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Reclamação – Encerramento indevido de reclamações na qualidade de utilizador simpatizante

Resolvida Pública

Problema identificado:

Plataforma Reclamar

Reclamação

F. J.

Para: DECO Proteste

19/05/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a vossa atuação, nomeadamente quanto ao encerramento de diversas reclamações importantes que registrei recentemente na plataforma DECO PROTESTE. Sou utilizador há muito tempo, agora na qualidade de “simpatizante” (meu plano), modalidade que, como me foi confirmado telefonicamente por um colaborador da vossa equipa, permite o registo de reclamações públicas, embora não dê acesso ao vosso acompanhamento "jurídico especializado" - o que compreendo perfeitamente. No entanto, é-me totalmente vedado o direito de ver as minhas reclamações mantidas ativas e visíveis no portal, o que considero abusivo e discriminatório. Foi-me claramente sugerido que só com uma subscrição ativa as minhas reclamações seriam tratadas com a devida atenção, o que contraria os princípios de imparcialidade e de representação do consumidor que a DECO publicamente defende. Informei que já fui subscritor, mas que, devido a minha atual situação de desemprego involuntário, não me é possível arcar com esse custo adicional. Tal como o Livro de Reclamações online é gratuito, entendo que o vosso portal deve continuar a servir todos os consumidores - pagantes ou não - com igualdade na visibilidade das suas denúncias. A vossa missão não pode ficar condicionada a contribuições financeiras, especialmente quando falamos de reclamações legítimas e fundadas. Ao encerrar arbitrariamente os meus registos, estão a contribuir para silenciar problemas sérios enfrentados pelos consumidores e a comprometer a vossa própria credibilidade. Solicito, por isso, a reabertura das minhas reclamações encerradas recentemente (prints em anexo), e que seja confirmado por escrito que, enquanto utilizador simpatizante, tenho pleno direito de utilizar a plataforma para publicar reclamações - mesmo sem acesso à componente jurídica. Fernando Júnior

Mensagens (2)

DECO Proteste

Para: F. J.

20/05/2025

Nº Consumidor:6551100-11 Nº Processo: 12714099 Caro Consumidor, Agradecemos a sua confiança depositada na DECO PROteste. Cumpre-nos informar que ao efetuar a sua na plataforma RECLAMAR a mesma é encaminhada diretamente à empresa da qual reclama. Dado que o objetivo da plataforma é colocar o consumidor em contacto com a empresa. Conforme poderá verificar através dos Termos condições de utilização - …Dado que o objetivo da plataforma é colocar o consumidor em contacto com a empresa, é importante referir que os utilizadores devem registar-se com os seus dados fidedignos. O facto de não o fazerem resultará na incapacidade da empresa em identificar o utilizador, impedindo-a, assim, de sugerir uma solução… Salientamos que após 30 dias sem qualquer atividade, sua ou da empresa em questão, na reclamação, esta encerra. Deste modo para que a mesma não feche deverá responder ativamente na plataforma de como a situação em questão ainda não se encontra resolvida. Caso não o faça irá ser notificado uma semana antes e depois desta conclusão. Dito isto, excecionalmente iremos reabrir as reclamações existentes. Aproveitamos uma vez mais para relembrar, que caso pretenda a nossa intervenção junto das entidades, sugerimos que contacte os nossos serviços através dos n.ºs de telefone 218 410 858, de 2ª a 6ª feira das 9 h às 18 h, fazendo referência a esta comunicação. Se preferir indique-nos o seu nº. de contacto e a hora preferencial dentro do nosso horário de atendimento. Para informações mais detalhadas sugerimos a consulta às Condições de Utilização da nossa plataforma RECLAMARs:www.deco.proteste.pt/reclamar . Com os cumprimentos da DECO PROteste, WWW.DECO.PROTESTE.PT --------------------

DECO Proteste

Para: F. J.

20/05/2025

Nº Processo: 12714099 Caro(a) Consumidor(a), Confirmamos que a sua questão já foi analisada e tratada pelos nossos serviços. Para mais informações sobre esta ou qualquer outra questão, não hesite em contactar-nos através do telefone 218 410 801 das 9h às 18h, nos dias úteis. Agradecemos o seu voto de confiança. WWW.DECO.PROTESTE.PT --------------------


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