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Recusa em reparar equipamento

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. A.

Para: brother

20/10/2020

Vimos por este meio reclamar que a Brother, empresa que me vendeu uma impressora (MFC-L8690CDW), que se encontra dentro de garantia, há mais de 10 dias, anda a pedir relatórios da impressora (sabendo que está avariada) e fotografias, sendo que, depois de tudo lhe ser facultado, pediu, por último, fotografia dos toners. Como na fotografia enviada, um dos toners não era brother, passou a exigir a aquisição de um toner originar para poder vir levantar a impressora para reparação. Registe-se que o problema nada tem a ver com o toner mas sim com um rolo por onde passa o papel que se está literalmente a desfazer.Após ter recusado a aquisição do tal toner, por entender que se trata de uma coação e extorsão, ainda assim tentei verificar num raio de 50km onde seria possível adquirir tal toner. Não existe à venda em lado nenhum.Informei disso a assistência técnica que me indicou 3 fornecedores e um link para compra online. Consultados os três fornecedores nenhum tem o referido toner. Recuso-me a fazer compras online.Informei do sucedido a brother, dizendo-lhe para além de tudo que a exigência deles era ilegal e, provavelmente, criminosa, porque se estão a querer prevalecer de um direito do cliente para lhe extorquir dinheiro de uma outra forma.Não deram qualquer resposta e jogam com a privação que estamos a sentir do equipamento.Não abdicaremos da nossa posição e queremos fazer valor os nossos direitos até às últimas consequências.

Mensagens (1)

brother

Para: C. A.

27/10/2020

Boa tarde,Acusamos a receção do vosso email, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à exposição que nos fizeram chegar, cumpre-nos informar que este processo deu inicio no passado dia 14, através do contato telefónico que o cliente fez com nossa linha de suporte técnico, pelo que e, de acordo com os procedimentos deste tipo de suporte e, em função da incidencia reportada, pode existir a necessidade de serem requeridos alguns dados adicionais. Esta recolha e análise prévia de dados, visa evitar que os clientes fiquem privados do uso dos seus equipamentos Brother, uma vez que é possível providenciar soluções através da realização de certos procedimentos passiveis de serem realizados pelo utilizador final e que constam dos manuais de utilizador.Os dados solicitados foram rececionados pela nossa linha de suporte técnico no passado dia 15, tendo este processo sido escalado para o segundo nível técnico da Brother, no dia 16. O apoio de segundo nível da Brother avaliou os dados escalados e, de acordo com a descrição da avaria, foi necessário solicitar ao cliente que nos fizesse chegar uma fotografia do topo dos toners em uso. Nesse mesmo dia, o cliente enviou a informação solicitada, bem como também foi enviado um email em resposta (email em anexo).O cliente foi devidamente esclarecido que e, nos termos da garantia (em anexo), a utilização de consumíveis não originais Brother é um fator de exclusão da garantia do equipamento. Os nossos equipamentos foram concebidos e estão desenhados para funcionar com os consumíveis Brother, pelo que a Brother adverte para a utilização de consumíveis não originais Brother, uma vez que, devido à sua composição e características, podem danificar peças e componentes eletrónicos dos equipamentos, comprometendo assim, o seu correto funcionamento. Neste caso em concreto, a peça que se encontrava danificada, trata-se de uma peça, cuja a sua função, é a fusão do pó de toner no papel e, por isso, o pó de toner não original, ao ficar acumulado nesta zona, faz com que as 'garras' existente neste bloco, se fixem no rolo do fusor, originando rasgos e, consequentemente, danos que só podem ser resolvidos com a substituição desta peça (em anexo, fotografia da peça e o dano provocado).Face ao acima exposto, importa referir que caso o equipamento tivesse sido assistido com a utilização de consumíveis não originais, conforme os termos da garantia, a sua reparação passaria a orçamento. Assim, recomendamos que fosse feita a aquisição e substituição da unidade de toner não original por um toner original Brother, de modo a que pudéssemos agendar a recolha e devida intervenção no referido equipamento, ao abrigo da garantia.Quando fomos informados pelo cliente que não havia conseguido fazer a aquisição da referida unidade, foi-lhe indicado tres parceiros Brother, bem como a possibilidade de fazer esta aquisição através da nossa loja On line, ao que o cliente recusou esta última opção. Devido ao contexto global em que vivemos derivado à COVID19, os nossos parceiros tendem a não fazer stock e, por essa razão, podem ocorrer pontualmente determinadas ruturas ou poderão não ter certos consumíveis disponíveis em stock no momento. No entanto, asseguramos o fornecimento deste mesmo consumível através da nossa distribuição, bastando para isso, que o parceiro fizesse o pedido. Após o contato da nossa linha comercial com um destes nossos parceiros, o cliente foi informado que já poderia fazer a aquisição do consumível toner, se assim o entendesse. No dia 20, o cliente fez-nos chegar a fotografia e a fatura de compra da nova unidade de toner, tendo sido enviado em resposta nesse mesmo dia, um email com a confirmação da recolha do equipamento.O equipamento deu entrada no nosso reparador no dia 21, foi testado e intervencionado, pelo que foi feita a substituição da peça danificada (fusor). Este foi devolvido para as instalações do cliente no dia 26, através da guia de transporte CTT número: FA064938648PT. De acordo com o site da transportadora, o equipamento encontra-se em distribuição, prevendo-se a sua entrega no decorrer do dia de hoje.Em caso de dúvida não hesite em contactar-nos.Sem outro assunto de momento,Mónica Ferreira MartinsASSISTÊNCIA TÉCNICA BROTHER Brother Ibéria S.L. (Sociedade Unipessoal)[Uma imagem com desenho Descrição gerada automaticamente][Uma imagem com desenho Descrição gerada automaticamente][Uma imagem com desenho Descrição gerada automaticamente][Assinatura_email_blog]2 anos de garantia standard + 1 ano de garantia comercial adicional Brother, sempre que registe o seu equipamento, de impressão ou digitalização, na nossa página em www.brother.pt , nos termos e condições ali especificados, num prazo máximo de 45 dias a partir da data da fatura de compra. Este correio electrónico contém informação confidencial, e é de uso exclusivo do destinatário, ficando assim proibida a qualquer pessoa a sua revelação, cópia, distribuição ou outra acção relativa ao seu conteúdo. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor responda para o remetente através do correio electrónico e apague-a do seu sistema. A Brother Ibéria, S.L.U., poderá incluir o seu endereço de correio electrónico, assim como os dados que forneça, num ficheiro, a fim de gerir e manter os mesmos, como forma de comunicar informações oportunas, como consequência da relação que possa manter ou mantém com a empresa ou com algum dos seus empregados e pessoal externo. Sendo assim consente, expressa e inequivocamente, a cessão e transferencia internacional dos seus dados à Brother International Europe, L., empresa que oferece um nível de protecção de dados equiparável ao estabelecido na legislação portuguesa de protecção de dados de carácter pessoal, na medida em que seja necessário para o desenvolvimento da relação comercial. Para exercer os seus direitos de acesso, rectificação, cancelamento ou oposição ao tratamento de dados, por favor remeta o seu pedido para o correio electrónico: privacidade@brother.pt ou por escrito dirigido ao Departamento legal de Brother Iberia, S.L.U. Rua da Garagem, 7 - Edifício Brother, 2790-078 Carnaxide, Lisboa.


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