Exmos. Senhores,
A SMAS de Vila Franca de Xira presta um mau serviço de faturação, nomeadamente no que respeita à informação relativa a atrasos de pagamento.
Solicitei o pagamento por débito direto, mas o mesmo nunca foi ativo e eu não me apercebi disso. Então achei que as faturas estavam a ir ao banco. Quando para minha surpresa, recebo uma carta de aviso de atraso de pagamento.
A SMAS de Vila Franca de Xira não informa os clientes, via fatura, que têm valor do mês anterior em dívida. É conveniente para os serviços que o cliente não regularize valores em atraso e seja mantido na ignorância, porque desta forma a SMAS VFX irá cobrar juros de mora mais as despesas de cortes.
Outra situação que está a acontecer é que a SMAS de VFX não permite que os clientes façam os pagamentos em divida electronicamente. Obrigam os clientes a deslocarem-se aos serviços para pagarem esses valores. É um esquema muito bem pensado, para o cliente se manter em incumprimento e assim virem a ser cobrados mais juros.
Alem disto, fizeram-me o corte de fornecimento de água sem eu ter recebido o aviso, como previsto na lei, é obrigatório a SMAS enviar o aviso de corte. Disseram que enviaram a carta mas não recebi nada, nem comprovativo do envio.
Cumprimentos.