Exmos. Senhores,
Venho, por este meio apresentar uma queixa contra a empresa Booking Viagens e Lazer.
No dia 06.05.2025, na aplicação da empresa Booking, fiz uma reserva para 2 noites, Apartamento com 2 Quartos para 3 adultos, e 1 criança (11 anos), na Herdade dos Salgados s/n, Vila das Lagoas, 8200-424 Albufeira, Portugal. Check-in 23 de junho de 2025 e Check-out 25 de junho de 2025. Preço total
€ 52,50
Recebi a confirmação da reserva com as seguintes condições de cancelamento
"Pode cancelar gratuitamente até 30 dias antes da chegada. Se cancelar nos 30 dias anteriores à chegada, o custo de cancelamento será 50% do preço total. Se não comparecer, a taxa de não comparecência corresponderá ao valor total da reserva.
Custos de Cancelamento
até 23 de maio de 2025 23:59: € 0
a partir de 24 de maio de 2025 00:00: € 1,25
a partir de 24 de junho de 2025 00:00: € 2,50"
No dia 19.05.2025 recebo mensagem no chat do apoio ao cliente com a seguinte mensagem:
"Update: Reservation 4858096829 at Apartments Herdade dos Salgados by PCFerias
Hi Renata,
We've verified that the accommodation has made an obvious mistake when registering their rates online, impacting your booking 4858096829.
They would like to offer you the option to keep your reservation, if you agree with the correct rate of 630 EUR + Cleaning fee 50 EUR.
Please consider this offer and let us know if you'd like to keep your reservation. Alternatively, let us know if you'd rather cancel this booking for free. "
Ao qual eu não concordei e enviei no próprio dia mensagem a explicar que o engano não foi da minha parte, por isso não deviam cancelar-me a reserva.
No dia 20.05.2025 a minha reserva foi cancelada com uma nota do serviço de apoi ao cliente:
"Olá Renata,
Lamentamos pelo ocorrido com a sua reserva.
Conforme mencionamos, o valor correto da tarifa de sua reserva é de 630 euros, e houve um erro por parte do hotel ao registrar a tarifa. Devido a isso iremos cancelar a reserva gratuitamente para você.
Novamente, lamentamos o ocorrido."
Nestas situações, o cliente não tem nenhum direito, o direito é só do Hotel? Eu já tinha marcado as férias e a explicação que me deram foi engano ao carregar as tarifas. não há dever de cumprimento por parte da empresa?
O mínimo que a empresa Booking poderia ter feito era oferecer algum desconto num alojamento futuro ou tentar chegar a um acordo de uma tarifa mais vantajosa para ambas as partes e não cancelar a reserva.