Exmos Senhores,
No dia 11/09/2025, efetuei a compra de uns ténis através do site da Ginova, tendo o pagamento sido efetuado por MB Way.
No dia 12/09/2025, recebi um email do Marketplace a informar que a entrega seria efetuada por um parceiro — Smooth Saturday Lda — com data prevista de entrega até 13/10/2025 e no dia 16/09/2025 enviei um e-mail a pedir para cancelar a encomenda pois não tinha reparado que o prazo de entrega era tão extenso ao qual me responderam que "ao longo de todo o processo de compra, a informação de que está a adquirir um produto através de um marketplace está devidamente assinalada e acessível." e que "apesar da situação atual com a sua encomenda, temos outros modelos disponíveis em stock no tamanho 42, caso esteja interessada em considerar uma alternativa." e que neste caso o envio seria imediato. Ao qual respondi que não estava interessada e que pretendia o reembolso do valor pago. No dia 29/09 recebi a resposta seguinte: "Cumpre-nos esclarecer que, enquanto vendedores, temos um prazo legal de até 30 dias para efetuar a entrega da encomenda, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.
Neste momento, a sua encomenda encontra-se dentro do prazo legal estabelecido, pelo que, por ora, não será possível proceder ao cancelamento e reembolso conforme solicitado. Pedimos, por isso, que aguarde até à data limite indicada para a entrega.
Naturalmente, caso o prazo venha a ser ultrapassado sem que a encomenda lhe seja entregue, garantimos que o reembolso será feito se assim o preferir."
Assim sendo, aguardei a data de entrega (13/10) e a encomenda não foi entregue. No dia 14/10 voltei a entrar em contacto através do e-mail referindo que "tal como mencionado no e-mail anterior por vocês enviado, dispõem de um prazo legal de 30 dias para entregar a encomenda. Visto que a encomenda foi realizada no dia 12 de Setembro e no e-mail de confirmação está referida a data de entrega de dia 13 de Outubro, hoje, dia 14 de Outubro, agradeço o cancelamento da encomenda e o reembolso do valor pago para o IBAN a seguir indicado (mesmo método de pagamento)" e a resposta que obtive foi novamente a de escolher outro artigo que estivesse disponível para entrega e eu voltei a referir que queria o reembolso . No dia 16/10 recebi um e-mail a dizer que "Informamos que a sua encomenda já se encontra em fase final de preparação e será expedida muito em breve, com previsão de entrega no máximo no início da próxima semana.
Compreendemos o seu pedido de reembolso, mas neste momento a encomenda já está pronta para envio, pelo que seguirá para entrega nos próximos dias." E eu voltei a referir que nao queria receber a encomenda e nesse mesmo dia consegui, pela primeira vez, entrar em contacto com a colaboração Gabriela através da linha telefónica, onde relatei toda a situação e mostrei o meu desagrado e onde a colaboradora me pediu o envio so IBAN para procederem ao reembolso. Enviei o IBAN nesse mesmo dia e até hoje (9/11) ainda não recebi o reembolso !