back

Sinistro automóvel por falha do Sistema de Travagem Inteligente

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. C.

Para: Nissan Iberia

29/11/2019

Exmo.(a) Sr.(a)O meu nome é Cristina Patrícia Gonçalves Correia, CC 14356323, NIF 228218098 e comprei um Nissan Micra 1.5 DCI 90CV 66KW S&S ORANGE VIBES, com matrícula 07-VO-68, chassis VNVK1400461344165 há cerca de um ano atrás, mais precisamente no dia 23 de outubro de 2018.A versão do automóvel descrito acima era a versão topo da altura e denominada pela marca como TEKNA, pois o mesmo era constituído por vários extras e acessórios, nomeadamente Sistema de Paragem/Arranque, Sistema de Sensor de Estacionamento por Ultra-Sons, Câmara Retrovisora/Câmara Panorâmica Retrovisora (Intelligent Aroud-View Monitor), Informações Premium Traffic, Android Auto, Apple CarPlay, Comandos do Colante (Cruise Control, Limitador de Velocidade e Reconhecimento de Voz) entre outros. Além destes mencionados, o carro possuía ainda APOIS DE CONDUÇÃO nomeadamente Aviso de ngulo Morto, Aviso de Saída de Faixa, Luz de Aviso do Sistema de Travagem de Emergência e Travagem de Emergência Inteligente (com ou sem detecção de peões). Como vós deves de saber, o número de sinistros nas estradas são cada vez maiores e a pensar na minha segurança, todos os Apoios de Condução supracitados interferiram na decisão de compra e optei pela versão mais dispendiosa, nomeadamente a versão TEKNA e não por outra inferior uma vez que não iria beneficiar dos mesmos extras e apoios de condução e sobretudo a visar a minha segurança.Como condutora assídua, e sobretudo como compradora, a expectativa é sempre alta perante a descrição e promessa de funcionalidades de tais Apoios e esperava seriamente que perante alguma situação de perigo, os mesmos funcionassem e devo de confessar que constatei realmente a operacionalidade destes durante a minha condução diária e que me fizeram sentir realmente segura pelo automóvel adquirido, não só pela detecção de proximidade de outros automóveis ou peões ainda que distantes, como a própria activação/desactivação do sistema de travagem inteligente do veículo sem perigo iminente. No dia 24 de outubro do presente ano, recorri à Diversauto localizada no Parque Empresarial da Cancela para realização da Manutenção Participativa de doze meses e foi-me informado pelo recepcionista que a marca Nissan havia detectado algumas anomalias no Sistema de Travagem de Emergência Inteligente e que por esse mesmo motivo, procederiam a uma actualização do mesmo, ao qual não opus-me pois tal como já mencionei acima, a minha segurança está em primeiro lugar. A verdade é que desde esse dia, o mesmo sistema que até à data e no meu percurso habitual de dia-a-dia me alertava perante a proximidade de outros veículos e até mesmo em curvas de visibilidade reduzida e desníveis das faixas de rodagem, deixaram de alertar.Numa primeira fase, pensei que a actualização desse mesmo sistema passasse por uma diminuição da sensibilidade do mesmo, uma vez que realmente o sistema alarmava com alguma frequência ainda que sem perigo iminente. Até que tudo aquilo que eu esperava que não acontecesse, aconteceu. No passado dia 23 de novembro de 2019, vinha no meu percurso habitual diário na Estrada dos Marmeleiros e saltou um gato de um muro, cujo desconheço o dono, e que atravessou-se à minha frente. Para evitar matar o animal, desviei o carro e ao fazê-lo embati contra outro veículo que estava estacionado. Vinha a cerca de 35-40Km/h e devido ao susto consequente da imprevisibilidade do acontecimento, não reagi suficientemente rápido a fim de accionar o travão de serviço e evitar a colisão. Foi pela possibilidade da ocorrência de situações como esta que optei por comprar um veículo mais caro face outros modelos e com as características que já mencionei, CONTUDO, o veículo não disparou nem os Sinais Sonoros de Proximidade de Obstáculos, nem a Luz de Aviso Do Sistema de Travagem e muito menos a Travagem de Emergência Inteligente e a prova disso, são os estragos tremendos evidentes conforme poderão verificar nas fotos em anexo.É de salientar que eu não havia consumido nem álcool ou estupefacientes, que as condições climatéricas estavam agradáveis, céu limpo, e que não havia qualquer substância na estrada como óleo que pudesse agravar o sinistro. Sei que o Sistema trata-se de um Apoio e que poderá não funcionar em todas as situações de trânsito, no entanto, não compreendo como é que em outras tantas situações, algumas delas até sem perigo, o mesmo sistema funcionou, e desta vez, PÓS actualização de sistema, em que o perigo foi evidente, nada funcionou ou activou, a fim de impedir o embate ou mesmo minimizar os danos no veículo.Volto a reforçar que este sistema foi preponderante na minha decisão no momento da compra e que é inaceitável que após uma actualização ao mesmo, tenha acontecido o que aconteceu. Quero ainda acrescentar que nenhum dos Airbags disparou e que inclusive um dos mecânicos da Diversauto da Cancela afirmou não compreender a ausência de tal, uma vez que o local em que o veículo colidiu, tem um sensor de Airbag e com isto, volto a questiono-vos: Numa situação de maior embate, o que será que poderia ter me acontecido uma vez que há a possibilidade de também os sensores de airbags não estarem operacionais?Para tentar resolver a queixa recorri à Diversauto na Cancela e reclamei por via telefónica para a linha de apoio ao consumidor da Nissan, até à qual ainda não tive resposta.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.