Reclamações recentes

A. M.
11/12/2025

Reclamação – Débito Indevido e Falta de Aviso Prévio – Renovação Automática de Seguro

No dia 3 de dezembro de 2025, foi debitado na minha conta bancária um montante de €162,70 referente à renovação anual de um seguro de telemóvel e computador contratado com a Insurama. Até à data do débito não recebi qualquer aviso prévio, por escrito ou por outro meio, indicando que iria ser efetuado esse débito, nem informação sobre a data ou o valor que seria cobrado. Tal situação é especialmente relevante, uma vez que se trata de um contrato com renovação anual automática, pelo que a comunicação antecipada é essencial para a possibilidade de decisão do cliente. Contactei a Insurama no próprio dia em que o débito foi efetuado, através de e-mail, para reclamar o sucedido e informar que não pretendia aceitar ou manter a renovação do seguro. A resposta que recebi referiu que o valor cobrado não seria devolvido, apesar de terem procedido ao cancelamento do contrato. Considero esta situação inaceitável e contrária às boas práticas comerciais, uma vez que não me foi dado qualquer aviso prévio razoável sobre o débito que seria efetuado, nem foi respeitado o meu direito enquanto consumidor a poder decidir se pretendia ou não renovar o seguro. Gostaria de salientar que, de acordo com a legislação portuguesa aplicável à proteção de consumidores, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 24/2014 (que transpõe a Diretiva 2011/83/UE sobre os direitos dos consumidores), as empresas devem fornecer informação clara e prévia sobre renovações contratuais automáticas e respetivos encargos, permitindo ao consumidor exercer os seus direitos de forma consciente e informada. Considerando que: não fui informado previamente do débito que seria efetuado; comuniquei de imediato que não pretendia a renovação do contrato; não tenho interesse em usufruir do seguro; Solicito a restituição integral dos €162,70 debitados, por se tratar de um débito que foi efetuado sem aviso prévio e sem o meu consentimento informado para a renovação do serviço. Aguardo a vossa intervenção junto da Insurama para a resolução urgente desta situação. Anexos (se aplicável): Cópia do extrato bancário com o débito; Cópia da comunicação enviada à Insurama; Cópia da resposta da Insurama.

Em curso
P. M.
15/01/2025

Ativação de seguro sem minha autorização

Boa noite Em fevereiro de 2024 fiz o cancelamento do seguro de um relógio Apple. A partir desse momento nunca mais me retiraram dinheiro da conta bancária. Agora em janeiro de 2025, retiram-me o valor do seguro sem a minha autorização. Contactei a seguradora e esta disse-me que o seguro foi renovado automaticamente e que iria ter de o pagar até ao fim do ano e que não havia maneira de cancelar, mesmo não tendo dado autorização. Ainda por cima, o valor não é debitado por débito direto, mas sim como se fosse uma compra e nem o meu banco consegue bloquear o processo de retirada do dinheiro. Espero que me consigam ajudar a resolveste esta situação extremamente desagradável. Muito obrigado Cumprimentos.

Encerrada
W. C.
06/01/2025

Sinistro

Exmos. Senhores, (DESCREVER SITUAÇÃO) Cumprimentos. Olá, No dia 15-11-2024 declarei um sinistro do meu relógio no meu SeguroMulti-dispositivosSemTelemóvel, tive bastante problema para resolver isso, depois de um mês ligando e explicando toda situação foi substituído meu relógio, porém o produto que me enviaram era inferior ao meu, entrei em contato novamente várias vezes, eu já devolvi o produto inferior e já se passaram 2 meses e nada do meu relógio, e sempre que entro em contato falam que está em andamento. Tenho 3 apólice com a insurama, e isso é uma vergonha, isso e uma enganação.

Encerrada
R. M.
27/08/2024

Seguro de dispositivo

Exmos. Senhores, Fiz uma compra de um tablet e o atendente me ofereceu um seguro que seria 6,99 por mês e caso eu quisesse cancelar poderia fazer a qualquer momento , hoje dia 27/08/2024 fui fazer o cancelamento e não posso porque tem uma fidelidade de um ano e isso não foi informado, então quero fazer o cancelamento. Cumprimentos.

Resolvida
R. S.
19/07/2024

Obrigam-me a pagar um seguro

Exmos. Senhores, Realizei um contrato de seguro de telemóveis aquando da compra do mesmo, e no ato da compra, jamais me foi informado que o seguro tinha uma renovação/fidelização. Solicitei o cancelamento do seguro pois já não possuo os aparelhos nem resido em Portugal, mas a empresa insiste que tenho de cumprir a dita "fidelização", pois, segundo eles, a mesma é automática e eu JAMAIS fui consultado sobre a dita renovação obrigatória do seguro nem a dita fidelização. Agora como já não tenho a conta bancária ativa e as prestações dos seguros não estão a ser pagas, o mesmo deveria ser automaticamente cancelado, de acordo com as leis do consumidor, sem prejuízo para a minha parte. Não existe quando documento assinado por mim a concordar com a renovação automática com fidelização, A mesma deveria ter sido comunicada antes de terminar o primeiro período, para ver se eu concordava, mas nunca foi feito. Agora, ameaçam-me de processo por dívida, sendo que, em QUALQUER seguro de qualquer empresa, se não há pagamento, o seguro fica sem efeito e encerrado. Cumprimentos.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.