Exmos. Senhores,
Somos clientes da EDP há vários anos e inclusive comprámos os painéis solares pela EDP. A produção dos paneis solares é reportada por uma app o que implica uma ligação à internet da casa a partir do quadro de electricidade.
Quando foi feita uma actualização ao serviço de internet a ligação do quadro à internet foi quebrada e foi necessário uma intervenção de uma equipa de técnicos da EDP para voltar a estabelecer a ligação.
No dia da intervenção, os técnicos da EDP, para além de restabelecer a ligação, decidiram "apertar" os neutros do quadro (temos corrente trifásica). Esta acção resultou num grande pico de electricidade que atirou o nosso quadro abaixo e fez um som bastante ruidoso. Como consequência, o exaustor da cozinha, uma unidade de ar condicionado e uma máquina de café avariaram. Nota: apenas notámos que os equipamentos estavam avariados mais ao final do dia quando precisámos de os usar.
Este problema foi rapidamente reportado à EDP. A EDP, por sua vez, pediu que num prazo de 15 dias deveríamos entregar um relatório de um técnico do fabricante do exaustor onde explicasse que a avaria tinha sido consequência de um pico de energia que tinha queimado a placa (apesar de 3 avarias, o exaustor foi o único equipamento que pedimos que a EDP se responsabilizasse pelo arranjo). A deslocação deste técnico teve um custo de 40 euros e o relatório foi, dentro do prazo, entregue à EDP no respectivo processo da queixa. O valor total do arranjo indicado pelo fabricante ronda perto dos 400€.
Depois de algumas semanas a esperar e a telefonar insistentemente para ter uma resposta (à qual a EDP respondia que estaria em analise), recebemos a triste conclusão por parte de um técnico da EDP que indicava que a empresa não tinha qualquer responsabilidade sobre a avaria. Isto foi uma comunicação sem qualquer hipótese de resposta ou explicação mais fundamentada por parte da EDP. A decisão deles estava tomada e não haveria qualquer hipótese de a discutir.
Do nosso lado, temos um relatório a comprovar e a certeza que foi a intervenção dos técnicos da EDP que resultou nesta avaria.
Deixo abaixo por pontos o resumo deste processo:
:: Os técnicos da EDP apenas tinham de ligar a internet do quadro mas decidiram mexer nos neutros por sua própria vontade sem ser a pedido do cliente.
:: Este ajuste não solicitado aos neutros do quadro resultou num pico de energia que avariou 3 equipamentos electrónicos da casa.
:: Para provar o sucedido a EDP pediu um relatório do fabricante onde estivesse explicito a razão da avaria. A nosso custo, esse relatório foi rapidamente apresentado à EDP. Estiveram meses sem nos dar feedback apenas dizendo que estaria em análise (ligámos insistentemente).
:: Após muita insistência recebemos um telefonema de uma funcionária a dizer que a EDP rejeita qualquer responsabilidade nesta avaria. A funcionária disse que não havia forma de discutir com as pessoas com poder de decisão e ela era apenas a mensageira. O processo estaria assim fechado para a EDP.
:: Como somos uma família numerosa que cozinha diariamente
em casa já pedimos para o técnico do exaustor avançar com o arranjo. É um problema com um impacto grande no nosso dia a dia e que nos está a trazer mais gastos.
Estamos também no processo de sair rapidamente como clientes da EDP mas queremos avançar com esta queixa, Espero que nos ajudem e fico inteiramente à vossa disposição para qualquer esclarecimento ou suporte.
Cumprimentos.