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Recebi 2 cartas da advogada da meo

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. L.

Para: MEO

25/10/2024

Exmos. Senhores, Durante 48 meses, fomos clientes da vossa MEO. Nos finais de MAI 2023, fomos contactados pela NOS, que efetuou uma proposta para o fornecimento dos serviços de TV+internet+telefone Fixo +2 telemóveis, mais vantajosa. Mais tarde, nos contactos telefónicos que recebemos da área comercial da MEO, demos conhecimento da proposta que havíamos recebido por parte da NOS. Como a MEO não nos levou a sério, acedemos à proposta apresentada pela empresa NOS. A 03 JUN 2024, enviámos para a NOS, toda a documentação solicitada necessária para a desativação dos serviços da MEO. Já com os serviços de TV+internet+telefone fixo da NOS instalados em casa, e na véspera da portabilidade dos números de telefone móveis, recebemos um contacto telefónico do departamento de fidelização da MEO, com uma proposta mais vantajosa do que a da proposta da NOS. O consumidor tem um período de 15 dias para poder desativar os serviços sem custos adicionais. Uma vez que o contacto telefónico da MEO foi efetuado na véspera do período de experiência ser ultrapassado, decidimos que já não tínhamos tempo para reverter o processo, motivo pelo qual optámos por manter o pedido de portabilidade de todos os serviços. Para a devolução dos equipamentos, deslocámo-nos à loja MEO do Cascais Shopping, onde fomos informados que, naquela loja não recebiam os equipamentos e que teríamos de ir até à loja de Sintra. Após a receção da fatura FT A/822885180, em 23 AGO 2024, deslocámo-nos à loja MEO sita no Auchan Sintra, com o intuito de reclamar a mesma e de devolver os equipamentos. Fomos então informados que, ao contrário dos serviços móveis, os TV+internet+telefone Fixo, se mantinham ativos (pelos vistos o serviço de comunicações fixo de casa, é o único que, utilizando a mesma infraestrutura, pode ser fornecido e cobrado por duas entidades distintas, no caso, pela MEO e pela NOS, situação que não se verifica com outros serviços, como a água, gás ou eletricidade). Segundo a colaboradora da loja, não tinham recebido qualquer pedido de desativação, motivo pelo qual os serviços seriam desativados em 15 SET 2024. A NOS facultou-nos a cópia do fax enviado às 09h51m do dia 15 JUN 2024 para os serviços da MEO, para o pedido de desativação do serviço Fixo. Na loja da NOS informaram-nos que a situação pela qual estamos a passar, não é inédita e acontece recorrentemente com outros clientes da MEO. Contratámos os serviços da MEO por um período de 24 meses. Ao fim desse período, renovámos o contrato por novo período de 24 meses, que terminou em JUN 2024. Informamos que os contratos de 48 meses, que terminaram em JUN 2024, foram integralmente pagos. Mais informamos que, apesar de termos pedido a desativação do serviço em JUN 2024, e do contrato ter terminado nesse mês, pagámos na integra a mensalidade de JUL 2024, cobrada na fatura FT A/820808675. Na loja da MEO do ALEGRO SINTRA, contestámos o valor cobrado na fatura FT A/822885180. Dias mais tarde, recebemos um contacto telefónico da MEO, no qual fomos informados que, para efeitos de faturação, os serviços tinham sido desativados a 23 AGO 2024, na sequência da reclamação apresentada em loja. Mais nos informaram que, o valor de 52,59 €, cobrado na fatura FT A/822885180, era devido. Entretanto, a MEO emitiu a fatura FT A/824960091, com o valor de 21,03 €, correspondente a parte da mensalidade de SET 2024. A 13 OUT 2024, recebemos uma missiva com a 1422219129, enviada pela advogada que representa a MEO, na qual somos ameaçados de recurso à via judicial, despesas e incómodos, caso não pagássemos o valor de 52,59 €, cobrado na fatura FT A/822885180. Na mesma, somos informados que, após termos cumprido o pagamento de todas as 48 mensalidades do contrato, caso não pagássemos a FT A/822885180, poderíamos ser associados a uma base de dados de clientes não pagadores, partilhada com outros operadores de comunicações eletrónicas, sendo possível que nos fosse negado o acesso a novos serviços. Foi-nos enviada para casa a fatura FT A/826481631, na qual é cobrado 5,00 €, de penalizações de não termos pago atempadamente a FT A/822885180. Hoje, recebemos nova missiva com a 1422219129, enviada pela advogada que representa a MEO, na qual somos ameaçados de recurso à via judicial, despesas e incómodos, caso não pagássemos o valor de 21,03 €. Contactámos telefonicamente o 16200, onde o operador nos informou que o 21,03 €, corresponde aos 12 dias em que o serviço esteve ativo em SET 2024 (mesmo sem os equipamentos e com o serviço NOS ativo, a MEO manteve alegadamente o serviço ativo). O Operador da MEO transmitiu-nos que, não tinha qualquer informação no sistema do contacto de resposta à nossa reclamação, efetuada no livro de reclamações, em loja, no qual nos foi indicado que, para efeitos de faturação, os serviços da MEO teriam sido desativados em 23 AGO 2024. Em suma: - Cumprimos o contrato de 48 meses, estabelecido com a MEO, que terminou em JUN 2024; - Em JUN 2024, enviámos os pedidos de desativação do serviço MEO para a NOS; - No início do mês de JUN 2024, foram instalados na nossa casa o serviço de TV+INTERNET+Telefone fixo da NOS; - A NOS afirma que enviou para a MEO, os pedidos de portabilidades dos serviços móveis e de desativação dos serviços fixos; - Na véspera de podermos denunciar o contrato com a NOS, sem custos associados, recebemos uma proposta mais vantajosa da MEO, a qual recusámos; - Pagámos a mensalidade de JUL 2024; - Não receberam a devolução dos equipamentos na LOJA MEO do Cascais Shopping, tendo solicitado que os mesmos fossem devolvidos em Sintra; - Na loja do Auchan Sintra, fomos informados que os serviços da MEO estavam ativos. - Inicialmente recusaram-se receber os equipamentos; - Após exposição do sucedido por escrito no livro de reclamações, aceitaram a receção dos equipamentos MEO; - Em resposta à nossa reclamação, recebemos contacto telefónico por parte da MEO, no qual fomos informados que para efeitos de faturação, iriam considerar que os serviços tinham sido desativados em 23 AGO 2024; - Desde então, recebemos 2 cartas enviadas pela Advogada que representa a MEO, nas quais somos ameaçados com processos judiciais; - A linha de apoio 16200, desconhecem a resposta dada à nossa reclamação efetuada no livro de reclamações. - Ao contrário de outros serviços de fornecimento de água, luz e gás, fiquei a saber que podemos ter em casa, com a mesma infraestrutura, o serviço de TV+Internet+Voz fixa em casa, contratada em duas operadoras em simultâneo. Para a resolução desta situação, pretendemos que sejam emitidas notas de crédito às faturas FT A/822885180, FT A/824960091 e FT A/826481631, nas quais são cobradas mensalidades de um serviço que não usufruimos e que, alegadamente ,não foi desativado, sendo essa desativação da vossa exclusiva responsabilidade. Cumprimentos. Vera Lopes

Mensagens (1)

MEO

Para: V. L.

28/10/2024

Caro Cliente, Vamos analisar a situação que nos apresentou e em breve voltaremos a contactá-lo. MEO www.meo.pt @@REF_ID@04606b365035694f78@REF_ID@@ AVISO DE CONFIDENCIALIDADE A(s) mensagem(ns) acima e quaisquer ficheiros anexos à(s) mesma(s) contêm informação confidencial, propriedade da Altice Portugal e/ou das demais entidades do Grupo Altice Portugal, destinando-se ao uso exclusivo do destinatário. Se não for o destinatário pretendido, não deve usar, distribuir, imprimir ou copiar os conteúdos ou os anexos deste(s) e-mail(s). Se recebeu esta(s) mensagem(ns) por engano, por favor informe o emissor e elimine-a(s) imediatamente. Obrigado.


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