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Reclamação – Prática Comercial Desleal e Não Cumprimento de Oferta

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. M.

Para: VODAFONE

27/02/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, manifestar o meu desagrado relativamente a uma prática comercial da Vodafone que considero injusta e desleal para com o cliente. No dia 24 de fevereiro (segunda-feira), recebi um contacto telefónico de uma vossa comercial que me apresentou uma proposta para um pacote TV Net Voz no valor de 64€. Aceitei a oferta e, no dia seguinte, 25 de fevereiro (terça-feira), ao aceder à app da Vodafone, constatei que tinha disponível uma proposta personalizada para exatamente o mesmo pacote, mas por menos 5€, ou seja, por 59€. Naturalmente, subscrevi a oferta mais vantajosa. Gostaria de salientar que, durante o telefonema com a comercial, ela garantiu-me que a oferta da app estava correta e era verdadeira. No entanto, fui posteriormente informado de que, como a oferta na app surgiu após o meu telefonema com a vossa comercial, não seria válida. Esta justificação é completamente inaceitável e demonstra uma falta de transparência grave na vossa política comercial. O que me estão a dizer é que, por ter aceite uma oferta apresentada diretamente por um colaborador da Vodafone, estou impedido de beneficiar de uma condição melhor oferecida pela própria Vodafone no dia seguinte? Isto não só é incoerente como profundamente desrespeitoso para com o cliente. Curiosamente, ao longo do período de fidelização, a Vodafone já me contactou várias vezes para me apresentar condições mais vantajosas do que aquelas que tinha contratadas, permitindo-me aderir a essas novas ofertas sem qualquer problema. Porque é que, neste caso, essa flexibilidade desaparece subitamente? Parece que as regras só se aplicam quando convém à Vodafone, e não quando beneficiam o cliente. Além disso, não me foi comunicado em momento algum que aceitar uma proposta impediria de beneficiar de uma oferta melhor dentro de um prazo tão curto. Se a Vodafone tem regras internas que determinam essa limitação, elas deveriam ter sido claramente explicadas antes da aceitação. Caso contrário, trata-se de uma estratégia abusiva para impedir os clientes de usufruírem de condições mais vantajosas. Exijo que a Vodafone honre a oferta que me disponibilizou na app, garantindo o mesmo pacote pelo valor de 59€, sob pena de avançar com uma reclamação formal junto de várias plataformas de reclamação e entidades competentes, incluindo o Livro de Reclamações Eletrónico, a ANACOM, a DECO, o Portal da Queixa, e também recorrer ao contacto público através das redes sociais da Vodafone. Estou disposto a tomar todas as medidas necessárias para assegurar que os meus direitos como consumidor sejam respeitados. Aguardo a vossa resposta com a devida celeridade. Atenciosamente,


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