Nome completo: Inês Henriques
Data da viagem: 28/04/2025
Número da reserva: CQ9QYM
Valor a reclamar: 50€
Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação contra a companhia aérea Ryanair, relativa ao voo FR1769 (Valência – Lisboa), com data de 28 de abril de 2025, que foi cancelado momentos antes do embarque.
Pouco antes do voo ser cancelado, fui cobrada no portão de embarque por uma bagagem de cabine extra, visto que estava prestes a embarcar. Após o cancelamento do voo, não usufruí do serviço nem embarquei, e a bagagem extra não foi transportada.
No aeroporto de Valência, o próprio staff da Ryanair informou-me de que poderia pedir o reembolso desta bagagem adicional, mas que teria de o fazer através do website. Segui exatamente essa indicação — e já efetuei dezenas de reclamações através do formulário oficial e por email. Todas as respostas que recebi ignoram por completo o ponto central da questão, limitando-se a repetir as diretrizes gerais da política de bagagem da Ryanair — o que não se aplica ao meu caso.
A Ryanair já me devolveu:
O valor do voo cancelado
O valor da bagagem de porão reservada com antecedência
No entanto, não foi devolvido o valor da mala extra paga diretamente no aeroporto, apesar de se tratar claramente de um serviço não prestado.
Anexo a este pedido:
Comprovativo do pagamento da bagagem extra (ou extrato bancário com a cobrança)
Cópia das comunicações com a Ryanair
Comprovativo do cancelamento do voo
Peço a vossa ajuda para resolver esta situação, que se arrasta há mais de um mês, e para garantir o reembolso justo do valor cobrado por um serviço que nunca foi prestado.
Fico disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Com os melhores cumprimentos,
Inês Henriques.