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Seguro de Saúde Universo com Marketing enganador

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. V.

Para: Universo

16/05/2023

Seguro de Saúde UniversoMarketing telefónico abusivo e enganadorAssunto: Prestação de informação errada ao clienteNIF:208487280N.º de cliente: 9102713801Exmos. Senhores,No dia 13 de fevereiro de 2022 fui contactado através de chamada telefónica por parte da Universo com o objetivo de me ser apresentado um seguro de saúde e proceder à subscrição da apólice. Esta chamada de marketing foi realizada sem o meu consentimento e sem eu a ter pedido, pelo que o contacto por si só poderá ser considerado, numa primeira instância, abusivo. Mesmo tendo explicado que me encontrava em horário de trabalho, a operadora insistiu na pertinência do contacto e, sendo um seguro de saúde, considerei poder ter eventual interesse em obter informação sobre o produto e aceitei avançar com a apresentação do mesmo, tendo assim sido informado de que a chamada seria gravada, algo com o qual concordei. Foi-me perguntado se tinha algum seguro de saúde e qual o prémio mensal que estava a pagar. Informei que tinha seguro de saúde médis, disse qual era o prémio que estava a pagar, e disse que estava totalmente satisfeito com o produto em questão. Naturalmente, a operadora contrapôs, afirmando que o seguro Universo, oferecia praticamente a mesma cobertura, por um valor inferior a metade daquele que eu estava a pagar. Duvidando de imediato da proposta por parecer demasiado boa, questionei se se trataria de um plano de saúde, pelo que a operadora afirmou que não, era de facto um seguro de saúde. Passei então a explicar que o maior interessado no produto poderia ser a minha esposa, visto ter esclerose múltipla e estar a pagar um valor mensal muito elevado pelo seu seguro de saúde. A operadora garantiu que este seguro poderia perfeitamente ser subscrito por ela, que tal não era fator de exclusão, mas que, quaisquer atos médicos ou tratamentos relacionados com a doença pré-existente estariam excluídos da cobertura, algo com o qual concordei e que, aliás, era precisamente o que acontecia com o produto que tínhamos naquele momento. Perguntei novamente se se tratava de facto de um seguro se saúde, que cobrisse consultas, idas à urgência, entre outros e, mais uma vez, foi-me dito que sim. Para ter a certeza absoluta de que não estava a ser enganado, expliquei quais eram as condições da apólice atual que tínhamos e a operadora retorquiu que as condições seriam praticamente as mesmas, sendo que o valor fixo por consulta seria ligeiramente mais elevado e que o valor total de cobertura anual seria mais baixo. Mesmo assim, feitas as contas, aparentemente tudo compensava. Com esta informação, não tinha como não aceitar o produto dadas as suas supostas vantagens.A operadora passou a informar que, para avançar para a subscrição, bastaria apenas confirmar os dados pessoais durante a chamada, e que o seguro ficaria ativo de imediato. Assim fiz e, passado algum tempo, recebi no email o documento com as condições da apólice. Sucede entretanto que, no passado dia 12 de maio, a minha esposa precisou de recorrer a uma urgência num hospital privado, utilizando assim o seguro a que tinha direito. Fomos surpreendidos com o pagamento de valores absolutamente incompatíveis com o que nos havia sido apresentado por telefone, e em que até consumíveis como luvas, adesivos e compressas vinham descritos na fatura com valores elevados, algo que nunca nos tinha acontecido com o anterior seguro. Além disso, por uma consulta de urgência e procedimentos muito básicos, o valor final rondou os 200€. Assim, serve a presente missiva para expor que a apresentação do seguro de saúde Universo por telefone foi feita com base em informação enganadora e que não corresponde à realidade, ou seja, este produto em nada se assemelha ao que tínhamos.Deste modo, o facto de termos cancelado o nosso seguro de saúde anterior, com o qual estávamos inteiramente satisfeitos, com base em informação falsa, representa uma situação em que fomos claramente prejudicados. Mais ainda, o facto de termos cancelado a apólice anterior implica que, querendo voltar ao mesmo produto, uma nova subscrição terá uma agravante no prémio mensal, algo que não aconteceria se nunca a tivéssemos cancelado. Aguardo resposta no prazo máximo de 8 dias.Com os melhores cumprimentosAntónio Vilanova


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