Exmos. Senhores,
O meu CPE é: PT0002000111701528BF e venho por este meio reportar o facto de ter verificado que a tensão da rede elétrica em minha casa ficar bastante baixa apenas com alguns equipamentos elétricos ligados em simultâneo.
Por exemplo, no dia 24.01.2026, ao fim do dia tínhamos apenas alguns equipamentos ligados e ao ligar as luzes do corredor ou do quarto, a iluminação era muito, muito fraca (parecia que as luzes não estavam acesas)!
Tenho um equipamento para medir o consumo e que também regista os valores da tensão elétrica e nesse dia 24.01.2026 indica que a tensão era de apenas 158.6V
Pelo que verifiquei em Portugal aplica-se a norma europeia EN 50160 em que a tensão mínima não pode ser abaixo de 195 V (-10%), valor este que não está a ser assegurado no meu caso.
A potencia que eu tenho contratada é de 10,35 kVA e o disjuntor do quadro nunca dispara, ou seja, entendo que não se trata de uma questão da potência estar subdimensionada.
Desde já solicito para que analisem e retifiquem o problema de eu ter tensão baixa na rede elétrica em minha casa,
Cumprimentos,
Paul Vieira