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recusa de check-in no voo de Milão (MXP) para Lisboa (LIS)

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. M.

Para: TAP-Air Portugal

06/11/2023

Prezados Senhores,Venho, por meio destacomunicação, relatar uma situação lamentável ocorrida no Aeroporto de Milão (MXP) no dia 26 de outubro.No dia 14 de setembro de 2023, adquiri dois bilhetes pela minha conta pessoal da TAP, referentes à reserva nº V4UUEH, para o voo TP 829 de Milão (MXP) com destino a Lisboa (LIS) às 20:30 com chegada prevista às 22:20.No dia 17 de outubro, por volta das 10:00, entrei em contacto com a TAP via telefónica, através do contacto disponibilizado no site deles, para esclarecer umas questões sobre a minha viagem programada para o dia 26 de outubro de Milão para Lisboa.Como adquiri os bilhetes e era o titular dos mesmos, expliquei que o meu acompanhante não poderia participar da viagem e desejava alterar o nome no bilhete, a fim de possibilitar a companhia de outra pessoa. Fui informado de que a TAP não realiza a troca de bilhetes, sendo necessário adquirir um novo bilhete para o substituto. Além disso, fui surpreendido com a informação de que o bilhete do meu acompanhante havia sido cancelado, informação até então desconhecida para mim. Anteriormente, havia tentado cancelar o bilhete, porém, enfrentei problemas técnicos, o que me levou a buscar a alternativa de alterar o titular do bilhete. Após confirmarem que a viagem estava regularizada, fui instruído a adquirir um novo bilhete para meu acompanhante, e que receberia um e-mail confirmando o cancelamento da viagem anterior.No dia 19, adquiri o bilhete para o substituto, utilizando um voucher do bilhete anterior. Entretanto, não havia mais bilhetes disponíveis pelo mesmo valor da compra anterior, resultando num custo de 282,0€ para o bilhete do acompanhante, já com um desconto do voucher no valor de 24,47€.No dia 25 de outubro,recebi um e-mail da TAP para realizar o check-in do voo TP-829 (MXP para LIS) na reserva V4UUEH às 20:30, enquanto minha acompanhante foi informada de que o seu check-in já havia sido efetuado para proporcionar maior conforto na viagem.Na manhã do dia 26 de outubro, ao tentar realizar o check-in online, fui impossibilitado de proceder com a operação, tanto a partir do site como da aplicação da TAP. Eu e a minha acompanhante dirigimos-nos antecipadamente ao aeroporto para realizar o check-in presencial. Ao chegar ao balcão, fui informado de que o meu bilhete era inválido, embora existisse, porém, sem qualquer registo que permitisse o check-in. Fui orientada a dirigir-me ao balcão de atendimento para resolver a situação.Dirigimo-nos ao balcão da TAP e de outras companhias da Star Alliance, onde novamente foi afirmado que o meu bilhete era inválido e que seria necessário adquirir um novo. Expliquei que estive em contacto com a TAP e que recebi a confirmação de que a situação da viagem estava regularizada. Contudo, a minha justificativa foi desconsiderada, sendo-me exigido adquirir um novo bilhete a 1 hora e 30 minutos antes da partida, no valor de 412,47€, a fim de retornar a Portugal no mesmo dia, no voo em que já possuía um bilhete adquirido.Essa situação resultou em gastos inesperados e injustificados, os quais desejaria ver ressarcidos pela companhia aérea, dado o erro e a falta de informação que resultaram na aquisição de um novo bilhete para viagem já previamente planeada e paga.Solicito a devida atenção e uma resolução justa para este inconveniente, e aguardo uma resposta dentro dos prazos estabelecidos para atendimento a reclamações desse caráter.Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada ao meu caso.Atenciosamente,

Mensagens (1)

J. M.

Para: TAP-Air Portugal

08/11/2023

Deixo em anexo os comprovativos


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