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Recusa de pré-autorização de cirurgia

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. F.

Para: Advancecare - Gestão de Serviços Saúde, S.A.

25/02/2021

Boa tarde Exmos. Srs.,Sou cliente da AdvanceCare com seguro de saúde cuja Apólice é nº 9212001269, com data de início em Setembro de 2020.Serve o presente, para expor a minha insatisfação e reclamação relativamente aos processos 21770262 e 51016680.Situação ocorrida:1) No início do ano de 2020 comecei a sentir dores fortes na mão direita, assim como formigueiro e dormência.2) Em 21/01/2021, fui a uma consulta de Ortopedia para expor o sucedido e avaliar os sintomas.Após examinação médica, o médico suspeitou que teria o síndrome do túnel cárpico, no entanto para confirmar esse diagnóstico prescreveu uma ecografia à mão e uma eletromiografia. Nesse dia vim para casa com medicação para as dores.3) Em 25/01/2021 - Exames de diagnóstico realizado:Ecografia à mão direita – Confirmação do síndrome do túnel cárpico.4) Em 02/02/2021 - Exames de diagnóstico realizado:Eletromiografia – Confirmação do síndrome do túnel cárpico.5) Em 04/02/2021, fui a uma nova consulta de ortopedia (re-avaliação)Durante esta consulta referi que matinha as dores fortes, formigueiro e dormência na mão direita mesmo após medicação feita, sendo que a mobilidade e a perda de sensibilidade da mão começaram a piorar. De acordo com estes sintomas, não resolvidos com medicação, e de acordo com os exames físico e de diagnóstico sugestivos de síndrome do túnel cárpico, a única solução apresentada para resolver a situação e não arrastar mais o problema não tornando este crónico no futuro, seria propor-me para pequena cirurgia em ambulatório. Solução que aceitei, por ser a única alternativa perante os meus sintomas.5) O Hospital da Luz de Aveiro envia pedido de autorização para a AdvanceCare. Em 12/02/2021 recebi carta de recusa, através do myadvancecare, com a Ref.ª ADV/DAC/Rec21770262cpg/21, com o fundamento de “se considera excluído ao abrigo das Condições Gerais da Apólice, cláusula 6.ª, ponto A que se transcreve:Gravidez, doenças, lesões ou deformações pré-existentes à data de celebração do contrato de Seguro.8) Após tal recusa foi pedido ao médico que escrevesse novo relatório médico a explicar/clarificar melhor a minha situação, o qual foi submetido novamente pelo Hsopital da Luz de Aveiro.9) Em 24/02/2021 recebi carta de recusa, através do myadvancecare, com a Ref.ª ADV/DAC/Rec51016680ivbc, com o fundamento de “Salvo convenção expressa em contrário nas respetivas Condições Particulares, não ficam garantidas ao abrigo do presente contrato as prestações resultantes de doenças ou lesões consequentes de acidente pré-existentes, conforme definido na alínea d), do n.º4, do artigo 1.º”Perante tal situação aqui exposta, venho apresentar a minha reclamação e insatisfação relativamente aos pontos seguintes:a) O pressuposto feito pela Advance Care - Departamento de Direcção Clínica, de que se trata de uma condição clínica prévia é inaceitável nesta situação, em que não se compreende de onde surgiu tal pressuposto. b) Não foi indicado à Advance Care qualquer data de início dos sintomas ou qualquer sintoma anterior à data de Janeiro de 2021.c) Não existe qualquer antecedente ou condição clínica prévia indicada à AdvanceCare aquando a admissão da Apólice, e não existe qualquer sintoma ou antecedente relacionado com ortopedia ou dores na mão.d) É indicado à AdvanceCare no formulário de pedido de autorização que os sintomas começaram no início de janeiro de 2021. Como é que na carta de recusa podem fundamentar com uma lesão pré-existente à data da celebração do seguro? Como é que conseguem provar tal fundamento?f) Perante a situação detalhada sobre quais os sintomas e quando começaram, o pedido de autorização ser recusado pela AdvanceCare não só é injusto como não é aceitável.h) A cirurgia foi cancelada devido a esta situação bastante lamentável.i) Continuo com dores fortes, dormência e formigueiro na mão, e a arrastar um problema clinico sem conseguir fazer muitos movimentos no dia-a-dia.Agradeço que esta situação seja revista com a maior brevidade possível.

Mensagens (4)

Advancecare - Gestão de Serviços Saúde, S.A.

Para: A. F.

04/03/2021

Muito Boa Tarde,No âmbito do processo em apreço, informamos que respondemos nesta data à segurada Ana Filipa Camacho Faustino.Sem outro assunto de momento, ficamos ao dispor.Atentamente,Carla AfonsoDireção Qualidade e Reclamações ReclamaçõesM. reclamacoes@advancecare.com[AF-Assinatura-email_ADV_março_18 (002)][cid:image002.jpg@01D602BE.A3798420] Esta mensagem (incluindo eventuais ficheiros anexos) pode conter informação confidencial ou privilegiada. Se não for o destinatário pretendido, queria por favor contactar o remetente por e-mail e apagar a mensagem do seu sistema informático. A transmissão de mensagens por e-mail não é absolutamente segura ou livre de erros: a mensagem pode ser intercetada, alterada, perdida, destruída, chegar ao seu destinatário num momento posterior ao pretendido ou alterada, ou ainda com vírus. A AdvanceCare declina qualquer responsabilidade por erros ou omissões na presente mensagem que resultem das circunstâncias descritas. As opiniões contidas na presente mensagem são imputáveis à pessoa que a enviou, a não ser que o contrário resulte expressamente do seu texto e que a pessoa em causa tenha poderes para vincular a AdvanceCare.E-mail transmission cannot be guaranteed to be secure or error free as information could be intercepted, corrupted, lost, destroyed, arrive late or incomplete, or contain viruses. AdvanceCare therefore does not accept liability for any errors or omissions in the contents of this message which arise as a result of e-mail transmission. This message and any files transmitted with it may contain confidential information or privileged material. If you are not the intended recipient, please notify the sender immediately by e-mail and delete those message from your system. Any views expressed in this message are those of the individual sender, except where the message states otherwise and the sender is authorized to state them to be the views of AdvanceCare.

A. F.

Para: Advancecare - Gestão de Serviços Saúde, S.A.

08/03/2021

Bom dia Exmos. Srs.,Junto abaixo a resposta da advancecare &#224 minha reclama&#231&#227o:&quotCara Ana Filipa Faustino Obrigada pelo seu contacto. Relativamente ao assunto apresentado, informamos que reavaliado o processo de pedido de autoriza&#231&#227o para cirurgia a realizar no Hospital da Luz Aveiro, &#233 do entendimento dos servi&#231os cl&#237nicos manter o parecer de recusa por patologia pr&#233-existente. Esclarecemos que, face &#224 fisiopatologia da doen&#231a e sua evolu&#231&#227o, o nosso entendimento &#233 que a origem da patologia agora identificada surge como uma realidade anterior &#224 data de celebra&#231&#227o do contrato de seguro, 01/08/2020. Sem outro assunto de momento, ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional. Atentamente, Carla AfonsoDire&#231&#227o Qualidade e Reclama&#231&#245es | Reclama&#231&#245es&quotNo entanto continuo sem respostas ao solicitado.Agrade&#231o respostas &#224s quest&#245es levantadas por mim, perante a vossa insistente recusa da cirurgia. a) O pressuposto feito pela Advance Agrade&#231Care - Departamento de Direc&#231&#227o Cl&#237nica, de que se trata de uma condi&#231&#227o cl&#237nica pr&#233via &#233 inaceit&#225vel nesta situa&#231&#227o, em que n&#227o se compreende de onde surgiu tal pressuposto. Qual o pressuposto que consideram para uma les&#227o pr&#233-existente?b) N&#227o foi indicado &#224 Advance Care qualquer data de in&#237cio dos sintomas ou qualquer sintoma anterior &#224 data de Janeiro de 2021. Agrade&#231o que provem que os sintomas s&#227o anteriores a 01/08/2020.c) N&#227o existe qualquer antecedente ou condi&#231&#227o cl&#237nica pr&#233via indicada &#224 AdvanceCare aquando a admiss&#227o da Ap&#243lice, e n&#227o existe qualquer sintoma ou antecedente relacionado com ortopedia ou dores na m&#227o. Agrade&#231o que me mostrem algum exame ou formul&#225rio que eu tenha preenchido, onde indico que j&#225 sofria desta patologia, antes da contrata&#231&#227o do seguro?d) &#201 indicado &#224 AdvanceCare no formul&#225rio de pedido de autoriza&#231&#227o que os sintomas come&#231aram no in&#237cio de janeiro de 2021. Como &#233 que na carta de recusa podem fundamentar com uma les&#227o pr&#233-existente &#224 data da celebra&#231&#227o do seguro? Como &#233 que conseguem provar tal fundamento?Continuo com dores fortes, dorm&#234ncia e formigueiro na m&#227o, e a arrastar um problema cl&#237nico sem conseguir fazer muitos movimentos no dia-a-dia.Agrade&#231o resposta &#224s quest&#245es levantadas com a maior brevidade poss&#237vel.

Advancecare - Gestão de Serviços Saúde, S.A.

Para: A. F.

12/03/2021

Muito Boa Tarde,No âmbito do processo em apreço, informamos que respondemos nesta data à segurada Ana Filipa Camacho Faustino.Sem outro assunto de momento, ficamos ao dispor.Atentamente,Carla AfonsoDireção Qualidade e Reclamações ReclamaçõesM. reclamacoes@advancecare.com[AF-Assinatura-email_ADV_março_18 (002)][cid:image002.jpg@01D602BE.A3798420] Esta mensagem (incluindo eventuais ficheiros anexos) pode conter informação confidencial ou privilegiada. Se não for o destinatário pretendido, queria por favor contactar o remetente por e-mail e apagar a mensagem do seu sistema informático. A transmissão de mensagens por e-mail não é absolutamente segura ou livre de erros: a mensagem pode ser intercetada, alterada, perdida, destruída, chegar ao seu destinatário num momento posterior ao pretendido ou alterada, ou ainda com vírus. A AdvanceCare declina qualquer responsabilidade por erros ou omissões na presente mensagem que resultem das circunstâncias descritas. As opiniões contidas na presente mensagem são imputáveis à pessoa que a enviou, a não ser que o contrário resulte expressamente do seu texto e que a pessoa em causa tenha poderes para vincular a AdvanceCare.E-mail transmission cannot be guaranteed to be secure or error free as information could be intercepted, corrupted, lost, destroyed, arrive late or incomplete, or contain viruses. AdvanceCare therefore does not accept liability for any errors or omissions in the contents of this message which arise as a result of e-mail transmission. This message and any files transmitted with it may contain confidential information or privileged material. If you are not the intended recipient, please notify the sender immediately by e-mail and delete those message from your system. Any views expressed in this message are those of the individual sender, except where the message states otherwise and the sender is authorized to state them to be the views of AdvanceCare.

A. F.

Para: Advancecare - Gestão de Serviços Saúde, S.A.

17/03/2021

Exmos Senhores,Ap&#243s nova insist&#234ncia para a rean&#225lise do processo de cirurgia, a Advancecare apesar de ter na sua posse todos os elementos no &#226mbito do pedido de autoriza&#231&#227o para cirurgia a realizar no Hospital da Luz Aveiro, atrav&#233s dos seus servi&#231os cl&#237nicos pediram informa&#231&#227o adicional para rean&#225lise do processo, ou seja, c&#243pia da ficha cl&#237nica da consulta de Janeiro de 2021, bem como receitu&#225rio (medica&#231&#227o e exames) resultante da mesma. N&#227o entendo porque pedem novamente informa&#231&#227o para rean&#225lise do processo, visto que o pedido de pr&#233-autoriza&#231&#227o da cirurgia foi acompanhado por um Relat&#243rio M&#233dico feito pelo M&#233dico Ortopedista que me acompanha, ou seja, parece que os Servi&#231os Cl&#237nicos da Advancecare n&#227o confiam nos Relat&#243rios M&#233dicos preenchidos pelos seus Colegas. Ent&#227o porque o exigem?No dia 16 de Mar&#231o forneci toda a documenta&#231&#227o solicitada pela Advancecare, para que possam novamente reavaliar o processo.Quanto mais se arrasta o processo, a probabilidade de ficar com les&#245es permanentes na m&#227o direita aumentam. Espero sinceramente n&#227o ter que recorrer aos servi&#231os jur&#237dicos da Deco Proteste para ver a situa&#231&#227o resolvida, porque o que me interessa &#233 ser operada o mais r&#225pido poss&#237vel, para voltar a ter qualidade de vida. Aguardo resposta c&#233lere e positiva.Atentamente,Ana Filipa Faustino


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