Dia 11/09 fiz uma encomenda de 10 marcadores no site marketplace da Worten, ao vendedor Staples. Quando recebi a mesma reportei ao vendedor (Staples) que tinha sido entregue apenas UMA das dez unidades, obtendo as seguintes respostas:
"Lamentamos que a informação disposta no site do marketplace tenha a indicação incorreta do artigo (...) é de 1 unidade apenas. Iremos reportar (...) para não levar o cliente ao erro"
- Passado um mês, em trocas de chamadas e mensagens tanto com a Worten, como a Staples, onde reportei diversas vezes estes anuncios, ainda existem semelhantes. Induzindo mais clientes ao erro e prolongando a publicidade enganosa.
"A descrição dos produtos no marketplace é gerida pela Worten e que neste caso não corresponde ao produto vendido pela Staples, conforme pode comparar em Staples.pt"
- Ao confrontar a Worten com esta resposta, a mesma disse que a responsabilidade é do vendedor (Staples). Creio eu que não caberá ao consumidor comparar em sites externos à plataforma a vericidade dos preços.
Agora enquanto consumidor vejo-me perante duas empresas que não se responsabilizam pelo erro e nem procuram salvarguardar futuros clientes. A solução apresentada seria a devolução do produto o que não me parece interessante e justo.
Em termos legais, as empresas não são obrigadas a cumprir com o que é anunciado? E não são responsabilizadas por manter anuncios mentirosos mesmo depois de reportados?