Redução de potência
Problema identificado:
Problemas na prestação do serviçoReclamação
A. C.
Para: Endesa Energia, S.A.
Exmos. Senhores, No dia 12-03-2025, apercebi-me da redução da potência do meu contador através da mensagem da E-Redes. Liguei para esta entidade que me informou que teria que ligar para o meu fornecedor comercial. Liguei para o apoio ao cliente da Endesa que me explicou que a potência foi reduzida porque tinha uma factura em atraso que venceu no dia 28-02-2025. Tudo certo, estou em falta. Voltei a ligar ao final do dia, perto das 22.00. A colaboradora que me atendeu disse que me foi enviado o aviso de corte dia 03-03-2025, que não recebi. A mesma perguntou-me se queria que abrisse um pedido para o reenvio do aviso, mas eu estava tão irritada que disse que não. No entanto, de manhã liguei novamente para a Endesa e pedi então o reenvio do aviso de corte porque gostaria de ver qual a data limite para pagamento, que, normalmente, é até ao final do mês. Portanto, neste caso seria final de Março. A colaboradora disse-me que não podiam enviar porque não existem segundas vias de avisos de corte, apenas de facturas. Pergunto: como é que têm a certeza que recebi o aviso? Isto nunca me aconteceu em quase três anos de contrato e já tive duas facturas vencidas. A Endesa está assim tão desesperada e com falta de lucros? Além desta situação, assinalo a atitude arrogante e a falta de profissionalismo com que fui atendida, principalmente, no dia 13-03-2025. E assim se perde um cliente. Irei regularizar a situação, mas não continuarei cliente nem, obviamente, recomendarei os serviços desta entidade.
Mensagens (7)
Endesa Energia, S.A.
Para: A. C.
A/C: Serviço de informações Processo Endesa nº CA-23380100 RefªDECO:12294348 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo.(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo.(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23380100. No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo.(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha, que referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000041958096PG, após análise informamos que existindo dívida vencida pendente de liquidação, nos termos dos artigos 78.º e 79.º do Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico e gás natural, a potência da sua habitação pode ser reduzida para 1,15 kVA decorridos 5 dias da emissão do pré-aviso de interrupção do fornecimento de energia. Facto do qual foi notificado no pré-aviso de interrupção n.º 5013001 Data de Emissão: 2025-03-03. A redução de potência manter-se-á ou poderá evoluir para interrupção total do fornecimento de energia caso não haja efetiva liquidação dos montantes totais em dívida. Mais informamos que a redução do fornecimento de energia deveu-se à falta de pagamento da Fatura emitida a 2025-02-06 FAC 0250312025/0065081782 que tinha como data-limite 2025-02-28 no valor de 84,56€. Mais informamos que após boa cobrança a 2025-03-14, procedemos á Ativação do Restabelecimento de potência Atendendo ao que se expõe, consideramos que a redução de potência do seu local de consumo, originada pelo incumprimento do prazo limite de pagamento constante das suas faturas, cumpriu todos os critérios legais estabelecidos. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha, a 18 de março de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h
Endesa Energia, S.A.
Para: A. C.
A/C: Serviço de informações Processo Endesa nº CA-23380100 RefªDECO:12294348 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo.(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo.(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23380100. No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo.(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha, que referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000041958096PG, após análise informamos que existindo dívida vencida pendente de liquidação, nos termos dos artigos 78.º e 79.º do Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico e gás natural, a potência da sua habitação pode ser reduzida para 1,15 kVA decorridos 5 dias da emissão do pré-aviso de interrupção do fornecimento de energia. Facto do qual foi notificado no pré-aviso de interrupção n.º 5013001 Data de Emissão: 2025-03-03. A redução de potência manter-se-á ou poderá evoluir para interrupção total do fornecimento de energia caso não haja efetiva liquidação dos montantes totais em dívida. Mais informamos que a redução do fornecimento de energia deveu-se à falta de pagamento da Fatura emitida a 2025-02-06 FAC 0250312025/0065081782 que tinha como data-limite 2025-02-28 no valor de 84,56€. Mais informamos que após boa cobrança a 2025-03-14, procedemos á Ativação do Restabelecimento de potência Atendendo ao que se expõe, consideramos que a redução de potência do seu local de consumo, originada pelo incumprimento do prazo limite de pagamento constante das suas faturas, cumpriu todos os critérios legais estabelecidos. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha, a 18 de março de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h De:reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado:14 de março de 2025 00:45 Para:RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.es Assunto:Redução de potência
A. C.
Para: Endesa Energia, S.A.
Bom dia, Copy, paste, sem qualquer atenção ao cliente. Informo ainda que o aviso de corte foi recebido, por correio, em papel, no dia 14.03.2025. Portanto, no dia em que a situação ficou regularizada. Obrigada pela (não) atenção, Ana Cunha
Endesa Energia, S.A.
Para: A. C.
A/C: Serviço de informações Processo Endesa nº CA-23417630 Refª DECO:12294348 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunhaa qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23417630. No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (aAna Cristina Luz Cunha, que referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE)PT0002000041958096PG, de acordo com o Relatório de entrega da empresa de distribuição de correioPGM, o Avido de Corte nº 5013001emitido a 03/03/2025 foi expedido a 06/03/2025 com entrega a 11/03/2025, na morada Rua Ernesto da Silva 67 SCVDT 1495-057 ALGÉS. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Ana Cristina Luz Cunha, a 24 de março de 2025 Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h
A. C.
Para: Endesa Energia, S.A.
Boa tarde, a carta chegou dia 14 de Março tal como indicado anteriormente, no dia em que ficou tudo resolvido. E agora, que já mudei de comercializadora, é que se lembram que têm um cliente deste lado, não é? Acabei de receber um telefonema (entre os vários neste último dias,) a perguntarem o motivo da mudança. Tal como disse ao vosso colaborador, repito e sublinho, zero apoio ao cliente e a atitude arrogante e a falta de profissionalismo com que fui atendida, na altura do corte de potência
Endesa Energia, S.A.
Para: A. C.
A/C: Serviços de Informação reclamacao@notify.deco.proteste.pt Processo Endesa nº CA-23584942 Refª DECO: 12294348 Assunto: Exposição apresentada pel a Exma. Senhora Ana Cristina Luz Cunha Exmos. Senhores, No seguimento da exposição, apresentada no dia 08-04-2025 com o n.º CA-23584942 pela Exma. Senhora Ana Cristina Luz Cunha, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução. De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões da Exma. Senhora Ana Cristina Luz Cunha, no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à Exma. Senhora Ana Cristina Luz Cunha, a 29 de abril de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 09h às 22h
Endesa Energia, S.A.
Para: A. C.
A/C: Serviços de Informação reclamacao@notify.deco.proteste.pt Processo Endesa nº CA-23584942 Refª DECO nº 12294348 Assunto: Exposição apresentada pel a Exma. Senhora Ana Cristina Luz Cunha Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Ana Cristina Luz Cunha, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23584942. No seguimento da exposição efetuada, antes de mais lamentamos a demora no envio de uma resposta à situação apresentada. Após análise, como informado nas nossas anteriores comunicações, verificamos que o Aviso de Corte nº 5013001 foi emitido no dia 03-03-2025, e entregue, de acordo com a informação fornecida pela PGM, a 11-03-2025. Tendo em conta isto, a fatura poderia ter sido paga dentro do prazo limite de pagamento e evitar a redução de potência. Salienta-se ainda que podem existir eventuais atrasos na entrega postal, como acontece no caso em apreço, questão esta da responsabilidade de entidades externas e que infelizmente não está no raio de atuação da Endesa. Para mais esclarecimentos acerca de eventuais atrasos na entrega postal, uma vez que se trata de uma questão da responsabilidade dessa entidade, aconselhamos entrar direitamente em contacto com eles. Adicionalmente, de forma a minimizar situações similares no futuro, aconselhamos a aderir à fatura eletrónica. Basta entrar em contacto com a nossa Linha de Apoio ao Cliente, através do nº 800 10 10 33 ou através da sua área de cliente MyEndesa. Por último a Endesa anulou, de forma excecional, os encargos referentes à redução e ao restabelecimento da potência. O valor de -4.26€ será aplicado em conta corrente. Muito agradecemos o seu contacto esperando ter esclarecido as suas questões de forma adequada. Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que considerem necessário. Tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à Exma. Senhora Ana Cristina Luz Cunha, a 14 de maio de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 09h às 22h
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