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Validade dos títulos de transporte

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Bilhetes e passes

Reclamação

J. S.

Para: Metro do Porto

22/12/2024

Exmos. Senhores, Há algumas semanas atrás tentei usar cartões Andante com viagens carregadas e recebi a "resposta" da máquina que os títulos estavam inválidos. Dirigi-me à loja Andante e aí o funcionário disse-me que os títulos tinham ultrapassado a validade. Foi a primeira vez que ouvi dizer que os títulos tinham uma validade de 2 anos. Quando lhe perguntei onde estava afixada essa informação, mostrou-me a brochura Condições de Utilização Andante escrita em letra miúda e com 19 artigos, acrescentando que o mesmo se encontrava nas máquinas de venda - os mesmos 19 artigos impressos em letra miúda, como mais tarde verifiquei. Ora, como se trata aqui da compra de simples títulos de viagem (e não de assinar um contrato) não me parece razoável esperar que todos os clientes leiam regularmente 19 artigos com múltiplos parágrafos impressos em letra miúda para detectar uma eventual mudança de regras. Principalmente quando se trata da introdução de algo tao significativo como a validade dos títulos. Lembro que no início o cartão Andante não tinha qualquer validade. Quando a validade de um ano foi introduzida para o cartão em si, foi algo que se soube – essa informação também não está apresentada duma forma explícita e directa mas ao menos aparece quando se lê o cartão na máquina de venda. Quanto ao facto de as viagens compradas terem de ser utilizadas nos 12 meses seguintes ao fim da validade do Andante, desde 2016 ou 2017 (segundo o funcionário), não se encontra qualquer referência nas informações referentes à compra de títulos (ver anexo). Pelo contrário, é um texto que induz em erro e foca-se na reutilização do cartão, levando a crer que essa reutilização é ilimitada. Quando perguntei ao funcionário como me poderia queixar à Metro do Porto, comentou que „milhares“ de pessoas já o fizeram antes de mim. Ora, se ao fim de tantos anos e de tantas queixas a Metro do Porto ainda não corrigiu a situação com informação explícita, clara, completa e imediatamente visível, nao se pode deixar de pensar que existe má fé na sua estratégia de comunicação intransparente. No entretanto estou com um prejuízo de cerca de 20 euros e a Metro do Porto com lucro indevido (vezes „milhares“ ao longo destes anos). Em anexo envio fotografias com os respectivos cartões - como não estou sempre no Porto, anoto (para minha própria informação) as validades dos cartões e a quantidade de títulos carregados ou por usar. Parece-me que é da mais elementar lógica e justiça ter a possibilidade de poder transferir os títulos para um novo cartão. Cumprimentos. 22-12-2024

Assistência solicitada 15 janeiro 2025

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