back

Recusa pré-autorização cirurgia (AdvanceCare Lusitânia)

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. S.

Para: LUSITANIA - Companhia de Seguros, S.A.

09/07/2020

Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que no seguimento de exames que realizei junto de um hospital privado no final do ano de 2019, e agora complementados em Junho 2020 fui diagnosticado com um conflito femoro acetabular (problema na anca direita).-- Problema --Este é um problema aparentemente comum em atletas, e que tende a piorar se não for adequadamente tratado.No meu caso em particular, foi-me recomendado pelo médico ortopedista uma intervenção cirúrgica (artroscopia), com a maior brevidade possível sob o prejuízo do agravamento da situação.Após esta recomendação concordámos em tratar do envio do pedido para a seguradora e proceder com a marcação da mesma para o dia 4 de Agosto de 2020.-- Recusa da Seguradora --No seguimento do pedido de pré-aprovação, a seguradora recusou o pedido, alegando que este se encontra excluído do contrato por ser uma condição pré-existente ou ocorrido antes da data de inclusão no contrato.No entanto confirmei com a minha entidade empregadora que o contrato se encontra em vigor desde 2016.Validei também com o hospital que a informação enviada pelo médico refere que os sintomas foram reportados ainda no ano de 2019 pelo que não faz qualquer sentido esta recusa.-- Informação Adicional --Pude ainda confirmar que de acordo com a definição da seguradora de Acidente ou doença pré-existente é:o acidente ocorrido ou qualquer doença ou lesão, que tenha sido objeto de um diagnóstico inequívoco ou cujos sintomas eram evidentes e da qual a pessoa segura tinha ou deveria ter conhecimento, pois razoavelmente não podia ignorar, ou para a qual já recebera aviso médico ou tratamento, antes da data de início do seguro-- Conclusão --Sendo o contrato de 2016 e os sintomas reportados em 2019 e não tendo eu qualquer histórico de problemas nas ancas, podemos concluir que esta recusa não deveria ter acontecido e não está compreendida na alínea citada pela entidade seguradora.-- Situação Actual --Já tive oportunidade de falar com uma assistente ao telefone durante o dia de ontem, que perante os meus argumentos não me conseguiu justificar a recusa da seguradora.À luz desta situação concordou que o melhor seria pedirmos a re-avaliação que a mesma terá requisitado em linha. No entanto, e consultando o estado do processo no site da AdvanceCare o mesmo encontra-se ainda marcado como recusado.Este processo tem o número 98759550.Com os melhores cumprimentos,M.S.

Mensagens (3)

LUSITANIA - Companhia de Seguros, S.A.

Para: M. S.

20/07/2020

Exmos. Senhores,Acusamos a receção do V/email, cujo teor notámos.Relativamente ao mesmo, informamos que, a resposta à reclamação apresentada foi remetida, em 13-07-2020, ao Reclamante, bem como a V.Exas., conforme anexo remetido.Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Sofia MadureiraCentro de Gestão de ReclamaçõesDireção de Serviços JurídicosLUSITANIA, Companhia de Seguros, S.A.Grupo MontepioRUA DE SÃO DOMINGOS À LAPA, 351249-130 LISBOATel: 210 407 510 FAX: 213973233mailto: gestaoreclamacoes@lusitania.ptURL: www.lustiania.pt'Pense no ambiente antes de imprimir este documento' AVISO: Esta mensagem vem de uma origem externa. Tenha especial atenção aos remetentes e aos eventuais links nela contidos pois poderão redirecionar para sites com vírus e malwares. A segurança depende de todos nós.

LUSITANIA - Companhia de Seguros, S.A.

Para: M. S.

03/08/2020

Exmos. Senhores,A presente reclamação foi rececionada nos nossos Serviços, em 09-07-2020, com o número de processo acima mencionado (CPTPT00972097-60).A mesma foi alvo de análise e resposta diretamente ao Reclamante, bem como a V.Exas., em 13-07-2020, não vislumbrando na ora reclamação algum elemento novo.Continuamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.Atentamente,Sofia MadureiraCentro de Gestão de ReclamaçõesDireção de Serviços JurídicosLUSITANIA, Companhia de Seguros, S.A.Grupo MontepioRUA DE SÃO DOMINGOS À LAPA, 351249-130 LISBOATel: 210 407 510 FAX: 213973233mailto: gestaoreclamacoes@lusitania.ptURL: www.lustiania.pt'Pense no ambiente antes de imprimir este documento' AVISO: Esta mensagem vem de uma origem externa. Tenha especial atenção aos remetentes e aos eventuais links nela contidos pois poderão redirecionar para sites com vírus e malwares. A segurança depende de todos nós.

M. S.

Para: LUSITANIA - Companhia de Seguros, S.A.

03/08/2020

Para referência futura:1 - Após o pedido de pré-autorização da cirurgia, houve uma recusa inicial de comparticipação da mesma, em que foi alegada a pré-existência da condição que forçou a necessidade da cirurgia. Neste momento não requisitada informação adicional2 - Após a reclamação e pedido de re-avaliação, foi pedida informação adicional (novo relatório por parte de um outro médico), que levou à aprovação 2/3 dos procedimentos que fazem parte do pedido3 - Para que a a comparticipação de todos os procedimentos da cirurgia fossem aprovados, foi novamente solicitada uma re-avaliação, pelo que foi também necessária nova intervenção por parte da entidade (hospital) e médico4 - A cirurgia irá agora ser comparticipada como inicialmente esperado.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.