Exmos senhores venho reportar um problema continuado com a empresa FNAC.
A minha televisao SONY KD-55AG9 avariou no dia 28 de fevereiro deste ano.
Estava em uso na altura com o hdmi ligado, oiço um estalo forte vindo da televisão, tendo a imagem ficado cheia de pontos brancos ( é igual de aspeto e faz-me lembrar as televisões antigas no tempo do analógico quando não apanhavam sinal), o som deixou de se ouvir.
Com a minha insistência liguei e desliguei varias vezes a TV testando os hdmis. A imagem aparecia durante 2 segundos, depois ficava tudo em pontinhos brancos ou ecrã a preto a dizer sem sinal.
Cheguei a conclusão que algo queimou dentro da televisão ( esteve sempre protegida por UPS desde que a comprei, portanto falha de corrente não foi)
Descobri depois com variados testes que tudo o que envolvesse encriptação de sinal do hdmi (vulgo HDCP) deixou de funcionar em qualquer um dos 4 hdmis da televisão.
Como fiz garantia extendida na televisão, dirigi me a FNAC com os pdfs no telefone com imagens do problema, e video exemplificativo no inicio de Março, a contar usar a garantia que paguei na altura da compra da TV.
Desde aí começaram os problemas, na loja do Montijo respondem-me que a empresa FNAC não trabalha mais com essa seguradora, tendo sido os primeiros minutos bastante tensos pois nem encontravam em sistema nada da garantia da minha televisão, pondo em causa a minha palavra.
Recebi Perguntas como "Tem a certeza que fez garantia extendida?" Não tenho nada em sistema, nem me aparece nada de resultados com a sua fatura." Insisti mais um pouco com o funcionário e como ele estava atrapalhado disse-me "Hoje não tenho cá o meu supervisor terá de vir noutro dia." isto tudo nos primeiros dias de março de 2024
Eu compreendi, e quando voltei no dia seguinte, já tinham conseguido encontrar a minha fatura sendo afinal válida com uma seguradora que deixaram de trabalhar em 2022.
Peço-lhes para ativar o seguro, dizem me que não é possível pelo sistema deles, tenho de ser eu a fazer o processo todo desde enviar email com os dados ate a agendamento da recolha do equipamento tudo feito por mim. Insisti mais um pouco disseram-me que não havia forma tinha mesmo de ser eu a tratar de tudo.
Chego a casa e tenho outro bloqueio o site e email que me facultaram na FNAC montijo da seguradora, já não são mais válidos na internet website supporter.pt mais email para onde enviei os dados e informação da avaria.
Passaram uns 3 dias e decido ir por minha ideia a outra FNAC expor o mesmo problema. Na FNAC Vasco da GAMA em Lisboa , passam-me informação da seguradora mas pelo website espanhol supporter.es e email correspondente sendo que nesse já obtive resposta para ativar garantia. Os dados que a FNAC montijo me passou eram inválidos.
Agendou-se as segintes recolhas do equipamento ate hoje: (marquei varias)
1 vez- Levam a televisão dia 3 de Março, retorna a dia 2 de a Abril (29 Dias) Televisão vem exactamente com a mesma avaria e mesmos sintomas.
2 vez- Levam a televisão dia 17 de Abril, retorna dia 13 de Maio. ( televisão retorna com a mesma avaria e mesmos sintomas)
3 vez- Levam a televisão dia 4 de Junho, recebi hoje email da seguradora (13 de Junho) a dizer televisão testada e não encontraram qualquer avaria. Vão devolver ao cliente assim como está.
Email em seguida
Bom dia,
Anexamos a este e-mail uma cópia do relatório técnico dos testes efectuados ao televisor, fotografias do seu funcionamento e abaixo o diagnóstico do Serviço Técnico Oficial Sony:
Televisor LCD / LED marca SONY modelo KD-55AG9 com número de série 6070931 e os seguintes acessórios: Cabo de Alimentação, Embalagem Original, Telecomando,
DIAGNÓSTICO:
Depois de ter a televisão em teste durante vários dias e de verificar exaustivamente as entradas HDMI, não se detecta qualquer erro ou anomalia tanto na TV como no HDMI. Verifica-se que tanto o funcionamento do televisor como o das entradas HDMI estão correctos.
O painel e a tampa apenas apresentam danos estéticos devidos ao uso mas não apresentam qualquer fratura. Verificámos o resto dos componentes e não encontrámos outras anomalias. Recebemos com cabo de alimentação, embalagem original, telecomando.
Vamos proceder à devolução do televisor porque, na Sony, não há nenhum problema com o equipamento.
Com os melhores cumprimentos,
F***pe Silva
Apoio Multigarantias Fnac
A televisão foi com aspeto novo, esteve sempre no mesmo sitio mais de 2 anos agora já contem danos estéticos, pelas sucessivas mexidas pela Garantia Extendida.
Televisão com danos estéticos + Avaria que já tinha.
Só estou a pedir um bem Igual ou superior ou o meu dinheiro de volta Fatura de 2099,99 Euros. Tem me sido negado o exercer de meus direitos, dizem-me que tudo funciona bem, quando é mentira e tenho sucessivos videos / fotos a provar e que lhes enviei entre cada reparação para os ajudar a detectar o problema.
Passado 3 meses tudo na mesma.
Envio em anexo os documentos que tenho em minha posse ao longo de uma boa quantidade de emails que troquei com a seguradora. Atenção que os relatorios finais de reparação só foram disponibilizados há uma semana atrás quando alguem da FNAC intercedeu derivado a um expor de toda a situação na loja do Montijo, já em desespero.
Os ficheiros 5 e 6 foram-me facultados pela FNAC e não pela seguradora como deveria ser sua obrigação para comprovar o que diz nos emails que tudo estava bem.
Podem ajudar?
Cumprimentos,
David Sucesso