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Reembolso por serviço não efetuado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. C.

Para: HOTEIS.COM

29/10/2019

No dia 14 de Outubro passado, a minha mulher apresentou uma reclamação registada com o número[REQ:M-25717920], relativa à não efectividade na estadia (reserva nº160791974903) no Hotel Rural de Santa Bárbara dos Mineiros (Data de check-in sábado, 12 de Outubro de 2019 Data de check-out domingo, 13 de Outubro de 2019), devido ao tratamento a fomos sujeitos por parte do gerente do hotel, que acabou na nossa expulsão do mesmo, efectuada por parte do gerente. Foram vários os acontecimentos pelo que vou deixar uma descrição o mais detalhada possível.Ao fazermos o check in no dia 12 de Outubro, a funcionária que nos atendeu foi de extrema simpatia e cortesia e todo o processo decorreu de forma normal e expectável. Mostrou-nos as instalações do hotel e a localização dos serviços disponíveis.Ao chegarmos ao nosso quarto, reparámos que não havia sabonete para as mãos e utilizámos o gel de duche que tínhamos disponível como cortesia do hotel. Saímos pouco tempo depois do check in para dar uma volta nas redondezas e como a recepção estava vazia, deixámos o pedido para quando voltássemos. Ao regressarmos, já não se encontrava na recepção a funcionária que nos atendeu, mas outro senhor, que soubemos mais tarde ser o gerente. Fiz o pedido e foi-me sugerido que utilizasse o gel de duche. Expliquei que foi o que fiz, porque não tinha mais nada disponível, mas que gostaria de usar sabonete. Foi-me perguntado se queria mais gel de duche. Achei que era dificuldade de comunicação e disse explicitamente que pretendia sabonete. Com evidente má vontade, foi procurar o sabonete solicitado, que nos foi entregue.Ao chegar ao quarto, e verificar as camas, reparei que um dos lençóis das camas (era quarto twin, apesar de ter pedido na reserva de casal) não estava passado a ferro. Ao abrir mais a cama para encontrar indícios de utilizações anteriores, vi que o lençol tinha manchas amarelas. Desfiz a outra cama e esta, apesar de ter os lençóis passados, um deles tinha um furo. Entre o lençol e a protecção do colchão, podiam ver-se cabelos.Dirigi-me à recepção e pedi para nos irem mudar as camas. O gerente dirigiu-se ao nosso quarto com apenas um lençol, olhou para a cama, disse que a cama estava perfeita, que o amarelo não era sujo eram manchas de ferrugem e não tinha mal nenhum mas, que se quisesse, ali estava o lençol e podíamos fazer a cama. E saiu do quarto.Deixou-nos a ambos estupefactos e de boca aberta. Segui-o para a recepção com o lençol sujo, protestando que não achava normal que estivesse a pedir aos hóspedes que fossem os próprios a fazer as camas. O gerente não gostou porque estavam outras pessoas a fazer o check in naquele momento, mas eu também não gostei que ele nos tivesse virado as costas no quarto depois de nos dizer que poderíamos fazer as camas. Continuou a insistir que os lençóis não estavam sujos, eram manchas de ferrugem e recusou-se a mudar as camas porque, segundo as suas próprias palavras, estava sozinho no hotel e não sabia fazer camas. Eu disse que não aceitava este tipo de tratamento, disse que queríamos sair e pedi a devolução do dinheiro da reserva, pedido que foi prontamente recusado - o pagamento teria sido feito ao Hoteis.com e não directamente ao hotel. Em nenhum momento nos foi feito pedido de desculpas ou foi sugerida a hipótese de sermos mudados de quarto. Quando questionado acerca do motivo porque estava sozinho num hotel de 4 estrelas e não conseguia providenciar os serviços mais básicos oferecidos a hóspedes, virou-nos costas e saiu da recepção por uma porta de serviço, deixando-nos a falar sozinhos.Continuei a interpelá-lo até ele voltar e, quando o fez, eu protestei pelo comportamento e pelo tratamento informal, dizendo que em Portugal não é costume dirigirem-se às pessoas naqueles termos, referindo-se obviamente à situação em que nos encontrávamos. O gerente insinuou que essa afirmação era xenófoba, ameaçou chamar as autoridades e expulsou-nos de imediato do Hotel, sem qualquer motivo aparente. Será que eu e a minha mulher estávamos a ser demasiado exigentes com o serviço prestado? Não me parece. Enquanto isto decorria, a minha mulher solicitou várias vezes o livro de reclamações para apresentar queixa formal nas autoridades competentes. Ao meu terceiro pedido consegui que nos desse o livro de reclamações e seguiu uma queixa formal para o Turismo de Portugal, I.P. relatando brevemente os acontecimentos e focando-me no facto de que o hotel não está preparado para oferecer os serviços que apregoa como sendo de 4 estrelas, como uma simples mudança de roupa de cama deveria ser.Foi a primeira vez em todas as nossas estadias em hotéis que semelhante coisa nos sucedeu, ficámos extremamente perturbados e custa-nos aceitar ter pago por um serviço que não foi consumado e pelo tratamento a que fomos sujeitos. Até porque, pelo que entendemos, os serviços de hotel de 4 estrelas (restaurante, dois bares, ou outra necessidade qualquer) estariam sempre dependentes da capacidade de 1 única pessoa. Não é aceitável de todo. Nessa mesma tarde fizemos nova reserva através do mesmo site (Hoteis.com) para outro hotel na mesma área, uma vez que fomos expulsos do Hotel Rural de Santa Bárbara dos Mineiros e mesmo que o gerente voltasse a trás na decisão, não iriamos ficar mais naquele sitio.Através da reclamação solicitámos que considerassem o pedido de reembolso completo, uma vez que não usufruímos da estadia.A reclamação foi registada com o Case ID : [REQ:M-25717920] e no dia 24 de Outubro, a reclamação foi dada como encerrada, com a oferta de um cupão de crédito do Hoteis.com no valor de 7 EUR. Obviamente que não era este o desfecho pretendido. Agradeço a resolução imediata desta situação, pois paguei 66,15 € por um serviço ao qual não tive direito.Atentamente, Vitor Coelho

Mensagens (1)

HOTEIS.COM

Para: V. C.

29/10/2019

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