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Recusa em devolver artigo comprado há 6 dias com defeito

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. J.

Para: Prinfor

20/09/2023

Comprei na Prinfor no dia 14/09 uma impressora Brother. Ao ser entregue e após imprimir pela 1ª vez a cores, deteto que a mesma não imprime corretamente, as imagens saem totalmente pixelizadas, desfocadas.Dirigi-me pessoalmente à loja com a impressora e todos os seus pertences, na caixa original e com a fatura para que me fosse efetuada a devolução do artigo defeituoso. Além de ainda estar dentro dos 14 dias do Direito de Livre Resolução (Todos os artigos podem ser trocados ou devolvidos nos primeiros 14 dias após a compra ou o recebimento da encomenda, sem sequer ter que indicar motivo), a impressora está com defeito.Em todos os decretos lei sobre o assunto menciona que De acordo com a legislação europeia, o vendedor tem a obrigação de reparar ou substituir um bem adquirido ou de propor ao consumidor uma redução do preço ou o reembolso, se o bem em questão se revelar defeituoso ou não tiver a aparência ou não funcionar como anunciado.Resposta curta e grossa do funcionário da Prinfor: não devolvemos, não trocamos, e nada podemos fazer. Tem de contactar diretamente a marca Brother, e acionar a garantia. Argumento usado foi que a compra foi efetuada em nome de empresa. Isto não me parece legal, e em todos os decretos lei sobre o assunto nunca menciona a diferenciação entre particular e empresa, apenas menciona o consumidor. Ora, então quer dizer que uma empresa que compre um artigo não tem qualquer direito a assistência nem qualquer direito a devolução, troca, garantia?? Foi exatamente isso que nos foi dito pelo funcionário, o que me parece absurdo e um péssimo serviço ao cliente. Vendem o artigo, e agora o cliente é que tem de resolver e contactar com a Brother? Péssimo apoio ao cliente, não tenta propor solução, descarta-se de toda e qualquer responsabilidade. Não é assim que se tratam os clientes. É assim que se perdem clientes. Sinto-me enganada, com uma impressora comprada há 6 dias, que foi cara, e estou com ela encalhada, e tenho que andar eu a descobrir como ligar à Brother?? Nunca vi tal, já comprei outros artigos via empresa que tiveram de ser devolvidos, e sempre sem problemas. Na Prinfor, agiram desta forma. Lamentável.

Mensagens (1)

Prinfor

Para: M. J.

21/09/2023

Exma. Srª. Marina JacintoEm resposta à sua reclamação, informamos que se trata de uma compra realizada diretamente em loja por cliente profissional, não sendo, dessa forma, a mesma passível de troca ou devolução, tanto por um motivo como pelo outro. O direito à livre resolução é exclusivo para encomendas realizadas à distância e por consumidores.Convidamos a que atente na definição de Consumidor presente no Decreto Lei que rege o tema, mais concretamente, a alínea e) do Artigo 3°:e) «Consumidor », a pessoa singular que atue com fins que não se integrem no âmbito da sua atividade comercial, industrial, artesanal ou profissionalNo entanto, considerando que reporta que o equipamento não imprime corretamente, foi indicado qual o procedimento a adotar, que é contactar a assistencia técnica da marca, para que lhe seja prestada a devida assistencia.Compete a quem fabrica, a marca, atestar se efetivamente o equipamento tem algum defeito de fabrico, e não a nós, que não temos competencia para tal.Na eventualidade de ser confirmada uma anomalia pela marca, e caso a mesma autorize a troca/devolução do equipamento, naturalmente que acederemos ao seu pedido.Ao dispor,Melhores Cumprimentos \ Best RegardsFrederico ReisAVISO DE CONFIDENCIALIDADEEsta mensagem de correio eletrónico e qualquer dos seus ficheiros anexos, caso existam, são confidenciais e destinados apenas à(s) pessoa(s) ou entidade(s) acimareferida(s), podendo conter informação confidencial, privilegiada, a qual não deverá ser divulgada, copiada, gravada ou distribuída nos termos da lei vigente. Se nãoé o destinatário da mensagem, ou se ela lhe foi enviada por engano, agradecemos que não faça uso ou divulgação da mesma. A distribuição ou utilização da informaçãonela contida éVEDADA. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor avise-nos de imediato, por correio eletrónico, para o endereço acima e apague este e-mail doseu sistema. Muito obrigado. Sem vírus.www.avg.com


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