicado pela DHL), mas a encomenda chegou-me com uma etiqueta por fora da própria DHL a indicar que a mesma tinha um peso de 6.5kg.

Mensagens (7)

DHL Express

Para: J. A.

13/09/2016

** Comunicação Recebida - Este e-mail é gerado automaticamente **Estimado Cliente,A sua comunicação é muito importante para nós e está agora a ser acompanhada por um especialista. Caso a informação pretendida tenha uma referencia associada (carta de porte ou recolha), e se não a indicou no seu e-mail inicial, solicitamos a gentileza de nos enviar a mesma.Se, entretanto, necessitar de nos contactar sobre este assunto, não hesite em faze-lo através do número 707505606.Descubra ainda as vantagens das nossas Ferramentas de Marcação de Recolhas. Para mais informações consulte: www.dhl.ptt/expresso/enviar/marcar_uma_recolha..Diariamente trabalhamos para o sucesso dos nossos Clientes, agradecemos o apoio na concretização desse objectivo.Agradecemos mais uma vez a sua preferencia pela DHL EXPRESS e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Customer Service DHL Express Portugal

DHL Express

Para: J. A.

14/09/2016

DATA NOT AVAILABLE

DHL Express

Para: J. A.

20/09/2016

DATA NOT AVAILABLE

J. A.

Para: DHL Express

20/09/2016

Indicam na vossa resposta "que a fatura que acompanhou a mercadoria durante o transporte não era válida para ser presente à Alfândega, na medida em que não se encontrava numerada."Segue uma copia da mesma que me fizeram chegar no mesmo email que referem do dia 14 de Julho em anexo, em que destaquei o campo com o numero de fatura "Invoice No. 44418466".

DHL Express

Para: J. A.

20/09/2016

Exmos. Senhores,A dificuldade apresentada na comunicação anterior efetivamente não se prende com a numeração da fatura, mas sim com a data e inexistência de assinatura.As nossas sinceras desculpas pelo lapso.Atentamente,Cláudia MouraCustomer Care AdvisorDHL Express Portugal, Lda.Av. D. João II, n° 51, 4° 1990-085 LisboaPortugalPhone 351 707505606info.portugal@dhl.comwww.dhl.ptDHL Express - Excellence. Simply delivered.Deutsche Post DHL GroupDHL Express Portugal, Lda., Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, n° 500731993.This message is from Deutsche Post DHL Group and may contain confidential business information. It is intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. If you are not the intended recipient please contact the sender and delete this message and any attachment from your system. Unauthorized publication, use, dissemination, forwarding, printing or copying of this E-mail and its attachments is strictly prohibited.

J. A.

Para: DHL Express

20/09/2016

Só consigo ver desculpas atrás de desculpas a justificar o injustificável, e critérios variáveis sempre em prejuízo do cliente. Ora vejamos:A fatura tem de ser numerada, datada e com assinatura para ser aceite pela DHL em Portugal. Fatura que foi aceite pela DHL quando recepcionou a encomenda na China! Mas a um printscreen (obviamente não numerado nem assinado) do site da encomenda (que nem é do vendedor!) onde não constavam portes é tido em conta como se fosse escrito em pedra, não dando lugar a qualquer alerta e levando a esta situação ridícula!É uma verdadeira vergonha esta conduta numa empresa da dimensão da DHL e que me custou mais de 100€. A culpa do erro é minha por ter confiado nos vossos serviços e farei os possíveis em alertar outras pessoas para que mais ninguém passe pelo que eu passei!

DHL Express

Para: J. A.

20/09/2016

** Comunicação Recebida - Este e-mail é gerado automaticamente **Estimado Cliente,A sua comunicação é muito importante para nós e está agora a ser acompanhada por um especialista. Caso a informação pretendida tenha uma referencia associada (carta de porte ou recolha), e se não a indicou no seu e-mail inicial, solicitamos a gentileza de nos enviar a mesma.Se, entretanto, necessitar de nos contactar sobre este assunto, não hesite em faze-lo através do número 707505606.Descubra ainda as vantagens das nossas Ferramentas de Marcação de Recolhas. Para mais informações consulte: www.dhl.ptt/expresso/enviar/marcar_uma_recolha..Diariamente trabalhamos para o sucesso dos nossos Clientes, agradecemos o apoio na concretização desse objectivo.Agradecemos mais uma vez a sua preferencia pela DHL EXPRESS e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Customer Service DHL Express Portugal


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.