Problema identificado:
OutroReclamação
F. V.
Para: TAAG
Desde abril de 2020 tenho contacto da empresa TAAG para pedir a devolução/reembolso dos bilhetes pagos para viagem entre Lisboa e São Paulo. O serviço de atendimento da TAAG se eximiu da responsabilidade, alegando não ter responsabilidade pelo reembolso, uma vez que os bilhetes foram comprados por empresa terceira e não pela própria companhia. Acontece que, a empresa onde adquiri os bilhetes (Travelgenio) não tem canal de comunicação ao público. Considerando as regras de proteção do consumidor, a TAAG é responsável solidária e prestadora do serviço. O Código da reserva do bilhete é: UAGDTZLOCALIZADOR COMPANHIA AÉREA: DT/N3GZPItinerário: Lisboa-Luanda-São Paulo /ida e volta.Data de ida: Lisboa, PT (Lisboa) 12/07/2020 10:15Volta: São Paulo, BR (Guarulhos Intl.) 31/08/2020 18:20NOME :FABIO / SOBRENOME: DA SILVA VEIGA N.º DOCUMENTO :YD065106Valor da compra: 730 euros.Solicito a devolução dos valores pagos da compra, uma vez que o voo foi cancelado e não pude realizar a viagem.
Mensagens (8)
TAAG
Para: F. V.
Boa tarde Sr. Fabio,Perdoe-nos pela demora na resposta, entretanto como o senhor mesmo relata, o vosso bilhete foi adquirido fora do Brasil e pago em euros através do site de agencia de viagens. O processo de reembolso é feito sempre no mesmo local de compra. A agencia processará no sistema , deduzindo as multas inerentes à regra da tarifa adquirida , e o residual estornado ao seu cartão de crédito.A partir do Brasil não temos como lhe ajudar. Tentarei entrar em contato com a matriz para melhor lhe orientar.Atenciosamente.Rita LimaReembolsosLoja de Vendas - Delegação para América Latina.png]Avenida Presidente Vargas, 542 - 303 - CentroRio de Janeiro - RJ - Brasil - 20071-000Tel: +55 21 2206-3085 Ext: 202025[cid:image009.png@01D3BA15.04DB8050] [cid:image010.png@01D3BA15.04DB8050] [cid:image011.png@01D3BA15.04DB8050] [cid:image012.jpg@01D3BA15.04DB8050] [cid:image013.png@01D3BA15.04DB8050] AVISO LEGAL: Esta mensagem é confidencial e legalmente protegida, destina-se exclusivamente aos destinatários,se voce recebeu esta mensagem por engano, informe e exclua a mesma e os seus anexos.Em seg., 1 de mar. de 2021 às 15:47, escreveu:
F. V.
Para: TAAG
Boa tarde, Sra. Rita LimaOs bilhetes foram adquiridos em Portugal. Sou residente em Portugal. Entrei em contato com a TAAG desde o momento que o voo foi cancelado e a empresa sempres e eximiu da responsabilidade alegando motivos escusos à lei portuguesa e europeia. O que pretendo é uma resposta pragmática da TAAG se vão ou não restituir o meu dinheiro, pois a empresa não prestou o serviço devido. Caso não haja resposta, pois já estamos nessa conversa desde março de 2020 (há 11 meses), terei de demandar aos tribunais portugueses. A TAAG possui operações em Portugal e o voo estava previsto para sair de Lisboa, portanto, não há alternativas que não seja o de cumprimento das obrigações legais por parte da TAAG, a saber, a restituição integral dos valores pagos pela viagem não realizada.Att.Fábio Veiga
TAAG
Para: F. V.
Bom dia Sr. Fábio Veiga,Na sequência da sua reclamação, enviada através da DECO, respeitante ao reembolso do bilhete n° 118-9491406102, já procedemos à análise e realizámos os devidos contactos com a agencia emissora do documento em questão. Porém, a Travelgenio confirmou não possuir qualquer registo de contacto da parte do cliente referente à solicitação do reembolso.Sendo assim, informo que poderá proceder ao envio da solicitação de reembolso através da página da Travelgenio, que deverá atuar de acordo com os procedimentos estabelecidos nestes casos. Da nossa parte, faremos o necessário para agilizar a resolução desta situação.Agradecemos desde já a sua compreensão e lamentamos os inconvenientes causados por esta situação.Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.Com os melhores cumprimentos,[TAAG - Linhas Aéreas de Angola]Sector de VendasAv. Do Brasil, n° 31 A1700-062 LisboaPortugal[cid:image002.png@01CE26DA.80D805D0][cid:image003.png@01CE26DA.80D805D0]Torne-se Passageiro Frequente da TAAG com o cartão de membro da Umbi Umbi Club em www.umbiumbiclub.com.[iata][IOSA]P Please consider the environment before printing this e-mail message.Aviso Legal Esta mensagem é destinada exclusivamente ao(s) destinatário(s). Pode conter informação confidencial ou legalmente protegida. A incorrecta transmissão desta mensagem não significa a perca de confidencialidade. Se esta mensagem for recebida por engano, por favor envie-a de volta para o remetente e apague-a do seu sistema de imediato. É proibido a qualquer pessoa que não o destinatário de usar, revelar ou distribuir qualquer parte desta mensagem.Em seg., 1 de mar. de 2021 às 15:47, escreveu:
TAAG
Para: F. V.
Bom dia.Já encaminhamos a vossa reclamação para a TAAG de Lisboa que irá assumir o seu caso, tendo em conta que o vosso bilhete foi adquirido em euros.Atenciosamente.Rita LimaEm qui, 4 de mar de 2021 08:32, Marco Branco escreveu:Bom dia Sr. Fábio Veiga,Na sequência da sua reclamação, enviada através da DECO, respeitante ao reembolso do bilhete n° 118-9491406102, já procedemos à análise e realizámos os devidos contactos com a agencia emissora do documento em questão. Porém, a Travelgenio confirmou não possuir qualquer registo de contacto da parte do cliente referente à solicitação do reembolso.Sendo assim, informo que poderá proceder ao envio da solicitação de reembolso através da página da Travelgenio, que deverá atuar de acordo com os procedimentos estabelecidos nestes casos. Da nossa parte, faremos o necessário para agilizar a resolução desta situação.Agradecemos desde já a sua compreensão e lamentamos os inconvenientes causados por esta situação.Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.Com os melhores cumprimentos,[TAAG - Linhas Aéreas de Angola]Sector de VendasAv. Do Brasil, n° 31 A1700-062 LisboaPortugal[cid:image002.png@01CE26DA.80D805D0][cid:image003.png@01CE26DA.80D805D0]Torne-se Passageiro Frequente da TAAG com o cartão de membro da Umbi Umbi Club em www.umbiumbiclub.com.[iata][IOSA]P Please consider the environment before printing this e-mail message.Aviso Legal Esta mensagem é destinada exclusivamente ao(s) destinatário(s). Pode conter informação confidencial ou legalmente protegida. A incorrecta transmissão desta mensagem não significa a perca de confidencialidade. Se esta mensagem for recebida por engano, por favor envie-a de volta para o remetente e apague-a do seu sistema de imediato. É proibido a qualquer pessoa que não o destinatário de usar, revelar ou distribuir qualquer parte desta mensagem.Em seg., 1 de mar. de 2021 às 15:47, escreveu:
F. V.
Para: TAAG
Prezados TAAG,O vosso serviço de atenção ao cliente tem se mostrado contraditório desde o início da nossa comunicação para a resolução do problema de cancelamento do voo da TAAG e respectiva restituição dos valores pagos pelo cliente.Tanto a Travelgenio (terceiro na relação contratual de venda de passagem) quanto a TAAG (operadora do voo e empresa responsável pela vigilância dos seus representantes de vendas) estiveram escusando-se da responsabilidade sobre a RESTITUIÇÃO DOS VALORES PAGOS PELOS BILHETES.A Travelgenio disse no primeiro momento, um dia antes da viagem - e já esta cancelada - que o cliente deveria contatar a TAAG para ter direito à remarcação da viagem (quando a TAAG não tinha nem condições de remarcar). Logo, a TAAG dizia que não poderia devolver o dinheiro porque não foi a vendedora dos bilhetes (na verdade, a relação entre TAAG e Travelgenio é desconhecida pelo cliente e os processos de gestão entre as empresas não são de responsabilidade do cliente).Por isso, e na última tentativa de RESOLUÇÃO AMIGÁVEL deste imbróglio que dura mais de 11 meses, INFORMO OS DOCUMENTOS QUE PROVAM o meu contato (assim como o da minha companheira) com a TAAG e a Travelgenio, e nessa comunicação AMBAS ATUARAM COM MÁ-FÉ CONTRATUAL, substância suficiente para a responsabilização das duas empresas. Reitero que irei demandar judicialmente a TAAG por ser a operadora do voo e a responsável pelo serviço. Esta é a minha última mensagem de tentativa amigável de resolução. Anexo três documentos para a vossa apreciação.Att.Fábio Veiga
TAAG
Para: F. V.
Boa tarde!Já encaminhamos essa reclamação à nossa Delegação em Portugal e notificamos ao passageiro.Como a compra do bilhete aéreo em questão foi feita no site de uma agencia de viagens com plataforma em Portugal, e pagamento em euros, nada pode ser feito pelo Brasil.A Taag de Portugal está averiguando e tomará as devidas providencias para auxiliar o passageiro.Rita Correa LimaEm dom, 14 de mar de 2021 15:47, escreveu:
F. V.
Para: TAAG
Boa tarde, Aguardo o contato da TAAG de Portugal, operadora ao qual efetivamente comprei os bilhetes.Att.Fábio Veiga
F. V.
Para: TAAG
Prezados TAAGJá se passaram mais de 15 dias desde o meu último contato e até o presente moemento não obtive respostas de vossa parte.Como havia lhes informado, se não houver disposição de vossa parte em reembolsar os valores pagos pelos bilhetes e, nesse sentido, não havendo resposta, irei acionar a justiça portuguesa para garantir os meus direitos.Att.Fábio Veiga
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação