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Tarifa com reserva de lugares incluído

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. S.

Para: Swiss International Air Lines

07/12/2023

Exmos. Senhores,No passado dia 3 de Outubro fiz uma reserva de um voo de ida e volta para Genebra através do site da Swiss Airlines.No voo de ida, operado pela TAP Portugal, selecionei a tarifa Economy Classic, que incluía uma mala de porão, uma mala de cabine e reserva de lugar.Após terminar a reserva do voo, tentei selecionar os lugares do voo de ida mas sem sucesso. No site da Swiss aparece a mensagem Infelizmente não conseguimos oferecer-lhe a reserva de lugar para este segmento de voo. Poderá selecionar o seu lugar durante o check-in.Contactei de imediato a Swiss e a resposta da companhia foi Tem que ligar para eles já que o voo é operado pela TAP.Assim o fiz. Contactei a TAP e para minha surpresa disseram-me que as tarifas da TAP e da Swiss não correspondiam e, por serem diferentes, a minha reserva do voo de ida incluía a mala de porão e de cabine mas não incluía reserva de lugar. Se quisesse reservar lugar, teria de pagar um valor adicional (+36€ por pessoa). Que a responsabilidade da reserva de lugares era da Swiss, uma vez que fiz a reserva através deles.Liguei novamente para a linha de apoio ao cliente da Swiss, expliquei o sucedido e qual tinha sido a resposta da TAP e nada fizeram a não ser pedirem desculpa e sugerirem que apresentasse uma reclamação no site da Swiss.Enviei a reclamação onde expliquei toda a situação e a resposta que recebi por email foi:Verificámos o seu caso e a sua tarifa inclui reserva de assento sem custo, segundo as políticas da sua reserva. No entanto, as questões de política de assentos são da responsabilidade da companhia aérea operadora (TAP).Portanto, lamentamos os inconvenientes com relação à reserva de assentos. A Swiss garante a reserva de assentos gratuita em qualquer linha aérea do grupo Lufthansa.Resumindo, paguei por uma tarifa de valor mais elevado para ter o benefício da reserva de lugares e no fim não me estão a dar o que tenho direito. Aliás, dizem que até tenho de pagar (novamente!). Isto é enganar os clientes!Se soubesse que estou a pagar por algo a que não tenho direito, tinha optado pela tarifa mais barata e comprado os lugares à parte.Se a Swiss e a TAP partilham voos uma da outra e sabem que as tarifas de bilhete não correspondem, então têm estado a enganar muita gente!Não podem garantir tarifas com reserva de lugar quando sabem que isso não é possível.Mesmo que a Swiss faça parte do grupo Lufthansa e a TAP do grupo Star Alliance, os dois grupos colaboram entre si e têm uma parceria.Logo, deveria ser fácil de resolver este problema entrando as duas companhias em comunicação.Não sou eu como cliente, que paguei e fiz tudo correcto, que tenho de andar neste ping pong de reclamações, de um lado para o outro, quando o erro está na falha de comunicação entre a Swiss e a TAP.Partilham voos operados por outros mas não são capazes de comunicar para resolver esta situação?Pretendo ter a reserva de lugar no meu voo de ida para Genebra e não penso em pagar mais por isso, tendo já pago uma tarifa mais elevada que inclui este extra!É com a TAP que se tem de tratar da reserva de lugares? Certo. Então a Swiss que entre em contacto com a TAP e pague a reserva de lugares a que tenho direito.Exijo a reserva de lugar (sem custos adicionais) ou o reembolso da diferença da tarifa Classic para a tarifa Light.No site da Swiss é possível ler no separador da tarifa SWISS Economy:A respetiva tarifa pode ser de novo escolhida por trajeto e está sempre disponível.Se não me conseguem dar a reserva de lugares, quero alterar a minha tarifa do voo de ida de Classic para Light e receber o reembolso da respectiva diferença.Como não sei o valor exacto da diferença entre a tarifa Classic e Light no momento da reserva, exijo o reembolso de 108€ sendo este o valor total por 3 reservas de lugares no site da TAP (36€ por pessoa).Com os melhores cumprimentos,Sara Soares


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