Boa tarde,Venho por este meio expor uma situação digna dos melhores comportamentos humanos.Sou proprietária de um Lancia Ypsilon 312Y de 2012 e há cerca de 4 meses (08/05/2019) fui contactada pela Fiat, pelo facto de o meu carro ter um defeito de fabrico na Centralina de controlo do motor.Foi com grande espanto e susto que verifico que uma das principais peças do motor do meu carro tem um problema grave, podendo gerar situações de perigo.Nesse contacto, a Fiat disponibilizava-se de forma simpática a rectificar a situação. Dentro das várias oficinas deles possíveis questionei se alguma operava ao fim de semana de forma a não ser necessário faltar ao meu trabalho (para salvaguardar uma situação gerada por eles).Indicaram me que a única oficina que trabalhava ao fim de semana seria a FXP de Loures sita na E.N. 8, Mealhada Km 4.3. Assim face à delicadeza de resolução da situação, agendei para dia 25/05/2019, sábado.Com grande surpresa recebo um mail da referida oficina dia 23/05/2019 indicando que não seria possível realizar a referida correcção visto que ao sábado apenas realizavam serviços de manutenção. Deveria indicar a minha disponibilidade de 2.ª feira a 6.ª feira para realizar a campanha técnica 5950 - CENTRALINA DE CONTROLO DO MOTOR (curioso como um defeito de fabrico adquire o nome de campanha técnica?!).Mas o meu espanto aumenta quando no dia 24/05/2019 recebo um SMS para confirmar a minha marcação para dia 25/05/2019 na FXP de Loures????Tentei entrar em contacto com a oficina para confirmar se era possível ou não a correcção do defeito ... em vão.Tentei entrar em contacto algumas vezes com a dita oficina, até que a 26/06/2019 a Fiat volta novamente a contactar me para novo agendamento.Questiono (novamente) se há alguma oficina a trabalhar ao fds e qual o meu espanto... voltam a indicar me a FXP de Loures.Explico ao colaborador tudo o que tinha acontecido na marcação anterior e o mesmo... insiste que em sistema pode fazer aquele agendamento para um sábado.Eu que até sou fã de desportos radicais... repito a proeza e agendo para dia 13/07/2019 na FXP de Loures.Pois que ... (sim acredito que quem está a ler, já sabe o desfecho da situação) dia 11/07/2019 sou contactada pela a oficina me elucida de forma eloquente que não fazem este tipo de serviço técnico ao sábado e que deveria indicar a minha disponibilidade de 2.ª a 6.ª feira.Ora como deverão imaginar... descrevi de forma (ainda mais eloquente) toda a dificuldade que tem sido este agendamento e que achava ultrajante este contacto telefônico depois dos últimos acontecimentos.Não fiz nova marcação e exigi que alguém entrasse em contacto comigo para me explicar o que se passava.Mas o meu espanto ganha volumosas proporções quando dia 12/07/2019 recebo novo SMS indicando NOVAMENTE que a minha marcação para dia 13/07/2019 na FXP de Loures estava confirmada???????Nesse momento fico perplexa com a falta de profissionalismo, integridade e respeito por parte da Fiat e seu representantes (quando o melhor ainda estava para vir....).Decido nesse mesmo dia 12/07/2019, escrever uma reclamação no site da Fiat expondo a situação de modo a ver a mesma resolvida.Passado 3 dias (15/08/2019) recebo uma chamada do call center da Fiat em Milão.Atendimento simpático, prestável.... mas sem grande eficacia prática.Quem me atendeu foi extremamente afável e bastante sensível à minha situação e disse que iria entrar em contacto com a dita oficina para perceber o que se passava e procedermos ao agendamento o mais rapidamente possível.Curioso... e quase triste... sou contactada novamente por esse call center passado uma semana a indicar me que não conseguiam entrar em contacto com ninguém na oficina (tentaram durante uma semana) e se eu não preferia marcar para outra oficina.Esta é a forma de resolver da Fiat?Reiterei que não achava que era a forma correcta de resolver a situação. Indicaram que iriam insistir e verificar junto do departamento competente.Neste período, fui contactada por um call center ligado à FXP de Loures a questionar se eu tinha ficado satisfeita com o serviço no dia 13/7?? sim tremenda falta de informação interna.Há cerca de uma semana atrás (26/07/2019) fui novamente contactada pelo contact center de Milão e já tinham uma solução plausível para a situação.Eu seria contactada na semana seguinte para agendar um sábado em que entregaria o meu carro e traria um veículo de substituição até a tudo estar rectificado.Hoje, dia 04/08/2019, já passou mais de uma semana sem qualquer contacto.Parece ultrajante a forma como a Fiat lida com os seus clientes e com um erro que cometeu.A falta de informação e responsabilidade é surreal.Estou certa que a Fiat cumpriu a obrigação geral de segurança no Decreto-Lei n.º 69/2005 de 17 de Março e informou a Direcção-Geral do Consumidor desta falha.Ora a centralina do motor é um dispositivo electrónico que serve para controlar o funcionamento do motor e, por consequência, do carro, mediante as condições encontradas. Para esse efeito, a centralina guarda todas as informações, desde o motor, à injeccção, passando pela ignição e ABS, até ao sistema de controlo de tracção. Com a soma de todas essas informações, a centralina vai ajustando o funcionamento do motor.Assim uma centralina avariada pode, dependendo da gravidade e da influência do defeito interno, causar problemas como: o arranque do motor, o funcionamento irregular do motor, insuficiente potência, falha do motor, entre outras situações.Assim venho aqui expor toda a situação esperando conseguir a resolução da situação e uma indemnização visto que a Fiat mesmo quando descobre um erro que coloca vidas em risco, perpetua-o meses a fio sem qualquer problema ou consequência.Melhores Cumprimentos