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Reclamação contra a Master D – Curso não utilizado e cobrança integral indevida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

G. B.

Para: Master D

21/05/2025

Exmos. Senhores, Venho apresentar reclamação contra a empresa Master D - Formação Profissional, com a qual celebrei contrato para o curso de Manutenção Industrial. Desde o início da formação, que teve sua primeira mensalidade cobrada em 12/08/2024, realizei o pagamento da entrada (€300) e de 9 mensalidades no valor de €165, totalizando até o momento €1.620. Contudo, utilizei apenas 4,12% do conteúdo da formação, por diversas razões, entre elas: • Falta de suporte adequado e personalizado, como prometido no momento da contratação; • Dificuldade de adaptação à metodologia, o que me levou a procurar alternativas; • Solicitei cancelamento por dificuldade financeira meses atrás, sem sucesso; • Tentei trocar de curso, mas foi-me solicitado um pagamento adicional. Ao longo dos últimos meses, entrei em contacto diversas vezes para: • Cancelar a matrícula; • Evitar a cobrança de parcelas futuras; • E tentar resolver o problema de forma amigável. A empresa respondeu sempre com mensagens padrão, sem analisar de fato meu caso, mesmo após o envio de uma reclamação formal pelo Livro de Reclamações Eletrónico, cujo processo foi encerrado sem qualquer proposta ou resolução. Com base no uso quase inexistente da formação, considero que: • A manutenção do contrato, obrigando ao pagamento total, representa desequilíbrio contratual, ferindo os princípios da boa-fé contratual (art. 227.º e 762.º do Código Civil); • A cláusula de pagamento integral, independente da utilização real, configura uma cláusula abusiva nos termos do Decreto-Lei n.º 446/85; • A prestação do serviço não foi proporcional ao valor pago, contrariando o Código do Consumidor (Lei n.º 24/96). ⸻ Pedido: Solicito o apoio da DECO para: • Obter o cancelamento definitivo do contrato; • A suspensão imediata das parcelas futuras; • E o reembolso parcial de 50% dos valores pagos até o momento (€810), tendo em conta o uso efetivo de apenas 4,12% do curso. Junto à esta exposição, anexo: • Cópia do contrato; • Print do progresso no curso (4,12%); • Comunicações anteriores com a empresa. ⸻ Aguardo retorno e agradeço desde já pela atenção e apoio. Gabriel Araujo Benevides Cumprimentos.

Mensagens (2)

Master D

Para: G. B.

28/05/2025

Exmos. Senhores, Acusamos a receção do V/ e-mail, o qual mereceu a N/ melhor atenção e desde já agradecemos. Contatámos diretamente o N/ cliente e V/ subscritor, por email, e apresentamos as nossas soluções. Na expectativa de que corra tudo pelo melhor, Subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos, www.masterd.pt Helga Coelho Técnica de Apoio à Qualidade/Lisboa Central De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 23 de maio de 2025 13:21 Para: Central Portugal central.portugal@masterd.pt Assunto: Reclamação contra a Master D – Curso não utilizado e cobrança integral indevida ATENÇÃO: Este e-mail foi enviado de fora da organização. Não clique em links ou abra anexos, a menos que você reconheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

G. B.

Para: Master D

28/05/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, solicitar que seja reforçado junto da Master D o meu interesse em resolver esta situação por via de acordo direto, ainda que após múltiplas tentativas e respostas padrão da empresa. Reitero que, apesar das minhas comunicações anteriores, que incluíram pedidos de cancelamento e até proposta de reembolso parcial, não recebi qualquer contraproposta concreta ou sinal de disposição da empresa para dialogar seriamente. Assim, gostaria de questionar formalmente se a Master D mantém a posição de recusar qualquer tipo de acordo – mesmo parcial – ou se ainda está aberta a negociação. Reafirmo que a minha intenção não é litigar, mas apenas encerrar esta relação contratual de forma justa, proporcional e equilibrada. Agradeço, desde já, o apoio da DECO na mediação deste conflito e fico ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.


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