Assunto: Queixa — Compra de veículo à distância com defeitos ocultados
No dia 03/09/2025, comprei, à distância, um veículo Alfa Romeo Mito BX-23-HZ à empresa DM Auto (Imponentversão, Unipessoal, Lda), após me terem garantido que o mesmo estava em perfeitas condições de circulação e sem necessidade de reparações.
Após a entrega, verifiquei vários defeitos graves, incluindo problemas mecânicos (eixo traseiro empenado com uma das rodas a apresentar uma inclinação acentuada e grave, pneus gastos até ao arame, direção desalinhada, volante não centrado, luzes de avaria no painel relativas à suspensão, sistemas eletrónicos inoperacionais, bateria inadequada, travões gastos, ruídos anormais na direção, entre outros), corrosão, estofos danificados, pintura degradada e ausência de extras anunciados (tendo sido apresentado como full-extras o que não se confirma).
A empresa foi contactada a 07.09.2025 por e-mail, mas não respondeu.
Consegui falar depois disso, telefonicamente, com o Sr. David mas mostrou-se indisponível para resolver a situação no imediato, questionando-me se pensava que tinha comprado um carro zero kms e dizendo que no momento está demasiado ocupado para tratar do assunto.
Encontro-me ainda no prazo legal de 14 dias para livre resolução e dentro da garantia legal de conformidade. Solicito que a DECO intervenha junto da empresa para garantir:
- A devolução do veículo com reembolso integral (incluindo custos de pneus e bateria); ou
- Uma compensação financeira substancial para as reparações necessárias.
Anexo provas documentais e fotográficas, bem como relatórios mecânicos.
Disponho de provas em vídeo em que me é garantido pelo vendedor de que a viatura se encontrava em excelentes condições e de que não teria nada a fazer, como tenho mensagens a garantir que estava tudo impecável.