Exmos. Senhores,
Ponto nº1
Assunto: Reclamação por corrosão na carroçaria – sem resposta da marca
Data: [05/05/2025]
Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, apresentar nova reclamação formal relativamente
a um problema de corrosão por baixo da pintura no meu veículo da marca Hyundai, modelo [Ioniq, 28/04/2022 e matrícula AQ-00-NX].
Este problema foi reportado à vossa equipa de assistência técnica [em janeiro de 2025], No entanto, até à data, não recebi qualquer resposta formal ou proposta de resolução, o que considero inaceitável tendo em conta os direitos do consumidor e os deveres de garantia e assistência pós-venda.
Face ao exposto, solicito uma resposta célere e uma resolução adequada para este problema de corrosão, que pode comprometer não só o valor comercial do veículo como a sua durabilidade.
Caso não receba qualquer resposta num prazo razoável de 10 dias úteis, reservo-me o direito de recorrer ao livro de reclamações eletrónico, à DECO ou a outras entidades competentes.
Aguardo resposta com a máxima urgência.
Ponto nº2
Assunto: Reclamação – Publicidade enganosa relativamente à inclusão do
Bluelink no Hyundai IONIQ 5
Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente ao
Hyundai IONIQ 5, adquirido com base na informação publicitada pela vossa marca, nomeadamente no que diz respeito à tecnologia anunciada como parte integrante do veículo.
Na altura da compra, um dos argumentos destacados na comunicação comercial da Hyundai foi a inclusão do sistema Bluelink® Connected Car
Services, sem qualquer menção a custos adicionais futuros ou a
subscrição obrigatória. A própria publicidade refere:
"O IONIQ 5 combina o design e o desempenho incríveis com tecnologia
inteligente. O ecrã tátil e o painel de instrumentos digital, ambos
com 12.3’’, estão em destaque no interior do modelo, equipado com sistemas de apoio à condução, sistemas de navegação e Bluelink® Connected Car Services. A autonomia deste carro 100% elétrico, em cidade, pode chegar até aos 710 quilómetros. Um verdadeiro game-changer do segmento, construído para o levar mais longe."
Ora, esta descrição sugere claramente que o sistema Bluelink está incluído no veículo e faz parte do pacote tecnológico anunciado. A recente exigência de pagamento de uma mensalidade adicional para utilização da aplicação configura, na minha opinião, uma alteração
abusiva das condições inicialmente apresentadas, o que se enquadra no conceito de publicidade enganosa, conforme previsto na legislação de defesa do consumidor.
Sinto-me, portanto, lesado na confiança que depositei na marca aquando da compra do veículo, tanto em termos de transparência como de respeito pelas condições contratadas.
Solicito formalmente:
A reativação gratuita do serviço Bluelink conforme anunciado à data da compra;
Ou, caso se mantenha a cobrança, uma compensação proporcional ou outra forma de correção adequada;
E uma explicação oficial da Hyundai Portugal sobre esta alteração de política comercial.
Aguardo uma resposta célere e adequada à gravidade da situação exposta. Caso não obtenha resolução, reservo-me o direito de recorrer
às entidades competentes de defesa do consumidor.
Com os melhores cumprimentos,
Claudio Lopes