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Reclamação – Débito Indevido e Falta de Aviso Prévio – Renovação Automática de Seguro

Em curso Pública

Problema identificado:

Desistência da compra

Reclamação

A. M.

Para: Insuruma Seguros

11/12/2025

No dia 3 de dezembro de 2025, foi debitado na minha conta bancária um montante de €162,70 referente à renovação anual de um seguro de telemóvel e computador contratado com a Insurama. Até à data do débito não recebi qualquer aviso prévio, por escrito ou por outro meio, indicando que iria ser efetuado esse débito, nem informação sobre a data ou o valor que seria cobrado. Tal situação é especialmente relevante, uma vez que se trata de um contrato com renovação anual automática, pelo que a comunicação antecipada é essencial para a possibilidade de decisão do cliente. Contactei a Insurama no próprio dia em que o débito foi efetuado, através de e-mail, para reclamar o sucedido e informar que não pretendia aceitar ou manter a renovação do seguro. A resposta que recebi referiu que o valor cobrado não seria devolvido, apesar de terem procedido ao cancelamento do contrato. Considero esta situação inaceitável e contrária às boas práticas comerciais, uma vez que não me foi dado qualquer aviso prévio razoável sobre o débito que seria efetuado, nem foi respeitado o meu direito enquanto consumidor a poder decidir se pretendia ou não renovar o seguro. Gostaria de salientar que, de acordo com a legislação portuguesa aplicável à proteção de consumidores, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 24/2014 (que transpõe a Diretiva 2011/83/UE sobre os direitos dos consumidores), as empresas devem fornecer informação clara e prévia sobre renovações contratuais automáticas e respetivos encargos, permitindo ao consumidor exercer os seus direitos de forma consciente e informada. Considerando que: não fui informado previamente do débito que seria efetuado; comuniquei de imediato que não pretendia a renovação do contrato; não tenho interesse em usufruir do seguro; Solicito a restituição integral dos €162,70 debitados, por se tratar de um débito que foi efetuado sem aviso prévio e sem o meu consentimento informado para a renovação do serviço. Aguardo a vossa intervenção junto da Insurama para a resolução urgente desta situação. Anexos (se aplicável): Cópia do extrato bancário com o débito; Cópia da comunicação enviada à Insurama; Cópia da resposta da Insurama.

Mensagens (1)

Insuruma Seguros

Para: A. M.

18/12/2025

Estimado cliente, Agradecemos o seu contacto. A renovação é automática, por esse motivo não procede avisar de forma prévia. O aviso de renovação só ocorre se houver modificação das condições contratuais, que requer a formalização de um suplemento de atualização e o devido consentimento de ambas partes. Na página 2 consta a seguinte informação sobre a forma de cancelamento: Em caso de contratação à distância, podes cancelar o seguro nos primeiros 14 dias a contar da data de receção da apólice e com 1 mês de antecedência face à sua renovação, através das seguintes vias: Telefone: +351308804174 Na página 5 especifica-se a renovação automática e o período de vigência: Duração do Contrato. A SUA ADESÃO AO CONTRATO DE SEGURO TEM UMA DURAÇÃO DE 12 MESES E É TACITAMENTE PRORROGADA POR PERÍODOS IGUAIS E SUCESSIVOS DE 12 MESES, SALVO SE UMA DAS PARTES SE OPUSER À RENOVAÇÃO, COMUNICANDO POR ESCRITO À OUTRA PARTE, COM ANTECEDÊNCIA DE DOIS MESES NO CASO DA SEGURADORA E UM MÊS NO CASO DO SEGURADO, FACE À DATA FINAL DE DURAÇÃO DO CONTRATO DE SEGURO. Para estes fins pode contactar-nos através dos seguintes meios: Telefone: +351308804174 A anulação do seu contrato só é possível a vencimento da nova anuidade, que será em data 25/11/2026. Ficou programada, aliás, dita anulação, conforme email de confirmação remetido no dia de hoje. Atentamente, El 11 de diciembre de 2025, 15:00:31 UTC, escribió:


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