Boa tarde Exmos Srs,
Venho desta forma apresentar queixa após no passado dia 20/9/2025 ter feito uma compra on-line no site da “WORTEN” de um equipamento, e sem que eu me tivesse apercebido, essa venda foi atribuída a uma empresa parceira de nome “KIBO”.
No dia 23/9/2025 recebi uma mensagem na minha área pessoal do site da WORTEN, pois tive que criar uma conta para a compra, com a informação do envio do equipamento pela transportadora “SANTOS E VALE” com entrega prevista em 24h a 48h.
Nesta mensagem foi-me solicitado que verificasse o estado do equipamento na presença do estafeta, estafeta este que naturalmente abriu a embalagem do equipamento, isto para ser possível visualmente analisar o estado do equipamento conforme solicitado.
Entretanto, e uma vez que na compra on-line também solicitámos a instalação do equipamento com a recolha do antigo, que posteriormente também percebemos que iria ser realizada por uma outra empresa parceira e que ficou agendada apenas para 29/9/2025.
Quando os técnicos instaladores chegaram, olhando para o equipamento antigo e para o equipamento novo, atestaram que o novo equipamento não era o mais adequado. Isto porque o equipamento antigo era um frigorífico de encastrar com porta suspensa e o novo tem outra característica pois é de porta deslizante.
Posto isto, aconselharam me a solicitar a troca do equipamento ou no limite a devolução, uma vez que o equipamento se encontrava ainda selado, tínhamos em nossa posse a caixa e que não se iniciou a instalação.
Assim sendo, ainda no dia 29/9/2025, dirigi-me à loja da WORTEN em Setúbal para solicitar troca por um outro equipamento com as características correctas ou devolução, onde me foi transmitido que receberia uma mensagem na minha área pessoal da WORTEN on-line e que seria lá que devia tratar o assunto.
Nesse dia ainda, mais tarde, recebi uma mensagem na área pessoal on-line a solicitar fotografias do equipamento e da caixa para que a análise do pedido de troca/devolução fosse analisado.
No dia seguinte prontifiquei me a enviar as fotografias solicitadas, e qual não é o meu espanto quando ontem, dia 1/10/2025 recebi nova mensagem on-line a informar que o meu pedido tinha sido recusado pois a embalagem estava aberta.
Ora uma vez que a caixa foi aberta pelo estafeta na entrega do equipamento, conforme solicitado em mensagem (que junto em anexo) na área on-line da WORTEN para verificação do bom estado do equipamento, não me parece que eu agora possa ser responsabilizado por tal.
Agradeço, uma vez que o equipamento se encontra tal como nos foi entregue, ainda está selado e acompanhado da devida caixa de transporte, saber como posso recorrer desta decisão que não me parece de todo razoável, até porque a minha intenção é trocar por um equipamento adequado às minhas necessidades, assumindo custos de deslocação e acerto de valor (caso necessário).
Aguardo os vossos comentários.
Melhores cumprimentos,
Manuela Martins Sousa