Exmos. Senhores,
Venho por este meio formalizar uma reclamação contra a rede de ginásios Fitness UP, referente ao incumprimento do meu pedido de cancelamento de serviço, bem como à cobrança indevida de valores, apesar de nunca ter usufruído das instalações.
No mês de agosto de 2025, desloquei-me presencialmente às instalações da Fitness UP em Coimbra, ainda antes da abertura do ginásio, para solicitar o cancelamento da minha inscrição/contrato, uma vez que não tinha interesse em prosseguir. O cancelamento foi pedido antes do início da atividade, não tendo eu usufruído de qualquer serviço.
Contudo, meses mais tarde, recebi uma notificação bancária relativa a um débito direto que não deveria ter sido cobrado, o que me levou a regressar novamente ao ginásio. No dia 29 de outubro efetuei um segundo pedido de cancelamento, solicitando e preenchendo o respetivo requerimento, sendo-me garantido que o processo seria encaminhado.
Ainda assim, o cancelamento não foi processado e a cobrança continuou a ser considerada ativa. Recentemente tive de me deslocar pela terceira vez às instalações da Fitness UP para tentar resolver a situação, mas continuam a informar-me da existência de uma suposta dívida. Paralelamente, tenho recebido contactos da empresa, alegando que tenho montantes em atraso.
Gostaria de salientar que:
O ginásio ainda não se encontrava aberto na data do meu primeiro pedido de cancelamento;
Nunca usufruí dos serviços, pelo que não me podem ser cobrados quaisquer valores;
Foram feitos três pedidos de cancelamento presenciais, todos ignorados ou não processados corretamente pela empresa;
Os débitos e contactos de cobrança estão a causar-me transtornos e representam um incumprimento grave das obrigações da Fitness UP.
Face ao exposto, solicito à DECO Proteste:
A vossa intervenção para que o ginásio cancele definitivamente o contrato, com efeitos à data do primeiro pedido (agosto de 2025);
A anulação de quaisquer cobranças ou dívidas associadas, por inexistência de prestação de serviço;
A cessação imediata de contactos de cobrança;
A emissão de um comprovativo formal de cancelamento sem encargos.
Agradeço desde já o vosso apoio na resolução desta situação.
Com os melhores cumprimentos,
Rúben Teixeira.