back

Roubo por falta de segurança no site do Bankinter

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. N.

Para: Bankinter

26/12/2023

No dia 6 de Novembro de 2023 entrámos na página de internet oficial do Bankinter para fazer uma transferência de 320,00€ referente ao arrendamento de um quarto em Évora.Colocámos a transferência corretamente, tal como fazemos mensalmente, e chegámos à fase em que temos de confirmar a operação com um código que recebemos por sms.Tendo recebido esse sms, colocámos o código para confirmar a operação, mas a página do Bankinter não avançava e mantinha no ecrã um pequeno círculo a rodar a aguardar que fosse processada a operação. O ecrã ainda continuava com o círculo a rodar quando recebemos um segundo sms com outro código. Pensámos que o primeiro código já tinha expirado e introduzimos o segundo código mas o resultado foi o mesmo. O ecrã do Bankinter não confimava a operação e continuava no mesmo sítio com o círculo a rodar sem parar.Isto volta repetir-se pois recebemos mais um terceiro e um quarto código sem que o ecrã do Bankinter avançasse e mantinha o círculo a rodar sem confirmar que a transferência dos 320,00€ tinha sido feita.Nesta altura achámos que a página do Bankinter não estava a funcionar como deve ser e tentámos desligar no X mas também não funcionava pelo que tivemos de desligar o computador no botão on/off.Seguidamente voltámos a ligar o computador, mas como este começou imediatamente a executar atualizações, decidimos ligar para a linha de apoio do Bankinter.Foi a linha de apoio do Bankinter que nos informou que foram feitos 3 movimentos bancários que nós não colocámos no banco. Isto é, sem que nós nunca saíssemos do ecrã de confirmação por sms da transferência que pretendíamos fazer, recebemos 4 códigos de confirmação da operação, pensando nós que estávamos sempre a tentar a validar a operação pretendida, afinal estes códigos validaram não só a operação pretendida como também mais 3 operações diferentes que nunca colocámos na página do Bankinter, sendo elas:1. um pagamento de serviços de 320,00€ para uma entidade 12543 “EUPAGO.COM”2. uma transferência de 4.320,00€ para “Jorge” (que depois verificámos que o beneficiário efetivo foi um tal de Gustavo Borges)3. uma transferência de 4.320,00€ para “Vera Simion” (que depois verificámos que o beneficiário efetivo foi um tal de Álvaro Reis dos Santos)Como o Bankinter ainda por cima nos cobrou comissões destas operações, o total que nos foi roubado totalizou 8.963,12€Quanto à linha de apoio do Bankinter, a quem ligámos imediatamente a seguir a isto ter acontecido, e a quem nos queixámos do descrito, disse-nos que já nada podiam fazer (e não fizeram).Como tudo isto se passou já perto das 16h de 16 de Novembro de 2023, e o banco estar encerrado a essa hora, fomos ao Bankinter de Setúbal no dia 17 de Novembro de 2023 logo pela manhã para fazer queixa do sucedido e pedindo que anulassem as operações indevidas e colocassem os valores de volta na nossa conta bancária dado que não fomos nós que as colocámos na página do Bankinter e também não o fizeram.Foi-nos dito pelo Bankinter de setúbal que também deveríamos apresentar queixa na Polícia Judiciária, o que fizemos logo de seguida e voltámos ao Bankinter de Setúbal onde entregámos o comprovativo da queixa que fizemos na Polícia Judiciária.Nessa altura o Bankinter disse que iria analisar o caso pelo que ficámos a aguardar pela reposição dos valores na nossa conta bancária. Então a resposta do Bankinter que nos enviaram em anexo ao email de 19 de Dezembro de 2023 foi: A 06-11-2023, foram realizadas, por V. Exa., através do Bankinter Particulares, transferências total de 8.960,00€, processados de acordo com os dados inseridos e autorizados por V. Exa., tendo os fundos sido disponibilizados nas contas dos Beneficiários.Conforme é do conhecimento de V. Exa., o Bankinter não teve qualquer intervenção ou responsabilidade nos movimentos realizados, não sendo possível a recuperação do valor transferido.Ora esta resposta do Bankinter é completamente inaceitável porque:1. Entrámos na página oficial do Bankinter2. Colocámos uma única operação na página oficial do Bankinter3. Recebemos 4 códigos seguidos do número de telefone oficial do Bankinter que pensávamos ser todos para a operação que estávamos a validar dado que só colocámos uma operação.Como é que o Bankinter diz no email que deu a melhor atenção ao processo e responde que as quatro operações foram feitas por nós, quando só uma operação é que foi feita por nós? É esta a melhor atenção que o Bankinter dá aos seus clientes?Como é que é possível só termos feito uma única operação e recebermos 4 códigos para validar 4 operações diferentes, sendo três operações a mais e diferentes e que nós não colocámos na página oficial do Bankinter? Que falta de segurança da página oficial do Bankinter é esta em que aparecem operações que não fizémos na nossa conta bancária? É esta falta de segurança que o Bankinter oferece aos seus clientes na sua página oficial? E é esta a atitude e comportamento que o Bankinter tem para com os seus clientes numa situação de falta de segurança grave como esta? O Bankinter não reconhece que tem estes problemas de segurança na sua página oficial nem se responsabiliza pelos danos que esta falta de segurança possa causar aos seus clientes?E como é que o Bankinter não consegue logo de seguida cancelar as operações indevidas nem na linha de apoio nem no Bankinter de Setúbal?E já agora como é que o Bankinter nem sequer bloqueia de imediato operações imediatamente seguidas e de igual valor?Conclusão: nós só colocámos uma única operação no portal do Bankinter mas por falta de segurança do portal oficial do Bankinter apareceram mais 3 operações que não colocámos no portal do Bankinter. Pelo que, o Bankinter tem que nos reembolsar as operações que não colocámos no Bankinter incluindo as despesas que o Bankinter ainda por cima nos cobrou destas operações, o que totalizam 8.963,12€ a reembolsar-nos pelo Bankinter.Nota: ver queixa completa no anexo Queixa Bankinter.pdf

Mensagens (6)

J. N.

Para: Bankinter

21/01/2024

O Bankinter voltou a responder que fomos nós que colocámos as transferências mas é falso.Nós sabemos bem o que se passou e não colocámos as transferencias no portal do Bankinter.O Bankinter não quer reconhecer isto porque não se quer responsabilizar pelos danos que a falta de segurança do portal do Bankinter possa causar aos seus clientes.

Bankinter

Para: J. N.

23/01/2024

Exmos. Senhores,No seguimento do pedido de informação que V. Exas. fizeram o favor de nos dirigir, através de e-mail, serve a presente para confirmar que a resposta foi, oportunamente, transmitida ao Exmo. Sr. Jorge Manuel Quintas Nascimento.Inteiramente ao dispor, apresentamos os nossos cumprimentos,Paulo AlexandreProvedoria Cliente - Bankinter PortugalTel: 800 261 820 *Email: provedoria.cliente@bankinter.comPraça Marquês de Pombal, n.º131250 – 162 Lisboawww.bankinter.pt*Chamada nacional gratuita [:e.bankinter.com/e/mail/Siga-nos.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Instagram-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/linkedin-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Facebook-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/youtube-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Spotify-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/WhatsApp-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/video_institucionalPT_2.png] [:e.bankinter.com/e/mail/Logo_Mail_Bankinter_04.Gif] Antes de imprimir esta mensagem, certifique-se da necessidade de o fazerAVISO LEGAL: Esta mensagem é destinada exclusivamente para a pessoa a quem é dirigida, sendo a mesma confidencial. Se a recebeu por engano, por favor comunique por este meio ou através do nº de telefone (707 50 50 50 ) eliminando-a posteriormente. Qualquer utilização desta mensagem ou dos respetivos anexos está proibida por lei.LEGAL NOTICE: This message is intended to be read exclusively by the addressee and is confidential. Should you receive it by error, please contact the sender by email or by telephone (707 50 50 50 ) and delete it. Any use of this message or its attachments without due authorisation is prohibited by law.'

J. N.

Para: Bankinter

27/01/2024

Roubaram-nos 8.963,12€ por falta de segurança no portal do Bankinter.Nós colocámos 1 transferência no portal do Bankinter mas apareceram 4 transferências todas diferentes.As restantes 3 transferências nós não colocámos no portal do Bankinter no entanto elas apareceram no portal do Bankinter o que nos causou um prejuízo de 8.963,12€.O Bankinter continua a ignorar o que nós dizemos e portanto está a ignorar que o portal do Bankinter tem um problema grave de segurança que nos causou já este prejuízo de 8.963,12€, e como o Bankinter simplesmente não reconhece este problema, isto significa que nem sequer está a tentar resolver este problema grave de segurança que existe no portal do Bankinter, e portanto não está a tentar corrigir o problema nem a garantir a segurança que devia a nenhum dos seus clientes, e nem se está a responsabilizar pelos danos que este problema já causou ou possa causar aos seus clientes.Dado que o Bankinter não tem lido o que nós escrevemos, estamos disponíveis para reunir com o Bankinter, ou com o Banco de Portugal, ou com um Juiz, ou com quem quiserem, para vos explicarmos presencialmente o que se passou para ver se entendem.Pensamos até que este roubo que nós sofremos foi feito por alguém que será bem conhecedor do sistema do Bankinter o que torna bastante provável que possa ter sido feito por alguém do próprio Bankinter.Conclusão: nós só colocámos uma única operação no portal do Bankinter mas por falta de segurança do portal oficial do Bankinter apareceram mais 3 operações que não colocámos no portal do Bankinter. Pelo que, o Bankinter tem que nos reembolsar as operações que não colocámos no Bankinter incluindo as despesas que o Bankinter ainda por cima nos cobrou destas operações, o que totalizam 8.963,12€ a reembolsar-nos pelo Bankinter.

Bankinter

Para: J. N.

31/01/2024

Assunto: V/ Ref.: CPTPT01942676-57 Pedido de comentárioreclamaçãoExmos. Senhores,No seguimento do pedido de informação que V. Exas. fizeram o favor de nos dirigir, através de e-mail, serve a presente para confirmar que a resposta foi, oportunamente, transmitida ao Exmo. Sr. Jorge Manuel Quintas Nascimento.Inteiramente ao dispor, apresentamos os nossos cumprimentos,Paulo Alexandre Jorge LeitãoProvedoria Cliente - Bankinter PortugalTel: 800 261 820 *Email: provedoria.cliente@bankinter.comPraça Marquês de Pombal, n.º131250 – 162 Lisboawww.bankinter.pt*Chamada nacional gratuita[:e.bankinter.com/e/mail/Siga-nos.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Instagram-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/linkedin-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Facebook-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/youtube-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Spotify-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/WhatsApp-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/video_institucionalPT_2.png] [:e.bankinter.com/e/mail/Logo_Mail_Bankinter_04.Gif] Antes de imprimir esta mensagem, certifique-se da necessidade de o fazerAVISO LEGAL: Esta mensagem é destinada exclusivamente para a pessoa a quem é dirigida, sendo a mesma confidencial. Se a recebeu por engano, por favor comunique por este meio ou através do nº de telefone (707 50 50 50 ) eliminando-a posteriormente. Qualquer utilização desta mensagem ou dos respetivos anexos está proibida por lei.LEGAL NOTICE: This message is intended to be read exclusively by the addressee and is confidential. Should you receive it by error, please contact the sender by email or by telephone (707 50 50 50 ) and delete it. Any use of this message or its attachments without due authorisation is prohibited by law.'

J. N.

Para: Bankinter

04/02/2024

Pretendo ter uma reunião com o Bankinter para esclarecer este assunto.CUIDADO COM O BANKINTER!Acho muito provável que este roubo tenha sido feito por alguém do próprio Bankinter.https://www.deco.proteste.pt/reclamar/todas-as-reclamacoes/todas-as-reclamacoes?referenceid=CPTPT01942676-57https://portaldaqueixa.com/brands/bankinter/complaints/bankinter-falta-de-seguranca-no-portal-do-bankinter-que-deixou-que-fossemos-roubados-em-896312-105071523¡CUIDADO CON BANKINTER!Creo que es muy probable que este robo lo haya realizado alguien del propio Bankinter.https://librodequejas.es/brands/bankinter/complaints/bankinter-falta-de-seguridad-en-el-portal-de-bankinter-que-permitio-que-nos-robaran-896312-797123

Bankinter

Para: J. N.

15/02/2024

Assunto: V/ Ref.: CPTPT01942676-57 Pedido de comentárioreclamaçãoExmos. Senhores,No seguimento do pedido de informação que V. Exas. fizeram o favor de nos dirigir, através de e-mail, serve a presente para confirmar que a resposta foi, oportunamente, transmitida ao Exmo. Sr. Jorge Manuel Quintas Nascimento.Inteiramente ao dispor, apresentamos os nossos cumprimentos,Paulo Alexandre Jorge LeitãoProvedoria Cliente - Bankinter PortugalTel: 800 261 820 *Email: provedoria.cliente@bankinter.comPraça Marquês de Pombal, n.º131250 – 162 Lisboawww.bankinter.pt*Chamada nacional gratuita[:e.bankinter.com/e/mail/Assinaturaemail400X250.jpg][:e.bankinter.com/e/mail/Siga-nos.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Instagram-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/linkedin-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Facebook-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/youtube-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Spotify-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/Telegram-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/WhatsApp-bn.jpg] [:e.bankinter.com/e/mail/video_institucionalPT_2.png] [:e.bankinter.com/e/mail/Logo_Mail_Bankinter_04.Gif] Antes de imprimir esta mensagem, certifique-se da necessidade de o fazer AVISO LEGAL: Esta mensagem é destinada exclusivamente para a pessoa a quem é dirigida, sendo a mesma confidencial. Se a recebeu por engano, por favor comunique por este meio ou através do n.º de telefone +351 210 548 000 (Chamada para a rede fixa nacional. O custo da chamada depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.) eliminando-a posteriormente. Qualquer utilização desta mensagem ou dos respetivos anexos está proibida por lei.LEGAL NOTICE: This message is intended to be read exclusively by the addressee and is confidential. Should you receive it by error, please contact the sender by email or by telephone +351 210 548 000 (Call to domestic landline network. The cost of the call will depend on the specific prices that you have agreed with your telecom operator) and delete it. Any use of this message or its attachments without due authorisation is prohibited by law.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.