Exmos. Senhores,
Em 27/12/2023 adquiri um sofá BELFAST por 798,90€. A referência da encomenda é RG 5640/011780.
Sucede que este apresenta os seguintes defeitos, após 1 ano de uso quase diário: 1) espumas dos braços esquerdo e direito já não protegem a estrutura de madeira (braço apoia em madeira); 2) as almofadas principais onde nos sentamos estão muito vincadas e não permitem um sentar direito; 3) as almofadas principais do chaise longue e do módulo central têm um afastamento muito grande, sendo possível ver a estrutura abaixo das almofadas; 4) caem por entre as almofadas e para dentro da estrutura do sofá todo o tipo de objetos como telemóveis, comandos, etc.; 5) as molas dos encostos de cabeça funcionam e por vezes não conseguimos baixá-las para a posição mais baixa e 6) os estofos estão longe de parecer um sofá com 1 ano de utilização. De acrescentar que em loja, o comercial que vendeu o sofá foi informado de qual a nossa intenção (durabilidade) em comparação ao sofá IKEA que tínhamos na altura (durou 5 anos). Experimentámos vários sofás e escolhemos o sofá com base no sofá modelo que estava na loja. Informaram-nos que a garantia cobria problemas com espumas, estrutura, etc.
Comuniquei-vos de imediato o problema, em 27 de janeiro de 2025, para que atuassem em conformidade. O processo demorou 2 meses até que os técnicos viessem analisar o sofá, o oposto daquilo que é vendido em loja e descrito no site.
A 20 de março informam-nos que os técnicos abriram o processo a 1 de março e que o tempo de resposta era de +- 45 dias. A 29 de março é-nos então transmitido que os problemas analisados pelos técnicos não são defeito de fabrico e dão o caso por encerrado. Aqui omitiram o facto de termos estruturas de madeira à vista, molas a funcionarem mal e que, independentemente do defeito de fabrico, a pouco durabilidade dos materiais é notória. De salientar que não se concluiu mau uso (dada a sua veracidade) por parte da Conforama, pelo que a garantia terá que ser ativada.
Em função do feedback técnico sobre o sofá, já não pretendo a substituição do produto defeituoso por outro igual e sim a devolução do dinheiro que paguei, por considerar que este produto não tem a qualidade que foi comercializada.
Caso não me resolvam a situação nos próximos (10 dias úteis) dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte.
Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos, ao abrigo do DL nº67/2003, de 8 de abril.
Cumprimentos.