Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal contra a Worten (Mar Shopping) e a Ariston devido à recusa em cobrir a garantia do frigorífico que adquiri em 1 de Março de 2022. O frigorífico encontra-se ainda dentro do período de garantia legal.
Há cerca de 8 dias, o frigorífico deixou de funcionar corretamente. A Worten enviou um técnico, que apenas abriu a porta do aparelho, sem realizar qualquer inspeção mais detalhada (não arrastou o frigorífico nem fez verificações técnicas adicionais). O técnico declarou, de forma imediata e superficial, que o problema era uma fuga interna e apontou a presença de ferrugem nas entradas do frigorífico. Alegou que a responsabilidade pelo problema era minha, devido a má utilização.
Esta alegação de má utilização é totalmente infundada. O frigorífico encontra-se instalado no mesmo local desde a compra, foi sempre manuseado de forma correta, e é praticamente novo. A presença de ferrugem e a avaria resultante são claramente problemas de fabrico ou defeitos no aparelho, os quais devem ser cobertos pela garantia.
A recusa de ambas as empresas (Worten e Ariston) em assumir a responsabilidade está a causar-me grandes transtornos. Tenho dois filhos pequenos e já perdi alimentos devido à falta de frigorífico durante este período. Além disso, enfrento despesas adicionais desnecessárias. Exijo a substituição do frigorífico por um novo ou a reparação completa do aparelho, de acordo com os direitos garantidos pela legislação de defesa do consumidor.
A situação atual não só é injusta, como também viola os meus direitos enquanto consumidor, razão pela qual recorro à vossa entidade para solicitar uma intervenção. Peço que atuem junto da Worten e da Ariston para que estas empresas cumpram com as suas obrigações de garantia.
Aguardo uma resposta e ação por parte das vossas entidades para resolver esta questão de forma rápida e justa.