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Reembolso de valor da viagem por doença (Ryanair)

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. Q.

Para: RYANAIR

11/03/2020

Venho por este meio comunicar a V.Excelências que tinha reserva de voo para dia 05/02/2020 (ida e volta) com partida em Lisboa e destino a Ponta Delgada. Regressaria no dia 08/02/2020. Contudo, por questões de doença grave, fui impedida de viajar pelo médico, tendo este passado um relatório de proibição de voar. Eu encontro-me com uma trombocitopénia grave, com elevado risco de hemorragia espontânea. Tentei entrar em contacto com a ryanair pelo chat online que possuem, os quais me informaram que deveria preencher um formulário online de reembolso por doença grave e anexar o relatório médico ao mesmo. Fi-lo e automaticamente recebo uma resposta por parte da ryanair onde me informaram o seguinte: Desejamos informar que os bilhetes da Ryanair não são reembolsáveis. Isso está claramente indicado em nossos Termos e Condições, acordados no momento da compra. Mas, uma vez que os termos e condições no ponto 10.4 informar que em casos de doença grave existe reembolso do valor da viagem, batalhei pelos meus direitos. Contudo, a resposta que obtive foi: Embora simpatizemos com sua opinião, lamentamos que a nossa posição, conforme estabelecido em nosso e-mail anterior, permaneça inalterada.. Simpatizemos com a situação, é muito ingrato de se ouvir numa situação grave de doença, tendo ficado demasiado transtornada com a falta de sensibilidade. Resolvi novamente recorrer ao chat online, que de nada serviu pois disseram que não poderiam ajudar mais. Contactei telefonicamente a ryanair para Espanha, tendo ficado cerca de 15 a 20 minutos ao telefone e nada me conseguiram resolver. Apenas me deram um novo e-mail para onde reclamar (customerqueries@ryanair.com). Expus novamente a situação para esse novo e-mail, tendo enviado toda a documentação que prova o meu estado de saúde. Enviaram resposta com um número de pedido e que o mesmo seria avaliado em 7 dias. Passado os 7 dias, responderam que o mesmo iria ser reencaminhado para o departamento responsável. Passados mais 7 dias pediram para preencher novamente o tal formulário online de reembolso por doença. Mas, uma vez que já o tinha feito com o número da reserva do voo, não me foi permitido preenchê-lo novamente. Informei-os por e-mail desse sucedido. Não obtive mais resposta. No dia 26/02/2020 resolvi enviar novamente um e-mail onde demonstrei o meu desagrado na resolução do problema e informei-os de que iria recorrer a apoio de uma entidade para me auxiliar com a presente situação. Obtive logo resposta, tendo-me informado de que a afluência de pedidos era extensa e que assim que possível iriam dar-me um resposta. O que é certo é que até à data não me informaram de mais nada. Eu disponibilizei à ryanair informação da minha situação de saúde, com dados pessoais, pois era o que pediam para me reembolsarem o valor do voo (ida e volta) e já se passou mais de um mês e a situação continua por se resolver. Como me podem ajudar? Sinto-me injustiçada.Informação que pode ser relevante: - valor do voo: 131,96€ (ida e volta, duas pessoas). Se necessitarem de mais dados por favor contactem-me.Obrigada pela atenção prestada.Aguardo resposta,Verónica Quintelas.


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