back

Serviço de eletricista excessivamente caro

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. A.

Para: Jose de Amorim Barros

16/11/2020

Reclamo compensação por reparação de eletricidade excessivamente cara efectuada pela empresa José de Amorim Barros (NIF 206040245) contratada através da plataforma eletricistanahora.pt:No passado dia 9 de Novembro de 2020, por volta das 13:00 constatei que não havia energia elétrica em todos os pontos de conexão associados a uma parede da cozinha.De forma a solucionar o problema contactei o site eletricistanahora.pt sendo que uma equipa de dois elementos compareceu em minha casa às 16:00.Como primeiro passo, os eletricistas abriram o quadro de eletricidade, tendo notado que os disjuntores apresentavam sinais de queima/ curto circuito na sua base (conforme fotografia anexa). Perante a situação propuseram a substituição destas peças e da respetiva caixa. Juntndo a isto a ligação terra, o barramento, a instalação de um novo cabo e a mão-de-obra, foi apresentada uma fatura de 1.018,94 € (incluindo IVA) - valor que no momento aceitei, tendo feito o pagamento por multibanco. O trabalho demorou cerca de uma hora e, desde então, não voltei a ter problemas com a ligação elétrica da cozinha.Acontece que, após falar com os meus senhorios, pedir por telefone orçamentos a outros sites de igual natureza, receber a visita de outro eletricista e consultar lojas de materiais de eletricidade, cheguei à conclusão que o valor cobrado é excessivamente alto não sendo representativo do custo dos materiais usados e da qualidade geral do trabalho realizado. Algumas observações concretas a substanciar este ponto incluem:- valor total dos materiais usados em nenhuma medida ultrapassa os 100 €: 1 quadro/ caixa sem diferencial e de dimensão menor (abaixo de 20 €), 5 disjuntores Hager (abaixo de 20 €), barramento (abaixo de 5 €), cabos substituídos/ instalados (abaixo de 20 €)- trabalho realizado não cumpre requisitos de qualidade dado que não corrige deficiências que o quadro anterior já demonstrava (p.ex., cabos estão parcialmente à vista sem duplo isolamento) e não apresenta a ligação terra que havia sido acordada (conforme mostra fotografia anexa, em que se vê que esses cabos não estão conectados ao quadro)- material usado não está alinhado com as características da ligação original (p.ex., novos disjuntores com 16 amperes, quando deveriam ter 10)- fatura apresentada - e que no momento aceitei e assinei - apresenta informação difusa e incompleta, não descrimina o valor entre cada peça e mão-de-obra e encontra-se escrita à mãoPerante isto, considero o serviço prestado como excessivamente caro e aproveitador da situação de necessidade e da minha falta de conhecimento destas matérias enquanto consumidor.Como tal peço que seja emita fatura eletrónica com discriminação de todos os componentes e peço que me seja restituída a diferença de valor face a orçamento alternativo a apresentar por eletricista certificado.Fico a aguardar resposta antes de tomar medidas adicionais, conforme indicação da equipa jurídica da Deco.Melhores cumprimentos,Simão Arouca


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.