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Reclamação – Defeito em Frigorífico Samsung

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

C. F.

Para: Worten

26/03/2025

Exmos. Senhores, No dia 23 de março de 2025, desloquei-me à loja Worten no Norteshopping devido a um problema com o meu frigorífico Samsung, modelo RB36T672C, adquirido a 18-08-2022, portanto, ainda dentro do período de garantia. O problema consiste no "descascamento" da tinta numa lateral do equipamento, apresentando pequenas picadelas espalhadas apenas num dos lados. Ora, não é normal ser apenas num dos lados. Não foi utilizado qualquer produto abrasivo na zona afetada, nem algo que justifique esta questão. Parece-nos que, sem dúvida, é um defeito do próprio frigorífico. Durante a visita à loja, mostrei fotografias do defeito ao funcionário da Worten Resolve, que indicou não serem necessárias incluí-las no processo. Foi-me comunicado que, no prazo de 48 horas, um técnico entraria em contacto para agendar uma vistoria e elaborar um relatório. No entanto, tal contacto não ocorreu dentro do prazo estabelecido. Ainda tive o cuidado de ligar terça-feira à assistência da Worten, onde me disseram para não me preocupar que um técnico ainda no dia de ontem iria entrar em contacto comigo. Não aconteceu. Após minha insistência, liguei hoje de manhã novamente. Fui informada hoje de que a marca teria recusado cobrir o defeito, sem que tenha sido realizada qualquer avaliação técnica presencial ou sequer analisadas as imagens que apresentei. Tal decisão parece-me infundada e contrária aos direitos do consumidor, nomeadamente os previstos no Decreto-Lei n.º 84/2021, que regula a conformidade dos bens. Dado que o problema não foi provocado por mau uso e trata-se de um defeito de fabrico ou de materiais, exijo a resolução do problema através de uma das seguintes opções, conforme previsto na lei: 1. Reparação ou substituição do equipamento, sem custos adicionais para mim; 2. Caso a reparação não seja possível, um frigorifico de categoria igual ou superior. Caso não obtenha uma solução satisfatória no prazo de 10 dias úteis, reservo-me o direito de apresentar reclamação junto do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, dos Julgados de Paz e da ASAE. Reiteiro que é inadmissível recusarem a assistência sem sequer verem o equipamento ou ainda pedirem fotografias do mesmo. Deram uma decisão com base em nada. A assistência técnica está a ser-me recusada, ainda que dentro da garantia. Pior do que me recusarem a assistência, é o atendedor da Worten me dizer que recusam por ter picadelas de tinta a descascar e que se quiser avançar, terei o custo do técnico a ir a casa. Isto é surreal. A tinta serve para proteger o equipamento e da forma como está no nosso frigorífico é, sem causa de dúvida, problema de fabrico. Aguardo resposta urgente para evitar novas diligências legais. Com os melhores cumprimentos, Carina Gonçalves


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